Sugestões

sábado, 23 de março de 2013

Programação da Semana Santa


Veja toda a programação para a semana Santa em Martins e Serrinha dos Pintos ( e alguns eventos de Antônio Martins e Frutuoso Gomes):


07h – Procissão de Ramos saindo da Igreja do Rosário para Matriz, seguida de Missa.

10h — Missa de Ramos em Serrinha dos Pintos 

17h — Missa de Ramos em Frutuoso Gomes 

19h — Missa de Ramos em Antônio Martins


SEGUNDA-FEIRA
17h— Celebração Penitencial em Frutuoso Gomes.
19h— Celebração Penitencial em Antônio Martins.


TERÇA-FEIRA
19h— Espiritualidade do ECC sobre a CF 2013 na Matriz.

QUARTA-FEIRA SANTA
17h—Procissão do Encontro - Matriz
19h— Celebração Penitencial em Serrinha dos Pintos


17h—Missa da Santa Ceia em Serrinha dos Pintos
19h—Missa da Santa Ceia em Martins



16h—Ato Litúrgico da Paixão do Senhor em Martins.
19h– Ato Litúrgico da Paixão do Senhor em Serrinha dos Pintos.



19h—Vigília pascal em Serrinha dos Pintos.
22h—Vigília pascal em Martins.



Domingo de Páscoa
06h – Missa de Páscoa na Matriz.
10h — Missa de Páscoa Serrinha dos Pintos.
17h — Missa de Páscoa Frutuoso Gomes.
19h — Missa de Páscoa Antônio Martins.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Santa Sé apresenta brasão do novo Papa

BrasaopapaFrancisco

A Rádio Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira, 18 de março, o brasão do Papa Francisco. O símbolo possui a mensagem "Miserando atque eligendo" - "Com misericórdia o chamou".

No Escudo, em seus traços, essenciais, o Papa Francisco decidiu manter seu brasão anterior, escolhido desde sua consagração episcopal e caracterizado por uma simples linearidade.

O escudo azul é coberto por símbolos da dignidade pontifícia, iguais aqueles de Bento XVI (mitra posicionada entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho). No alto, está o emblema da ordem de proveniência do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiande e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto.

Abaixo, encontram-se a estrela e a flor de nardo. A estrela, de acordo com a antiga tradição araldica, simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja; enquanto a flor de nardo indica São José, patrono da Igreja. Na tradição da iconografia hispânica, de fato, São José é representado com um ramo de nardo nas mãos. Colocando no seu escudo tais imagens, o Papa pretendeu exprimir a própria particular devoção à Virgem Santíssima e São José.

domingo, 17 de março de 2013

Um papa sem protocolo e pobre


Por Edson Luiz Sampel, doutor em direito canônico - via G1

As aparições do Papa Francisco têm revelado pouca preocupação com o rígido protocolo do Vaticano. Sua santidade, por exemplo, não se ateve estritamente ao texto que lia, quando se encontrou com os jornalistas na Sala Paulo VI.

Em determinado momento, deixou de lado o papel e, em tom simples e brincalhão, aludiu ao nome Francisco, dica de seu amigo, o cardeal brasileiro, dom Cláudio Hummes.

No primeiro Ângelus, o Papa Francisco chegou até a fazer referência direta a um livro do cardeal Kasper, e disse que não estava fazendo propaganda, algo impensável nos últimos dez pontificados.

Um dos pontos mais importantes dessas primeiras mensagens do novo pontífice está no que ele disse aos jornalistas: “como eu gostaria de ver uma Igreja pobre!.” De fato, Jesus Cristo, era um homem bastante pobre, paupérrimo, até.

O primeiro Papa, São Pedro, também era um pescador desprovido de grandes recursos. Mas, o que quis dizer o Papa Francisco com o desabafo expresso diante da imprensa?

A Igreja se torna realmente divina, a partir do momento que se faz pobre, ou seja, que põe toda sua confiança em Deus, e não nos bens terrenos. Uma Igreja pobre mantém firme a opção preferencial de Jesus pelos pobres.

Uma Igreja pobre abandona o luxo e a pompa e passa a buscar apenas a simplicidade, como fez o Papa Francisco, que nem sequer quis usar a estola papal, quando se apresentou ao povo na sacada da Basílica de São Pedro.

De qualquer modo, é bom que se diga que ao menos os últimos papas não foram homens ricos. O que chamam de riqueza do Vaticano, ou seja, as obras de arte, são patrimônio da humanidade.

Na Arquidiocese de São Paulo, lembro-me de que o arcebispo emérito, dom Paulo Evaristo, não tinha nem uma conta bancária em seu nome. No fundo, o Papa Francisco quer que não só os padres e bispos sejam pobres, mas, igualmente, os católicos comuns, que devem subsistir com o mínimo necessário e dar o restante aos mais carentes.

Primeiro Angelus do Pontificado de Francisco

Oferecemos a tradução das palavras do Papa Francisco aos fiéis e peregrinos reunidos neste domingo (17) para o primeiro Angelus do Pontificado, pronunciadas da janela do palácio apostólico, na Praça de São Pedro.


Ângelus (Foto: Reprodução/TV Globo)

Irmãos e irmãs, bom dia!

Depois do primeiro encontro na quarta-feira passada, hoje posso, novamente, saudar a todos! E estou feliz em fazê-lo no domingo, dia do Senhor! Isso é belo, é importante para nós cristãos: se encontrar no domingo, saudar, conversar, como agora, aqui na praça. Uma praça que, graças aos meios de comunicação, tem o tamanho do mundo.

Neste quinto domingo da Quaresma, o Evangelho nos apresenta a história da mulher adúltera (cf. João 8,1-11), que Jesus salva da morte. Comovente a atitude de Jesus: não ouvimos palavras de desprezo, não ouvimos palavras de condenação, mas apenas palavras de amor, de misericórdia, que convidam à conversão. "Nem eu te condeno: vai, e de agora em diante não peques mais" (v. 11).

Eh! Irmãos e irmãs, a face de Deus é de um pai misericordioso, que sempre tem paciência. Você já pensou na paciência de Deus, a paciência que Ele tem com cada um de nós? Essa é a Sua misericórdia. Sempre tem paciência, paciência conosco, nos entende, espera por nós, não se cansa de nos perdoar se sabemos voltar para ele com um coração contrito. "Grande é a misericórdia do Senhor", diz o Salmo.

Esses dias, eu pude ler um livro de um cardeal - o cardeal Kasper, um teólogo atualizado, bem formado, um bom teólogo - sobre a misericórdia. E me fez tão bem aquele livro, mas não pensem que eu estou fazendo publicidade dos livros dos meus cardeais! Não é assim! Mas me fez tão bem, tão bem ... O cardeal Kasper falava de ouvir misericórdia, esta palavra muda tudo. É o melhor que podemos ouvir: mudar o mundo. Um pouco de misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo.

Precisamos entender bem essa misericórdia de Deus, esse Pai misericordioso que tem tanta paciência ... recordemos o profeta Isaías, que diz: mesmo se nossos pecados forem vermelho escarlate, o amor de Deus irá torná-los brancos como a neve. É belo, isso da misericórdia! Lembro-me, apenas Bispo, em 1992, chegou a Buenos Aires, Nossa Senhora de Fátima, e fez-se uma grande Missa para os doentes. Eu fui confessar naquela missa. E perto do final da Missa, levantei-me porque tinha que celebrar uma crisma.

Chegou até mim uma senhora idosa, humilde, muito humilde, mais de oitenta anos. Eu olhei para ela e disse: "Vovó - porque assim chamamos as pessoas idosas: vovó – A senhora quer se confessar?". "Sim", disse ela. "Mas se a senhora não tem pecado ...". E ela disse: "Todos nós temos pecados ...". "Mas talvez o Senhor não vai perdoá-los ...". "O Senhor perdoa tudo"- disse ela, com convicção - "Como a senhora sabe?”. "Se o Senhor não perdoasse tudo, o mundo não existiria”. Eu tive vontade de perguntar-lhe: "Diga-me, a senhora estudou na Universidade Gregoriana?". Porque essa é a sabedoria que dá o Espírito Santo: sabedoria interior para a misericórdia de Deus.

Não esqueçamos esta palavra: Deus nunca se cansa de nos perdoar, nunca! "Oh, padre, qual é o problema?". Bem, o problema é que nós nos cansamos, nós não queremos, nos cansamos ​​de pedir perdão. Ele nunca se cansa de perdoar, mas nós, às vezes, nos cansamos de pedir perdão. Não nos cansemos nunca, não nos cansemos nunca! Ele é um Pai amoroso que perdoa sempre, que tem um coração misericordioso para com todos nós. E nós aprendemos a ser misericordiosos com todos. Invoquemos a intercessão de Nossa Senhora que teve em seus braços a Misericórdia de Deus feito homem.

(Após o Angelus)

Dirijo uma cordial saudação a todos os peregrinos. Obrigado pelo acolhimento e oração. Rezem por mim, eu vos peço. Renovo o meu abraço para os fiéis de Roma, extensivo a todos vocês, que vieram de várias partes da Itália e do mundo, bem como aqueles que se unem a nós através dos meios de comunicação. Eu escolhi o nome do santo padroeiro da Itália, São Francisco de Assis, e isso reforça a minha ligação espiritual com esta terra, onde - como vocês sabem – está a origem minha família. Mas Jesus nos chamou para fazer parte de uma nova família: a sua Igreja, nesta família de Deus, caminhando juntos na via do Evangelho. Que o Senhor vos abençoe, Nossa Senhora vos proteja. Não se esqueçam: o Senhor não se cansa de perdoar! Somos nós que cansamos de pedir perdão.

Bom domingo e bom almoço!

Fonte: Zenit.org 

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...