Sugestões

terça-feira, 13 de março de 2012

Organismos da CNBB lançam cartilha das eleições 2012

cartilha2012 

Dando continuidade à experiência realizada em anos anteriores, organismos vinculados à CNBB já disponibilizam a cartilha “Eleições Municipais 2012: cidadania para a democracia”. A publicação foi elaborada numa parceria pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP) e Pastorais Sociais.

A proposta é ajudar o eleitor a realizar uma boa reflexão em vista do voto consciente. “Colocar na urna não só o nosso voto pessoal, mas a consciência de que o nosso voto tem conseqüências para a vida do povo, para o futuro do país”, afirmam os organizadores na apresentação da cartilha.

Fundamentado na metodologia ver-julgar-agir, o material traz uma análise sobre a crise do Estado, da Democracia, a responsabilidade de cada cidadão e os desafios para o cristão na política. A terceira parte é dedicada ao “agir atentos aos sinais do Espírito”, e chama a atenção para a ação coletiva, a importância da participação e do voto cidadão além diretrizes para a construção de projetos interessantes e úteis para as cidades e o país.

O subsídio, de 35 páginas, pode ser um instrumento útil para a reflexão em grupos, movimentos e paróquias. Cada exemplar custa R$ 1,50 e pode ser adquirido através do Centro de Pastoral Popular, pelo telefone 0800-703-8353 ou www.cpp.com.br .

segunda-feira, 12 de março de 2012

PASCOM REGIONAL NE 2 SE REÚNE EM CAMPINA GRANDE PARA REUNIÃO DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO


No último fim de semana, de 9 a 11 de março, os coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), estiveram reunidos em Campina Grande (PB). 16 das 21 dioceses que compõem o Regional estavam representadas no evento que aconteceu no Centro Diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes. O bispo referencial para a Comunicação no Regional, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Caicó (RN), esteve presente durante todo encontro.
Os presentes participaram do estudo do Documento 101 da CNBB “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil”, assessorados pelo padre Edilson Nobre, da arquidiocese de Natal (RN). Os coordenadores também avaliaram o Plano de Atividades da Pastoral para o biênio 2011/2012.
Para a coordenadora regional da Pascom, Márcia Marques, a avaliação mostrou que a Pascom está no caminho certo e aponta grandes avanços. “Vimos que todas as dioceses participantes estão empenhadas nas atividades da Pascom, buscando sempre novas alternativas para vencer os desafios e unindo forças para ir mais além”, disse a coordenadora. Novas urgências foram apresentadas e somadas ao Plano de Atividades em vigor. Ficou decido, entre outras coisas, que devem permanecer a Agência de Notícias João Paulo II e reuniões virtuais frequentes. “As reuniões virtuais nos permitem manter a articulação e tomar decisões sem a necessidade de deslocamento e maiores despesas”, lembra Márcia.
O grupo também fez uma avaliação do 4º Mutirão Regional de Comunicação, realizado em outubro de 2011. “Diante dos números apresentados, só podemos afirmar que o IV Muticom foi um sucesso”, afirmou Cacilda Medeiros, da arquidiocese de Natal, referindo-se a avaliação de ótimo ou bom para todos os quesitos além do fato de todas as dioceses do Regional estarem presentes no Mutirão.
O encontro ainda contou com uma noite de confraternização e missa presidida por dom Delson e concelebrada pelos padres presentes.

Fonte: CNBB

Feliz Aniversário Padre Walter Collini


Que senhor possa sempre celebrar o Dom
da vida, com ternura e amor dos amigos
que sempre soube cativar. Que essa data
seja multiplicada por muitos anos de: Paz,
Amor, Saúde... Que Deus te dê muitas
Bençãos, hoje e sempre.
Parabéns !

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...