Sugestões

terça-feira, 10 de maio de 2011

Eleita nova presidência da CNBB Nordeste 2

49ag_topo


O bispo de Palmares (PE), Dom Genival Saraiva, o bispo de Caicó (RN), Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz e o bispo de Guarabira (PB), Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena foram eleitos, respectivamente, para os cargos de Presidente, Vice e Secretário da Conferência Nacional de Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB NE2).

As eleições foram realizadas na manhã da segunda-feira (09), no sexto dia da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP).


Os bispos eleitos terão o cargo de duração de quatro anos, com possibilidade de reeleição desde que o bispo ainda esteja à frente de uma (arqui)diocese. Bispos eméritos não podem ser eleitos.

Dom Genival assumirá a presidência no lugar de Dom Antônio Muniz, arcebispo de Maceió-AL e presidente da CNBB NE2 nos últimos oito anos. Dom Delson, por sua vez, substituirá Dom Jaime Vieira Rocha, bispo de Campina Grande-PB e também vice-presidente desde 2003. Dom Lucena, por fim, assumirá o cargo de secretário, ocupado por Dom Genival nos últimos oito anos.


A CNBB Regional Nordeste 2 é composta pelas 21 dioceses dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Nova Presidência da CNBB toma posse no final da Assembleia

49ag_topo49ag_presidencia2011-2015
A CNBB elegeu, entre ontem e hoje, sua nova Presidência para dirigir a entidade no próximo quadriênio (2011-2015). Esta será a 15ª Presidência da CNBB que, no próximo ano, comemorará 60 anos.
O novo presidente, cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi eleito no segundo escrutínio com 196 votos. Atual arcebispo de Aparecida, que acolhe pela terceira vez a Assembleia da CNBB, dom Damasceno acumula a experiência de dois mandatos como secretário geral. Até julho, ele é também o presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).
O vice-presidente, dom José Belisário da Silva, também se elegeu no segundo escrutínio com 215 votos. Dom Belisário é arcebispo de São Luís, no Maranhão, e presidiu, nesta Assembleia dos Bispos, a Comissão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas pouco antes de iniciar o processo das eleições.
O secretário geral, dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo da prelazia de São Felix (MT) foi o único, até agora, a ser eleito no primeiro escrutínio. Ele teve 202 votos. Integrou, no ano passado, a Comissão das Diretrizes para a formação presbiteral e, neste ano, foi membro das Comissões das Diretrizes para a Evangelização.
A missa da sexta-feira, 13, última da Assembleia, será presidida pelo novo presidente da CNBB, ladeado pelo vice-presidente e pelo secretário, além dos novos presidentes das 12 Comissões Pastorais da CNBB, também eleitos na Assembleia.
A posse da nova Presidência ocorre na sexta-feira, 13, pela manhã, na sessão de encerramento da 49ª Assembleia da CNBB, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, no pátio do Santuário Nacional de Aparecida. Após a posse, a Presidência dará sua primeira coletiva de imprensa.

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...