Sugestões

sábado, 26 de junho de 2010

Secretário de Estado do Vaticano envia telegrama de solidariedade ao bispo de Palmares


Nesta quinta-feira, 24, o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcísio Bertone, enviou telegrama de solidariedade ao bispo da diocese de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França.
No texto, o cardeal “exprime sentidas condolências pelas vítimas e cordial participação na dor das famílias invocando para estas e feridos e despojados de seus bens, conforto do Senhor e solidariedade humana [...]”.
Dom Tarcísio destaca também que “o Santo Padre confia à misericórdia divina alma dos falecidos e envia como sinal de solidariedade com todos que sofrem e estímulo para quem lhes socorre, sua bênção apostólica”.

VEM AI O 10º CRISTO VIVE

DE 25 A 27 DE JUNHO EM ALMINO AFONSO
PROGRAMAÇÃO

SEXTA DIA 25 :
19:00hs - SANTA MISSA DE ABERTURA CELEBRADA PELO PE. POSSIDIO LOPES DA PAROQUIA DE MARTINS
20:30hs – SHOW LOUVOR COM A COMUNIDADE  SHALOM E QUADRILHA EMPROVISADA

SÁBADO DIA 26:

14:00hs – ENCONTRO NA IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS COM LOUVOR E PREGAÇÃO.
19:00hs – SHOW LOUVOR COM O MINISTERIO DE MUSICA DA CIDADE DE SERRINHA DOS PINTOS E QUADRILHAS EMPROVISADAS

DOMINGO DIA 27:

08:00hs DA MANHA ENCONTRO NA IGREJA DA MATTRIZ COM LOUVOR ORAÇÃO E PREGAÇÃO
17:00hs – MISSA DE ENCERRAMENTO COM PE. DOMINGOS DE 

VENHA E TRAGA TODA A SUA FAMILIA PARA COMEMORARMOS JUNTOS OS 10 ANOS  DO CRISTO VIVE!!!!
REALIZAÇÃO: GRUPO SEMENTES DE MARIA - RCC

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Caritas e CNBB do Regional Nordeste 2 lançam campanha “SOS Pernambuco e Alagoas”


sospernambucoalagoas












A Campanha “SOS Pernambuco e Alagoas” foi lançada hoje, 23, pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 e pelo Regional Nordeste 2 da CNBB em favor das vítimas das chuvas nos estados de Pernambuco e Alagoas. As doações poderão ser depositadas no Banco do Brasil, Agência 3505-X, Conta Corrente 5821-1.
Em reunião em Brasília, que começou hoje, o Conselho Permanente da CNBB vai discutir a situação dos dois estados e deverá divulgar uma mensagem de solidariedade.
As chuvas da última semana causaram um efeito devastador em Pernambuco e Alagoas. São mais de 40 mortos, cerca de 100 mil desabrigados e desalojados e mais 1.5 mil desaparecidos, segundo informações do governo de ambos os estados.
Em Pernambuco, 53 municípios já decretaram estado de emergência. Já em Alagoas são 17 com outros 15 em estado de calamidade pública. A situação é de extrema emergência.

Campanhas das dioceses

Diversas dioceses da região estão promovendo campanhas de solidariedade para ajudar as vítimas das chuvas, como, por exemplo, a arquidiocese de Campinas (SP). Em Campina Grande (PB), o bispo diocesano, dom Jaime Vieira Rocha, lançou ontem, 22, uma campanha em toda a diocese. A campanha, que tem o apoio da Coordenadoria de Turismo da Prefeitura Municipal de Campina Grande, conclama a população a fazer doações em dinheiro, bem como água potável, alimentos não-perecíveis, roupas e colchões e almeja conseguir 15 toneladas de mantimentos até o final da campanha.
sosnordeste











A arquidiocese de Maceió, que possui 19 das 21 cidades atingidas gravemente pelas chuvas e enchentes em Alagoas, também está em campanha desde o último sábado, 19. O arcebispo, dom Antonio Muniz, convocou todos os fiéis para se mobilizarem na coleta de alimentos, roupas, água e tudo que for necessário.
"Nesta segunda fui com o Vigário Geral e coordenador de pastoral, visitar e prestar nossa solidariedade aos padres e ao povo que está desalojado e desabrigado. O que vi meus irmãos é cenário de guerra; ruas que foram completamente destruídas; as casas, levadas pelas águas, ficando somente o chão e o alicerce; árvores grandes arrancadas e jogadas sobre as residências", relata o coordenador da Pastoral de Comunicação da arquidiocese de Maceió, pe. Eduardo Tadeu.
Foto: Divulgação

Cáritas da arquidiocese de São Paulo lança campanha SOS Nordeste

algoas_pern_destruicao














A Cáritas Arquidiocesana de São Paulo disponibilizou uma conta corrente para arrecadar recursos que serão repassados para cidades que têm sofrido com as chuvas na Região Nordeste, especialmente dos estados de Pernambuco e Alagoas.
SOS Nordeste – Cáritas Arquidiocesana de São Paulo
Banco Itaú
Agência: 0057
Conta Corrente: 17627-3
No domingo, dia 27, às 11h, na Catedral da Sé, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, irá presidir celebração eucarística em solidariedade a todas as pessoas que estão sofrendo com as enchentes. Na ocasião, o arcebispo abre oficialmente a Campanha SOS Nordeste, da Cáritas de São Paulo.
Para a celebração de domingo, dom Odilo convida especialmente os milhares de nordestinos que vivem na capital paulista a comparecem à catedral para rezarem pelos seus conterrâneos que estão sofrendo com os desastres causados pelas chuvas. A arquidiocese de São Paulo estuda, ainda, um meio de organizar arrecadação de gêneros alimentícios.

Dioceses fazem campanha em favor das vítimas das chuvas em Pernambuco e Alagoas


alagoas_destruicaoAs chuvas da última semana causaram um efeito devastador em Pernambuco e Alagoas. São mais de 40 mortos, cerca de 100 mil desabrigados e desalojados e mais 1.5 mil desaparecidos, segundo informações de ambos os governos.
Em Pernambuco, 53 municípios já decretaram estado de emergência. Em Alagoas, 17 municípios decretaram estado de emergência, e outros 15, de calamidade pública. A situação é de extrema emergência.
Solidarizadas com a situação, diversas dioceses manifestaram apoio e se mobilizam em campanhas para ajudar as vítimas das chuvas. A arquidiocese de Campinas (SP) já informou que irão colaborar com os esforços para ajudar as vítimas. Já o bispo da diocese de Campina Grande (PB), dom Jaime Vieira Rocha, lançou ontem, 22, uma campanha em solidariedade às vítimas das enchentes em Palmares (PE).
A iniciativa, que tem o apoio da Coordenadoria de Turismo da Prefeitura Municipal de Campina Grande, está a receber doações em dinheiro, bem como água potável, alimentos não-perecíveis, roupas e colchões e almeja conseguir 15 toneladas de mantimentos até o final da campanha.
A arquidiocese de Maceió, que possui 19 das 21 cidades atingidas gravemente pelas chuvas e enchentes em Alagoas, também está em campanha desde o último sábado, 19. O arcebispo, dom Antonio Muniz, convocou todos os fiéis para se mobilizarem na coleta de alimentos, roupas, água e tudo que for necessário.pernabuco_alagoas_destruicao
"Nesta segunda-feira fui com o Vigário Geral e coordenador de pastoral, visitar e prestar nossa solidariedade aos padres e ao povo que está desalojado e desabrigado. O que vi meus irmãos é cenário de guerra; ruas que foram completamente destruídas; as casas, levadas pelas águas, ficando somente o chão e o alicerce; árvores grandes arrancadas e jogadas sobre as residências", relata o coordenador da Pastoral de Comunicação da arquidiocese de Maceió, padre Eduardo Tadeu, que faz um pedido às demais dioceses e arquidioceses do país: “Peço-lhes que mobilizem suas paróquias, dioceses, movimentos e pastorais, para ajudar estas pessoas, nossos irmãos que estão necessitando. Nos ajudem a realizar esta campanha de solidariedade”.
Imagens: AE

Presidente da CNBB reforça compromisso da Igreja no combate ao crime do tráfico de pessoas


lanclivrotraficopessoasO Setor Pastoral da Mobilidade Humana, da CNBB, lançou ontem, 22, em parceria com a Secretaria Nacional Justiça, do Ministério da Justiça, o livro Tráfico de Pessoas, resultado do Seminário Nacional sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas, realizado no final de 2008. Cerca de 100 pessoas participaram do evento que teve a presença da Presidência da CNBB e dos bispos membros do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep), além de  representantes da Secretaria Nacional de Justiça e outras autoridades.
O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, disse que a publicação do Setor de Mobilidade Humana  expressa a preocupação “constante e atual” da Igreja pelas condições de milhares de pessoas “submetidas a condições de degradante exploração, sobretudo mulheres, crianças e trabalhadores, aliciados pelo tráfico nacional e internacional de pessoas”.
lanclivrotraficopessoaspresid
“Esta publicação é mais um passo na reflexão e na busca de alternativas e caminhos para combater esta prática criminosa [o tráfico de pessoas]”, disse o presidente.
Segundo dom Geraldo, é preciso atuar na prevenção deste crime e na reinserção social das vítimas. “[O livro] É um chamado a atuarmos na prevenção deste crime e na reinserção social das pessoas vitimadas por esta conduta que degrada o ser humano”, destacou.
irrositamilesiDe acordo com a assessora do Setor da Mobilidade Humana, Irmã Rosita Milesi, o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking dos países da América Latina no tráfico de pessoas para fins de exploração sexual ou laboral. “São 241 rotas de tráfico de pessoas no Brasil: 110 domésticas e 131 internacionais”, explica a assessora.
O coordenador nacional do enfrentamento ao tráfico de pessoas da Secretaria Nacional de Justiça, Ricardo Rodrigues Lins, diz que a falta de informação dificulta o combate ao tráfico de pessoas. “Este trabalho com a CNBB é importante na medida em que multiplica informações”, disse Lins.  “Grande parte das vítimas é aliciada pela família. Este crime precisa ser enfrentado para reduzir aricardorodrigolins vulnerabilidade social destas pessoas para que não caiam na conversa dos aliciadores”, afirmou.
O livro, publicado com recursos da Secretaria Nacional de Justiça, terá sua distribuição gratuita. Com 111 páginas, é uma coletânea de artigos e tem a participação do Ministério da Justiça, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Grupo de Combate ao Trabalho Escravo, Rede Um Grito pela Vida, Polícia Federal, Pastoral Afro-brasileira, Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil e Pastoral da Mobilidade Humana. Para conseguir o livro, os interessados podem entrar em contato com o Setor da Mobilidade Humana, em Brasília, pelo telefone (61) 3274-1288 ou pelo e-mail: mobilidadehumana@ccm.org.br .

Escolhida música do hino da Campanha da Fraternidade de 2011


logocfA letra do hino da Campanha da Fraternidade de 2011 já havia sido escolhida através de concurso realizado, de setembro a dezembro de 2009. Agora foi escolhida a música. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu mais de 80 músicas e a escolha foi feita por uma equipe formada por profissionais da área liturgico-musical e homologada pelos bispos do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep).
O assessor de músicas da CNBB, padre José Carlos Sala, ressalta a riqueza das composições e a grande diversidade musical, própria da realidade cultural de nosso país. “A letra do hino tem profunda fundamentação bíblica, é um convite à reflexão sobre as agressões à vida no planeta e um impulso maior ao cuidado da vida. Nossa mãe terra, Senhor, geme de dor noite e dia. Será de parto essa dor? Ou simplesmente agonia?! Vai depender só de nós!”, destaca o assessor, citando um dos trechos do hino da CF 2011.
Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), o CD da Campanha da Fraternidade traz o hino e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.
Segundo o padre Sala, o hino poder ser executado nas celebrações, a critério da equipe de celebração e de quem preside. “Por exemplo, em algum momento da homilia – o que facilitará a vinculação da liturgia da palavra com a vida (tema da CF) – ou nos ritos finais, no momento do envio”.
A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema: Fraternidade e a vida no planeta, lema: “A criação geme em dores de parto.” (Rm 8,22). A letra do hino foi composta pelo padre José Antônio de Oliveira, e a música é de Casimiro Nogueira. A CNBB agradece a todos aqueles que colocaram seus dos poéticos e musicais participando do concurso do Hino da CF 2011.
O hino passará agora pelo processo de gravação para no segundo semestre estar à disposição das comunidades.

Confira aqui o hino da CF 2011.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Participe da I Motoromaria no Santuário do Lima


Senado homenageia Rede Vida de Televisão


15anos_rede_vida_2O plenário do Senado Federal homenageou, na tarde desta segunda-feira, 21, a Rede Vida de Televisão pelos seus 15 anos de fundação.  A solenidade foi requerida pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e aberta pelo presidente dos trabalhos plenários da tarde de hoje, o senador Mão Santa (PSC-PI). O parlamentar destacou que, antes do surgimento da emissora, o Brasil vivia uma situação paradoxal. Segundo ele, o país com o maior número de católicos do mundo, não dispunha de uma rede de televisão compromissada com aquela religião.
“Ao contrário, grande parte da programação oferecida por emissoras brasileiras em nada contribuía para a educação, para a dignidade da pessoa humana, nem para a elevação dos padrões éticos e morais do povo brasileiro. Muitas vezes ficamos chocados com uma programação que privilegia a violência, a pornografia, a criminalidade, contribuindo para deseducar a infância e a juventude e preparar a banalização do crime e de condutas moralmente condenáveis”, afirmou Mão Santa.
Para o senador, sem objetivos éticos, os meios de comunicação social podem se destinar apenas a interesses políticos, ideológicos e econômicos "mesquinhos e egoístas". Mais do que uma emissora de televisão dedicada aos que professam a fé católica, a Rede Vida, na opinião dele, contribui para a melhoria dos padrões éticos e de qualidade dos programas de TV.
Segundo Arthur Virgílio, a emissora tem uma programação aberta e debate questões importantes e de interesse da coletividade, ligadas a assuntos de economia, política, cultura e esportes. "A Rede Vida de Televisão é uma emissora que se esforça ao máximo para cultivar um canal adequado para a família, elemento essencial para a formação e desenvolvimento da sociedade", disse o senador, ao justificar o pedido de homenagem.
Na avaliação do senador, os programas noticiosos e de entrevistas, que dividem espaço na grade com transmissões de novenas e missas e de uma variada programação cultural, "vão além de uma mensagem de fé".
“Nesses 15 anos de transmissões, foram ouvidos políticos de todos os credos, o que demonstra o compromisso com a informação, e não com o proselitismo”, disse o senador, ao observar que "nunca ouviu falar de um candidato da Rede Vida".
15anos_rede_vida1Virgílio elogiou ainda a capacidade da emissora de se manter fiel ao seu público-alvo ao mesmo em que permite a manifestação aberta das opiniões sobre todos os temas. “Tudo o que precisamos para coroar de êxito a democracia brasileira é de noticiários cada vez mais limpos, isentos, plurais. Vida longa à Rede Vida de Televisão!”.
Participaram da solenidade, o presidente da Rede Vida de Televisão, João Monteiro de Barros Filho; o presidente da diretoria executiva do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristão (Inbrac), Marcelo Aparecido Coutinho da Silva; e o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. A homenagem foi requerida pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).
A emissora
Controlada pela Organização Monteiro de Barros, a Rede Vida é uma emissora dedicada ao público católico. Suas operações tiveram início em 1995. O canal transmite em sua programação missas e celebrações católicas do país, além de programas jornalísticos nas áreas de cultura, informação e esporte, programas de entretenimento e programas infantis.
Seu sinal é captado por todo o Brasil via satélite, além de ser transmitido por meio de suas afiliadas e das 445 retransmissoras localizadas nos estados. Com sede em São José do Rio Preto (SP), a emissora teve as primeiras transmissões em março de 1995. Mais tarde, passou a operar em parceria com a TV Aparecida, retransmitindo alguns de seus programas, como a Missa de Aparecida. Também tem parceria com o Centro Televisivo Vaticano, transmitindo o Angelus de domingo, realizado na Praça de São Pedro pelo Papa Bento XVI.
CNBB com informações e fotos da Agência Senado

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...