Sugestões

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

FESTA DE NOSSA SENHORA DA SALETE - 2014


Estimados irmãos e irmãs, devotos de Nossa Senhora da Salete!!!
Nesta novena, queremos caminhar com Maria a Mãe de Jesus. Ela no cenáculo, tornou-se a garantia da contínua assistência do Senhor e a certeza da promessa do Espírito Santo.
Ela faz-nos chegar espontaneamente até o seu Filho. Maria a cheia de graça, a cheia do Espírito Santo, revela o perfil mariano da Igreja: uma Igreja que é família, uma Igreja fraterna, acolhedora e solidária.
O tema da festa desse ano gira em torno de Salete como mensagem de amor, vida e fraternidade: Nossa Senhora da Salete nos conduz a Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida.
Maria, mãe de Jesus, que é amor acolhido, correspondido e partilhado, é também modelo de Igreja, que é Mistério, Comunhão e Missão!
Com fé, esperança e na proteção de Jesus e Maria desejamos uma boa novena e uma santa Festa.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
@ 10/09 – Quarta-feira - 19h
Hasteamento da bandeira e missa de abertura da festa presidida por Dom Mariano Manzana, nosso bispo diocesano.
Ø  Motoristas, motociclistas e Amigos da Sagrada Face homenageiam Nossa Senhora.


@ 11/09 – Quinta-feira - 19h
Ø  As famílias homenageiam Nossa Senhora
TEMA: Onde está o teu irmão? Mt 22,36-40.
v  Comunidades convidadas: Lagoa Nova e Jocelyn Vilar

@ 12/09 – Sexta-feira - 19h
Ø  Os idosos, os agricultores e os aposentados homenageiam Nossa Senhora.
TEMA: Senhor, quando foi que te vimos...? Mt 25, 41-46
v  Comunidade convidada: Antônio Martins

@ 13/09 – Sábado - 19h
Ø  A Renovação Carismática e o Terço dos Homens homenageiam Nossa Senhora.
TEMA: Fostes chamados para a liberdade dos filhos de Deus. Jo 8, 1-11.
v  Convidados: Grupos do Terço dos Homens.

@ 14/09 – Domingo - 19h30
Ø  A juventude, o JUNAC e as crianças homenageiam Nossa Senhora.
TEMA: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça. Mt 6, 25-34.
v  Comunidades convidadas: Sítio Canto, José Elinas e Matriz.

@ 15/09 – Segunda-feira - 19h
Ø  Os servidores públicos e os comerciantes homenageiam Nossa Senhora.
TEMA: Jesus nos liberta dos males e de nossos pecados.  Lc 4,14-21.
v  Comunidades convidadas: Frutuoso Gomes e Logradouro.

@ 16/09 – Terça-feira - 19h
Ø  As comunidades de Lages, Boa Vista, Serrinha do Canto, Sítio Velho, Sampaio, Grugéia, Chã e Camarão homenageiam Nossa Senhora.
TEMA: Com Jesus somos povo a caminho do Reino. Lc 24,13-35.
v  Comunidades convidadas: As comunidades de Serrinha dos Pintos.

@ 17/09 – Quarta-feira - 19h
Ø  Os ministros extraordinários da Comunhão Eucarística, os coroinhas, a equipe de liturgia e cantos homenageiam Nossa Senhora.
TEMA: Jesus é a verdade que nos liberta. Mt 5,1-12.
v  Comunidade convidada: Viçosa.

@ 18/09 – Quinta-feira - 19h
Ø  Os filhos ausentes homenageiam Nossa Senhora.
TEMA: Jesus: fonte de vida nova. Jo 4,7-16.
v  Comunidades convidadas: Pintada e Pinhão.

@ 19/09 – sexta-feira – DIA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DA SALETE - 18h
Ø  MISSA DE ENCERRAMENTO DA FESTA, PROCISSÃO, BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO E ARREAMENTO DA BANDEIRA.


PROGRAMAÇÃO SOCIAL
@FESTIVAIS
ü  10/09 – Festival do sopão. Responsável: Neci e Equipe.
ü  11/09 – Festival da torta. Responsável: Eliene e Raimundinho Preto.
ü  12/09 – Festival da tapioca. Responsável: Jeanete e equipe.
ü  13/09 – Festival do bolo. Responsável: Sandra e equipe.
ü  14/09 – Festival dos salgados variados. Responsável: JUNAC e Me Chamaste.
ü  15/09 – Festival do caldo de macaxeira. Responsável: Neci e equipe.
ü  16/09 – Festival do bolo. Responsável: Diá de Adão e Maria Cecília.
ü  17/09 – Festival da gelatina. Responsável: Margarida de Edilson e equipe.
ü  18/09 – Festival da tapioca. Responsável: Neci e equipe.
ü  19/09 – Festival do sopão:

@ARRECADAÇÕES
ü  Centro: Manoel Galú, Pedro de Manoela, Hildo de João José.
ü  Sítios Lages, Camarão e Chã: Neto Freire e equipe.
ü  Sítio Boa Vista.
ü  Sítio Sampaio: Salomão e equipe
ü  Serrinha do Canto.

@BONGO: dia 19/09 após a missa de encerramento.

@AUTO DE NOSSA SENHORA DA SALETE: dia 18 logo após a Novena.



MEDITAÇÃO
COMO REZAR HOJE?
Quem não tem tempo para Deus, arruma tempo para o capeta. Isto tudo é questão de muita fé. Tem tempo pra tudo e também para a oração. Quem não tem, diz que falta tempo, que não assume esse tipo de compromisso, que é muito fácil de esquecer.
Cada um sabe muito bem que Deus nos colocou aqui nesta terra e cuida de nossas atitudes dia e noite sem cessar. Em troca de tudo isso, onde está o tempo que devemos reservar para Deus? Devemos estar em sintonia com ele em todos os momentos, onde estivermos. Se ele se encontra em tudo, pois tudo é obra dele. Porque não podemos também nós estar em sintonia com ele em todo lugar? Temos que rezar sim! E tem um ditado de D. Hélder Câmara que diz: “Deus ajuda quem cedo madruga”.
Muita gente madruga pelo deus dinheiro e vai para o trabalho sem oração e até sem o sinal da cruz. É feliz quem madruga para orar. É uma graça santificante. Para quem vive de fé, Deus providencia tudo. Não podemos dizer que não temos tempo, devemos sim buscar o tempo para rezar e é um dever de todo batizado.
A vida é corrida, mas a busca por Deus é muito mais corrida. Já estamos atrasados. Daqui há pouco não vamos mais encontrá-lo. Hoje não podemos iniciar trabalho nenhum sem oração. Tanta coisa acontecendo não enxerga quem não quer. Há uma grande diferença nas famílias que rezam das famílias que não rezam. Rezar traz saúde e paz.

SIMBOLISMO DO CORPO HUMANO



Explorarei as explicações existentes entre os órgãos; víceras ou as  diversas  partes  do  corpo  como  na  obra  de  MIRANDA  (2000),  “Território  do Sagrado”:


OS  PÉS:  Simbolicamente,   os  pés  representam  nosso  começo,  nosso primeiro estágio no campo do TER e nos levam às nossas raízes, à identificação e à identidade.

AS PERNAS:  A perna vai  representar  o símbolo  dos  vínculos  sociais  e exteriores. Do ponto de vista espiritual, elas são a imagem daquilo que permitirá ao Homem percorrer suas terras interiores, estabelecendo contatos de fertilidade com seu EU profundo.

OS  JOELHOS:   Representa  como  símbolo   o  engendrar (= dar origem)  humano,  eles deveriam ser objetos de atenção e carinho. Na tradição judeu-cristã os joelhos falam da procriação realizada, da criança benigna e bendita em cada ser humano e do coroamento do crescimento interior.

AS COXAS: As coxas evocam a adolescência e as passagens iniciáticas do amadurecimento que preparam para a experiência sexual, para a reprodução, para a entrada na idade adulta.

A PORTA DOS HOMENS
O  PLEXO  UROGENITAL:  Representa  as  primeiras  aberturas  e comunicações físicas permanentes entre o interior e o exterior do humano, entre o Ter e o Ser.

A MATRIZ ABDOMINAL
O ÚTERO: É a matriz do Ser por excelência; é o seio interior. É dar a luz a si mesmo.

O UMBIGO:  O umbigo  é o lugar de nosso primeiro  ferimento  formal,  de nosso primeiro corte, de nossa primeira cisão com a fonte da vida maternal.


OS RINS: Na simbologia bíblica, os rins estão associados à força e a seus contrários, o pânico e o medo. Nos rins se chega ao segundo estágio do SER como terra fértil para as sementes da Vida.

O  ESTÔMAGO:   O  amor,  ser  amado  e  deixa-se  amar,  representa   overdadeiro ágape. O estômago deveria ser receptáculo de bons alimentos e sentimentos.

O PÂNCREAS: O pâncreas está simbolicamente vinculado à realização ou à  transformação   da carne.  Na  tradição  Judeu-cristã,   a  carne   não  pode  ser identificada  com  o corpo,  nem  com  a  matéria.  Ele  é  o completo  psicofísico  do homem sua existência concreta e total.

O FÍGADO: É o órgão da honra, do peso, do pesar, da glória e da luz. Um dos lugares simbólicos de maior densidade do corpo humano.

A MATRIZ PEITORAL
O CORAÇÃO: Cheio de realeza, o coração é identificado como um rei, tanto na tradição Judeu-cristã, como no Taoísmo, ou no Sufismo, onde é vista como o trono de Deus no centro do homem.

OS PULMÕES: Na perspectiva bíblica os pulmões vêem. E quem não vê com  os  pulmões,  não  ouve,  nem  se  conhece,  nem  se  conhece  o  Espírito  da verdade.

A COLUNA VERTEBRAL: Arquetipicamente abalar a coluna significa abalar o edifício inteiro. Representam também as relações entre céu e a terra.

AS MÃOS: As mãos representam na tradição Judeu-Cristã o conhecimento e  o  poder.  A  mão  é  uma  síntese  exclusivamente  humana,  do  masculino  e  do feminino. Ela é passiva no que contém e ativa no que detém.
OS  OMBROS:  Os  ombros  são  considerados  simbolicamente  o  lugar  do fardo, do jugo, do peso, transformam-se no território do bem querer, da potência da realização, da emergência do escondido ou perdido.

AS CLAVÍCULAS: As clavículas são as chavinhas. Elas são as chaves da chamada porta dos deuses, a passagem do pescoço na simbologia do corpo humano.

A PORTA DOS DEUSES

O PESCOÇO:  Simboliza  no sentido  descendente  a passagem  da vida  à ação, a comunicação da alma com o corpo, a via pela qual se manifesta e passa a vida.

A COROA
A CABEÇA: O rosto humano retoma nesse plano superior tudo o que os planos inferiores revelaram.

OS OUVIDOS:  Simbolicamente  estão associados à capacidade de escuta mística, interior, vibracional ou à abertura da pessoa à inteligência cósmica, à capacidade de situar-se no espaço e no universo.

A BOCA: Por ser o órgão da palavra (Logus, Verbum) e do sopro (ruach, spiritus), a boca é um símbolo feminino do poder criador, criativo, a manifestação dos graus mais elevados da consciência.

OS  DENTES:  O  dente  evoca  as  leis  e  os  instrumentos  pelos  quais  a pessoa,  trabalhando  sobre si mesma,  vai tornar-se  cada vez mais, uma pedra  trabalhada  e  não  bruta,  apta  a  inserir-se  no  grande  edifício  humano  e cósmico.

A LÍNGUA E A SALIVA: Como órgão do paladar e do gosto, a língua é o símbolo do discernimento. A saliva fala de nosso desejo de alimentação espiritual.

O  NARIZ:  Simbolicamente,   representa  um  tipo  de  discernimento   mais intuitivo do que a razão.
OS OLHOS: Os olhos são a grande porta de entrada para a matriz cerebral, nossa instância mais próxima da Emanação.

O CRÂNIO: O crânio coroa e representa a Pessoa, única e irrepetível, ícone divino, criado ao som do Verbo e na ressonância do seu Nome.

Entremeado  pelos  mecanismos  biológicos,  o corpo  mantém uma  estreita relação com a psique. Esta se afirma em uma unidade indissociável que revela o Ser que é. Verificamos e confirmamos a matéria como o corpo se apresenta, bem como sua dimensão de comunicar que antecede e transcende a comunicação verbal. Esse potencial  e  revelador  de  uma  fala  se  fez  representar  pela  dimensão  sagrada  e simbólica   do  corpo   e  seus   aspectos   físico,   psicológico   e  divino   dentro   da compreensão   da  Cabala  e  da  filosofia  judaico-cristã.  Esboçamos a compreensão do conjunto de representações que o corpo pode assumir, a dimensão simbólica. A dimensão simbólica produz uma ação no real, suscita um sentido ao ser que somos. Assim, é importante  que se compreenda  ao  lidar  com  uma pessoa,  que  o  olhar,  a  escuta,  e  o  acolhimento não seja composta de uma infinidade de fragmentos do corpo, isolados de uma representação,  de um sentido. É preciso oportunizar à pessoa não se identificar apenas com o seu corpo, seu psiquismo, mas de descobrir esta outra dimensão do seu ser, a dimensão sagrada. É reencontrar-se na unidade.

Somos templo do Espírito Santo



 Texto: "Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós é santo" (1 Co 3.16, 17).

Introdução: Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26). Somos feitura sua, criados para o louvor da sua glória. Deus colocou em nós o fôlego de vida e fomos criados para sermos sua habitação. Ele fez tudo isso para vir morar dentro de nós. Portanto, nosso corpo deve refletir a santidade d'Ele. Para isso acontecer temos que cuidar de nosso corpo com zelo.

Vejamos as posturas que precisamos ter:

1 - Ter cuidado com nossas atitudes
a - Com o que vemos - "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz" (Mt 6.22). O nossos olhos são a porta de entrada da nossa alma, eles fotografam as imagens e guardam na mente. Precisamos vigiar para que o nosso adversário não nos pegue nessa área, pois como nova criatura, temos a mente de Cristo e ela poderá ser contaminada se não andarmos em vigilância. "..., nós temos a mente de Cristo" (1 Co 2.16)

b - Com o que ouvimos - Podemos ter a alma contaminada através da audição. Vigilância e selecionar ao que submetemos os nossos ouvidos, é necessário - "a fé vem pelo ouvir..." (Rm 10.17)

c - Com o que falamos - Nossas palavras devem ser equilibradas e conduzidas pelo Espírito Santo, para que sejam edificadoras para quem as ouve - "A nossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4.6)

d - Com o que fazemos - Nossas atitudes revelam quem somos - "Sabei isto, meus amados irmãos, mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Pelo que, rejeitando toda a imundície e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tg 1.19-22)

2 - Cuidar da estética corporal
Se somos templo de Deus, precisamos cuidar da saúde do corpo.

a - Na aparência - A nossa aparência reflete como estamos interiormente, isto é, a saúde da alma. Se andamos relaxadamente, de qualquer jeito, estamos desprezando o que Deus criou de uma maneira muito linda. Portanto, o nosso vestir deve ser nobre, decente, discreto, isento de sedução. Não é preciso viver comprando roupas para mostrar que se veste bem, mas saber vestir o que tem, com elegância, combinando as peças e estar sempre limpas e cuidadas. Também precisamos fugir da aparência do mal, não usando roupas que despertem a sensualidade, cuidando para que o outro não peque.

b - Na higiene corporal - Cuidar da higiene do corpo, tomando banho diariamente, manter os cabelos limpos e tratados, escovar sistematicamente os dentes evitando assim o mal hálito. São hábitos externos que demonstram zelo pelo Templo de Deus e também um excelente testemunho como cristão.

c - No combate a obesidade - Precisamos entender que todo peso acima do proporcional ao nosso biotipo nos causa desconforto, cansaço, aumento da pressão arterial e aceleração cardíaca, o que pode acarretar partida para eternidade fora do tempo. É necessário recuperar a auto-estima, vencer os complexos, os traumas, para que o nosso corpo reflita a glória de Deus. Vejamos o que o Apóstolo Paulo escreveu em 1 Ts 5.23: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

3 - Ser exemplo em tudo
Como filhos de Deus devemos espelhar a sua glória, sendo Seus imitadores. - "Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave" (Ef 5.1, 2).
Fugir das obras da carne (Gl 5.19-21).

4 - Ser santos
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.15, 16).
a - Com unidade de Espírito - (Ef 1.3, 4)
b - Em todo o nosso viver (1 Pe 1.15, 16)
c - Tendo os nossos corpos em sacrifício (Rm 12.1)
d - Tendo o Fruto do Espírito (Gl 5.22)


Conclusão: Somos filhos de Deus e precisamos refletir a Sua glória, não só em palavras, mas em atitudes que revelem o Deus que está em nós. Sejamos referencial de santidade a cada dia, sendo zelosos no que fazemos, no que falamos ou pensamos, buscando a santidade em amor, sendo exemplos em tudo, para glória de Deus.

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...