Após a missa de abertura da 48ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada na manhã de hoje, 4, no Santuário Dom Bosco, em Brasília, a Presidência da CNBB, formada por dom Geraldo Lyrio Rocha, dom Luiz Soares Vieira e dom Dimas Lara Borbosa (respectivamente presidente, vice-presidente e secretário geral), abriram oficialmente o primeiro dia da Assembleia, no plenário da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC). Integrando a mesa, também participaram o Núncio Apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri e o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz.
O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha saudou os participantes citando o hino católico Veni Creator Spíritus (Vem Espírito Criador). “Espero que possamos viver na alegria, fraternidade e comunhão este Kairós”. Dom Geraldo destacou ainda sua alegria em participar mais um ano de Assembleia. “Cada Assembleia dos Bispos da CNBB tem sido momentos especiais de Graças”.O Núncio Apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, agradeceu o convite da CNBB para discursar aos bispos do Brasil e destacou a importância da Assembleia na vida da Igreja do mundo. “Sinto-me honrado e orgulho por participar, mais uma vez, da reunião que considero uma das mais importantes para a Igreja Católica Apostólica Romana”.
Já o vice-presidente da CNBB, dom Luiz Soares Vieira, leu uma carta endereçada a dom Geraldo Lyrio Rocha, emitida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no qual elogia a postura ética da Conferência na luta pelos direitos sociais, ambientais, e fala “com carinho” da visita que fez em 2003, no seu primeiro mandato, a Assembleia, em Itaici (SP). “Esta Assembleia que se inicia coincide com meu último ano de Governo. Neste momento, dom Geraldo, minha primeira palavra é de agradecimento pelo diálogo e pela convivência pranca e fraterna que tivemos ao longo desses quase oito anos. O apoio da Igreja Católica, em suas instâncias nacional e regional foi fundamental para que pudéssemos realizar e implementar as políticas sociais nestes dois mandatos. Peço que o Espírito Santo ilumine todos os bispos”, destacou o presidente Lula que finalizou a carta dizendo: “desejo muitas luzes para esta Assembleia que se inicia e cujos resultados sem dúvidas tem enorme importância para nosso povo”.
O arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, falou brevemente aos bispos sobre o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Brasília, de 13 a 16 deste mês, cujo tema será Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários. “A expectativa é receber 300 mil pessoas que buscam aprofundar a doutrina e a espiritualidade. As principais missas serão realizadas na Esplanada dos Ministérios, em um altar montado especialmente para os quatro dias de evento. Já as programações culturais terão como palco o Ginásio Nilson Nelson. A participação no evento é livre”.Dom Dimas Lara Barbosa então deu início a primeira sessão da 48ª Assembleia dos Bispos da CNBB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário