Sugestões

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Veja o itinerário da peregrinação da Cruz da Jornada e do Ícone de Nossa Senhora pelo Brasil

Mapa-peregrinacao

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Foi com essas palavras que o Beato João Paulo II entregou aos jovens em Roma, no dia 22 de abril de 1984, aquela que ficaria conhecida como Cruz da Jornada, ou Cruz dos Jovens. Desde então, ela começou a peregrinar mundo afora, sempre levada pela juventude. Em 2003 junto com ela passou a peregrinar também o Ícone de Nossa Senhora.
Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão peregrinar pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará pelos vizinhos do Cone Sul. Ao longo desse trajeto, os jovens terão a oportunidade de reavivar a fé e de sentir o gostinho do que será a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro.
A Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegam ao Brasil no dia 18 de setembro e serão recebidos em São Paulo com uma grande festa, o Bote Fé. A partir daí iniciam a peregrinação, que será concluída no Rio de Janeiro. A ideia é que os dois símbolos passem por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".
Depois do dia 18 de setembro, a Cruz e o Ícone vão peregrinar, até o dia 30 de outubro, pelas sete províncias eclesiásticas do Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo – o mais populoso do país e o que tem o maior número de dioceses, 50. Daí os símbolos seguem para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo, onde ficarão ao longo de todo o mês de novembro. No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3, composto pelos estados da Bahia e de Sergipe.
A peregrinação seguirá ao longo de todo o ano de 2012. Em dezembro, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Já em Janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.
Veja, no quadro a seguir, quando a Cruz e o Ícone visitarão cada regional. Fiquem atentos, pois o siteJovens Conectados divulgará os roteiros específicos da peregrinação dentro de cada regional à medida em que eles forem definidos.
O quadro abaixo foi corrigido: o estado de Sergipe, que não aparecia, foi acrescentado no Regional Nordeste 3.

Peregrinao_da_cruz1

terça-feira, 6 de setembro de 2011

VEM AÍ A FESTA DE NOSSA SENHORA DA SALETTE EM SERRINHA DOS PINTOS


Programação Religiosa

10/09/2011 – Sábado
19h – Hasteamento da bandeira e em seguida Missa de Abertura presidida pelo Pe. Possidio.
Todas comunidades homenageiam Nossa Senhora.
Tema: Jesus Cristo, o Enviado do Pai

11/09/2011 – Domingo
As Amigas da Sagrada Face homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Libertador de todo mal
Pregador: Pe. Crisanto – Reitor do Seminário Santa Teresinha – Mossoró / RN
*      Todas as novenas serão às 19h.

12/09/2011 - Segunda-feira
Dizimistas e Idosos homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, Servidor compassivo dos humildes
Pregador: Pe. Possidio - Pároco

13/09/2011 – Terça-feira
Os casais homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, humilde Servo de Deus
Pregadores: Jorge e Lourdes de Patu / RN

14/09/2011 – Quarta-feira
O Terço dos Homens homenageia Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Profeta do Reino de Deus
Pregador: Pe. Robson – Natal /RN

15/09/2011 – Quinta-feira
Os filhos ausentes homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Caminho, Verdade e Vida
Pregador: Chiquinho Moura

16/09/2011 – Sexta-feira
As crianças homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Reconciliador crucificado
Pregador: Diácono Robério

17/09/2011 – Sábado
A Renovação Carismática Católica homenageia Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Ressuscitado na glória do Pai
Pregadora: Normanda – Fortaleza - CE

18/09/2011 – Domingo
Os jovens homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, Fonte da Luz no coração da Mãe da Reconciliação
Pregador: Pe. Possidio

19/09/2011 – Segunda-feira – DIA DE NOSSA SENHORA DA SALETE
5h- Alvorada Festiva
17h – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Salete pelas diversas ruas da cidade seguida de missa festiva presidida por Dom Mariano Manzana, bispo diocesano.

*      EVENTOS RELIGIOSOS
*      17/09/2011 – + JOVEM – Evento para toda juventude a partir das 14h no Salão Paroquial
*      18/09/2011 – Batizados às 9 horas.
*      19/09/2011 – SHOW RELIGIOSO – Após a missa de encerramento, Show com o Pe. Héliton de Caicó – RN
*      EVENTOS SOCIAIS
*        10/09 – Festival do bolo. Responsáveis: Odi e Equipe.
*        11/09 – Festival do sopão e da tapioca. Responsáveis: Mariinha, Sandra, Manoela e Diá.
*        12/09 – Festival do caldo de mandioca. Responsáveis: Odete e Fátima.
*        13/09 – Festival da Gelatina. Responsáveis: Margarida, Odi e Neci.
*        14/09 – Festival do bolo. Responsáveis: Capela de Serrinha do Canto.
*        15/09 – Festival do sopão. Responsáveis: Sandra, Mariinha e Miminha de João Gomes.
*        16/09 – Festival dos Salgados variados. Responsáveis: Me Chamaste e JUNAC.
*        17/09 – Festival da farofa recheada. Responsáveis: Grupo de Jovens de Lages.
*        18/09 – Jantar de Nossa Senhora da Salete. Responsáveis: Edson e Equipe.
*        19/09 – Festival do sopão. Responsáveis: Neci e Equipe.

domingo, 4 de setembro de 2011

Correção fraterna deve ser ato de amor, explica Papa


Bento XVI está convencido de que a “correção fraterna” constitui um dever, mas que não nasce de uma reação à ofensa sofrida, e sim do amor pelo irmão.
Esta foi sua explicação dada hoje, ao dirigir-se aos milhares de peregrinos reunidos na residência pontifícia de Castel Gandolfo, comentando a passagem evangélica da liturgia deste domingo, (Mt 18, 15-20), na qual o próprio Jesus explica como corrigir o irmão na comunidade cristã.
“Oamor fraterno comporta também um sentido de responsabilidade recíproca, razão pela qual, se meu irmão comete uma culpa contra mim, eu devo ser caridoso e, antes de mais nada, falar com ele pessoalmente, dando-lhe a conhecer que o que ele disse ou fez não é bom”, começou explicando o Pontífice.
“Essa maneira de agir se chama correção fraterna: não é uma reação à ofensa sofrida, mas surge do amor pelo irmão.”
De fato, citando Santo Agostinho, afirmou que “aquele que te ofendeu, ofendendo-te, inferiu a si mesmo uma grande ferida; e tu não te preocupas pela ferida de um irmão teu? (…) Tu deves esquecer a ofensa que recebeste, não a ferida do teu irmão”.
A seguir, o Papa pareceu responder à pergunta que aparecia no rosto dos peregrinos ao escutar suas palavras: “E se o irmão não me ouvir?”.
O Santo Padre ilustrou os passos que Jesus apresenta no Evangelho: “Primeiro, é preciso voltar a falar-lhe com outras duas ou três pessoas, para ajudá-lo a perceber o que fez; se, apesar disso, ele rejeitar ainda a observação, é necessário dizê-lo à comunidade; e se ele não escutar nem sequer a comunidade, é preciso fazer-lhe perceber a separação que ele mesmo provocou, separando-se da comunhão da Igreja”.
A correção fraterna, sublinhou Bento XVI, se explica porque “há uma corresponsabilidade no caminho da vida cristã: cada um, consciente dos seus próprios limites e defeitos, está chamado a receber a correção fraterna e a ajudar os outros com este serviço particular”.
Outro fruto da caridade na comunidade é a oração conjunta, continuou explicando, citando o Evangelho: “Eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”.
“A oração pessoal certamente é importante, e mais ainda, indispensável, mas o Senhor garante sua presença à comunidade que – ainda que seja muito pequena – está unida e unânime, porque reflete a realidade de Deus Uno e Trino, perfeita comunhão de amor”, disse.
Por este motivo, o Bispo de Roma concluiu com seu conselho aos peregrinos: “Devemos nos exercitar tanto na correção fraterna, que requer muita humildade e simplicidade de coração, como na oração, para que se eleve a Deus a partir de uma comunidade verdadeiramente unida a Cristo”.


Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...