Sugestões

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CNBB divulga nota solidariedade às vitimas das chuvas e lança campanha SOS SUDESTE


 
Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acaba de divulgar uma nota lamentando as tragédias causadas pelas chuvas, especialmente, na região sudeste do país.

“Causa-nos tristeza profunda o crescente número de mortos, bem como dos desabrigados que perderam seus entes queridos e assistiram à destruição inclemente de suas casas e de seus bens”, diz um dos trechos da nota.
Segundo dados divulgados pela imprensa, desde terça-feira, 11, só na região Serrana do Rio de Janeiro já morreram ao menos 389 pessoas devido às chuvas. As mortes ocorreram em Teresópolis (169), Nova Friburgo (160), Petrópolis (39), Sumidouro (17) e São José do Vale do Rio Preto (4). Em todo o Sudeste, de acordo com a Defesa Civil, mais de 1 milhão de pessoas já estão afetadas pelos temporais.
“Às vítimas desta dramática situação a CNBB vem manifestar sua solidariedade, ao mesmo tempo em que conclama a sociedade brasileira a intensificar suas doações, a fim de aliviar a dor e reavivar a esperança na certeza da superação de tamanha tragédia”, diz a nota CNBB.
Juntamente com a Cáritas Brasileira, a CNBB lança a Campanha SOS SUDESTE, com o objetivo de arrecadar dinheiro que será doado às regiões atingidas pelas chuvas. O presidente da Cáritas, dom Demétrio Valentini sugere que, no dia 30 de janeiro, todas as dioceses façam uma coleta em favor das vítimas das chuvas.

Leia, abaixo, a íntegra da nota da CNBB.
Nota de solidariedade às vítimas das chuvas

“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados; derrubados, mas não aniquilados” (2Cor 4,8-9).
O Brasil acompanha com dor, mais uma vez, as tragédias causadas pelas chuvas em vários estados do país, neste início de ano, de maneira especial, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Sul de Minas, Espírito Santo e São Paulo. Causa-nos tristeza profunda o crescente número de mortos, bem como dos desabrigados que perderam seus entes queridos e assistiram à destruição inclemente de suas casas e de seus bens.
Às vítimas desta dramática situação a CNBB vem manifestar sua solidariedade, ao mesmo tempo em que conclama a sociedade brasileira a intensificar suas doações, a fim de aliviar a dor e reavivar a esperança na certeza da superação de tamanha tragédia. Este gesto será facilitado com a campanha SOS SUDESTE, que a CNBB, juntamente com a Cáritas Brasileira, acaba de lançar apresentando a Conta 1490-8, Agência 1041 - OP. 003 – Caixa Econômica Federal e também a Conta 32.000-5, Agência 3475-4, Banco do Brasil, para doações.
Muitas destas tragédias poderiam ser evitadas ou, pelo menos, minimizadas se ações preventivas fossem tomadas, considerando o histórico de regiões que, ano após ano, vivem o mesmo drama. A CNBB confia, portanto, que as autoridades competentes se comprometam eficazmente na busca de solução para que catástrofes como estas a que assistimos não se repitam, vitimando milhares de pessoas.
Elevamos a Deus nossas preces pelos que morreram e por todos que sofrem com esta tragédia. Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, venha em socorro de seus filhos e filhas.

Brasília, 13 de janeiro de 2011

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB


Foto: Bruno Domingues/Reuters

Crato ( CE) é palco de Curso de Formação Litúrgica




Teve início nesta segunda feira, 10, na diocese de Crato (CE), a 3° edição do Nordestão de Liturgia. O encontro é destinado à pessoas participantes da Pastoral Litúrgica, leigos, religiosos, diáconos, seminaristas e padres. Cerca de 160 pessoas devem participar das três etapas deste encontro.



O objetivo do curso é de "construir com os discípulos missionários de Jesus Cristo um saber teológico-litúrgico a partir das práticas celebrativas dos participantes, à luz da Tradição e da renovação do Vaticano II, priorizando o rito como fonte de espiritualidade, em busca de uma liturgia orante e inculturada no chão nordestino". Esta é a 16ª edição do encontro no Ceará, que se encerra no sábado, 22. Da Diocese de Mossoró estão participando Gretchen e Leopoldo ( Paróquia São Manoel), Tiago Patricio ( Paróquia São José), Rucy ( Severiano Melo), Rodrigo ( Paróquia de Pau dos Ferros), Wescley ( Seminarista), Joelma ( Paróquia São João) e Ir Socorrinha ( Paróquia de Martins).

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Agência Fides divulga balanço de assassinatos de religiosos em 2010


fidesA Congregação para a Evangelização dos Povos, através da Agência Fides, divulgou, no dia 3 de janeiro, o balanço de violências contra religiosos no ano de 2010. De acordo com os dados, 1 bispo, 15 sacerdotes, 1 religioso, 1 freira, 2 seminaristas, e 2 leigos foram assassinados durante o ano passado.
Com esses números, há uma redução significativa comparada a 2009, que houve 37 mortes violentas, dentre elas as de 30 sacerdotes. Entre 2001 e 2010, foram assassinados 253 agentes de pastoral em todo o mundo.
Cabe destacar, pelo seu impacto internacional, em 2010, o assassinato sangrento de dom Luigi Padovese, vigário apostólico de Anatólia e presidente da Conferência Episcopal da Turquia, na véspera da viagem do papa Bento XVI a Chipre.
América
Por continentes, a América voltou a ser o mais perigoso em 2010. Nesse ano, perderam a vida 10 sacerdotes, 1 religioso, 1 seminarista e 3 leigos. Na maioria dos casos, mais uma vez o assalto foi o motivo do crime.
O maior número de assassinatos ocorreu no Brasil, onde morreram os padres Dejair Gonçalves, Rubens Almeida, Bernardo Muñiz, o seminarista Mario Dayvit Pinheiro e o leigo Epaminondas Marques. Na Colômbia, foram assassinados Román de Jesás Zapata, Herminio Calero e Luis Enrique Pineda.
Os sacerdotes mortos no México foram José Luis Puerto e Carlos Salvador Wotto. No Peru, durante o roubo de um convento franciscano, morreram o irmão Linán Ruiz Morales, OFM, e seu colaborador, Ananías Aguila.
Na Venezuela, Equador e Haiti, morreram, respectivamente, Esteban Robert Wood, o missionário polonês Miroslaw Karczewski e o agente da Cáritas Julien Kénord.

UM ANO SEM ZILDA ARNS: MÉDICA E HUMANITÁRIA



Pastoral da Pessoa Idosa , doutora Zilda Arns,será recordado em uma Missa presidida pelo Arcebispo de São Paulo , Cardeal Dom Odilo Scherer, na Catedral da Sé, nesta quarta-feira, 12, às 12h.
A médica sanitarista faleceu no terremoto que atingiu o Haiti em 12 de janeiro.

Zilda Arns:Uma mulher de fé

Nasceu em Forquilhinha (SC), no dia 25 de agosto de 1934. Formada em medicina, Zilda Arns aprofundou-se em Saúde Pública visando salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição, da violência em seu contexto familiar e comunitário. compreendendo que a educação revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade das crianças, para otimizar a sua ação, desenvolveu uma metodologia própria de multiplicação de conhecimento e da solidariedade entre as famílias mais pobres, baseando-se no milagre bíblico da multiplicação dos dois peixes e cinco pães que saciaram cinco mil pessoas, como narra o Evangelho de São João 6, 1-15.


Fundação da Pastoral da Criança

A pedido da CNBB, em 1983, Dra. Zilda iniciou os primeiros trabalhos da Pastoral da Criança na paróquia de São João Batista, em Florestópolis, na arquidiocese de Londrina (PR), com o apoio de Dom Geraldo Majella Agnelo. À época o município tinha um dos piores índices de mortalidade infantil no país, com taxas de 127 crianças para cada mil nascidas. Os primeiros resultados vieram logo após um ano de intenso trabalho no município.
Pela Pastoral da Criança, Dra. Zilda motivava as ações desenvolvidas pela Pastoral cujo trabalho é exercido hoje por 260 mil voluntários, membros das próprias comunidades, que acompanham famílias, orientado-as e conscientizando-as sobre seus direitos e deveres, bem como o atendimento de aproximadamente 94 mil gestantes e o desenvolvimento infantil na faixa etária de 0 a 6 anos.
As ações também dirigem-se no sentido de melhorar as condições das famílias como o estímulo à alfabetização e escolarização dos adultos e ações de geração de renda. Para que isso se concretize, a Pastoral da Criança visita periodicamente as famílias e atua junto aos Conselhos Nacional, Estadual e Municipais de Saúde, Direitos da Criança e dos Adolescentes, segurança alimentar, entre outros. A Pastoral da Criança está presenta em 4 066 municípios, em todos os Estados brasileiros.
Em 2008, Dra. Zilda deixou a coordenação nacional da Pastoral e passou a assumir a Pastoral da Pessoa Idosa (que ela fundou em 2004) e a direção internacional da Pastoral da Criança.
Depois de cuidar e de salvar milhares de crianças por meio da sabedoria e técnica da pastoral da Criança, Zilda Arns por vezes foi premiada e recebeu honrarias dentro e fora do Brasil. Seus esforços foram centrados na promoção da dignidade maior do ser humano. A importância desse trabalho, além de admirável, continua sendo indispensável. Zilda Arns faleceu vítima do terremoto ocorrido em Porto Príncipe, no Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010.

Qual a Igreja você pertence ?


Para começo da nossa conversa de hoje, vamos refletir sobre este texto de Wilson João.
O mal de muitas pessoas é não ter a consciência de pertença. Quem não tem essa consciência vive ao léu. Não sabe porque vive. Sente-se inútil. Sente-se órfão, e pior, tem a sensação de que foi atirado neste mundo. Muitos andam perdidos, sem destino, sem ligação, e por isso mesmo, sem nenhum motivo para viver, a não ser o de comer, dormir e satisfazer as necessidades básicas.
Quem fala assim: “Isso não é meu...” ou “Isso não é comigo...” ou “Nada tenho a ver com isso...”, é porque não tem o sentido de pertença. De fato ninguém luta por aquilo que não é seu. Quem não tem o sentido de pertença é uma pessoa que vive numa comunidade, mas não se sente comunidade. Está numa família, mas a família nada diz para ela. É associada a uma organização, mas nunca luta por ela. É batizada numa Igreja, mas a Igreja está longe dela. Faz parte de uma cidade, mas a cidade nada tem a ver com ela. E assim podemos continuar colocando situações de pessoas “por fora”. Pessoas sem ligação.
Pertencer é sentir-se ligado. É o critério seguro. Sentir-se ligado é a alegria de poder dizer: “eu sou família...”, “eu sou Igreja...”, “eu sou o sindicato...”, “eu sou a sociedade...”, “eu sou Brasil” “eu sou humanidade”. Quando a gente se sente ligado, veste a camiseta, luta por renovação, quer mudança e progresso. Ter o sentido de pertença é estar por dentro, é ver por dentro e colocar-se a serviço. É ser jogador, ator e participante. Estar em campo e jogar é uma coisa. Estar nas arquibancadas e simplesmente ver e torcer, é outra coisa. Ser ator no palco da vida, da família, da sociedade, da Igreja, da organização, é uma coisa. Ser alguém que apenas olha, apóia ou critica, é outra coisa.
Pertencer é fazer história. É bonito dizer: “eu sou...”, “eu faço...”, “isso é comigo.” Pertencer é deixar a própria marca. É deixar naquilo que se faz e nas organizações a que se pertence a própria voz, força, olhar, sentimentos, vida e emoções. É fazer história. É dizer a si mesmo: “por aqui passei, vivi, trabalhei, suei, dei minha vida”. A verdade é que somente se dá a vida, somente se dedica tempo e qualidades naquilo em que cremos que é nosso, que nos pertence ou pertencemos a ele. Até da vida se pode estar por fora. Quando não se cuida ou zela pela vida que se tem, é sinal ou se tem a sensação de que ela não está dentro de nós. Viver é pertencer. Pertencer é a razão da luta.

Para continuar a reflexão: A PERTENÇA do indivíduo à Igreja se dá através da sua FREQÜÊNCIA na Igreja e da sua AÇÃO na Igreja.

Quanto à FREQÜÊNCIA, você pode se perguntar: “Que tipo de Católico sou eu?”

“Católico IBGE”: Só se descobre que ele é católico em questionário;
“Católico INSS”: Igreja para ele é só para idosos e aposentados;
“Católico SOCIALITE”: Sempre (e somente!!) está presente em batizados, casamentos, missas de Páscoa e Natal e de 7º dia;
“Católico DOENTE”: Para ele, ir a Igreja é como ir ao médico: só se vai quando não tem mais jeito;
“Católico AUTÔNOMO”: Diz que é católico mas que não precisa ir a Igreja, pois "Deus está em todos os lugares"; ele “reza em casa”
“Católico EUCARÍSTICO”: Chega nas Missas depois das preces e sai depois da Comunhão;
“Católico "FANTÁSTICO": Só se vê aos domingos;
“Católico DORIL”: Aquele que quando pinta um problema, some;
“Católico POLÍTICO DEMAGOGO”: Só aparece de quatro em quatro anos, cheio de boas intenções, geralmente para pedir alguma coisa, faz promessas e depois desaparece.

"O SEMEADOR" se propõe a missão de transformar o Católico das categorias anteriores em:
“Católico CONSCIENTE” que é aquele que participa ativamente em sua Paróquia, conhece verdadeiramente a sua Religião, a sua Igreja e a sua Fé. Exatamente por isso é capaz de amá-las e vivê-las plenamente.

Mais perguntas para se questionar:

Em qual dos 3 estágios descritos a seguir se encaixa minha situação de pertença?
 EU SOU UM FREGUÊS DA IGREJA? EU SÓ VOU À IGREJA QUANDO PRECISAR DELA... BATISMO, CASAMENTO MISSA DE 7º DIA... ESSA É A FASE: “EU PRECISO DA IGREJA”
 EU SOU UM SIMPATIZANTE? GOSTO DA MINHA IGREJA, COMO DO TIME DE FUTEBOL. ADMIRO, FICO TORCENDO... MAS NÃO ENTRO EM CAMPO... ESSA É A FASE: “MINHA IGREJA É A MELHOR!”
 EU SOU SÓCIO? A IGREJA É MINHA FAMÍLIA? COMPARTILHO A SORTE DELA, AO INVÉS DE FICAR SÓ CRITICANDO, LUTO PARA QUE ELA SEJA MELHOR – TRABALHO NELA... ESSA É A FASE: “EU SOU IGREJÁ!”

AVALIANDO-ME:

Posso espelhar-me neste passo bíblico do Livro dos Atos dos Apóstolos? (Atos 2,43-47)
“Freqüentavam com assiduidade a doutrina dos apóstolos, as reuniões em comum, o partir do pão e as orações. De todos apoderou-se o medo à vista dos muitos prodígios e sinais que faziam os apóstolos. E todos que tinham fé viviam unidos, tendo todos os bens em comum. Vendiam as propriedades e os bens e dividiam o dinheiro com todos, segundo a necessidade de cada um. Todos os dias se reuniam unânimes no Templo. Partiam o pão nas casas e comiam com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus entre a simpatia de todo o povo. Cada dia o Senhor lhes ajuntava outros a caminho da salvação”.
Conforme este texto bíblico que descreve as primeiras comunidades cristãs, uma das características da comunidade ideal é a freqüência, a participação nas reuniões e celebrações da igreja. Então, para ver se você está dentro dos padrões normais, faça o teste seguinte.

TESTE SEU CONHECIMENTO

Qual é a cor da pintura interna e dos altares da igreja ou capela mais próxima de você?
Saberia dizer o nome de três Agentes de Pastoral que atuam em sua igreja?
Qual foi a ocasião em que você foi na última vez à igreja?
Qual é o nome do novo pároco da Paróquia de Santa Luzia?

SE NÃO SE SAIU BEM NO TESTE, NÃO DESANIME!
AO CONTRÁRIO: TOME A DECISÃO DE VIR CONHECER MELHOR SUA IGREJA!
SUA COMUNIDADE AGUARDA VOCÊ COM CARINHO!
ACEITE A VISITA DE HOJE COMO UM CONVITE ESPECIAL DE JESUS CRISTO
A SER UM(A) FREQÜENTADOR(A) ASSÍDUO(A) DE SUA IGREJA!
GOSTARIA NA PRÓXIMA CELEBRAÇÃO DE VER VOCÊ
PRESENTE NA IGREJA COM TODA SUA FAMÍLIA!



Pe Walter Collini

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...