Sugestões

sábado, 12 de março de 2011

EGITO: CRISTÃOS E MUÇULMANOS JUNTOS NA PRAÇA PELA SOLIDARIEDADE INTER-RELIGIOSA


Centenas de egípcios – cristãos cooptas e muçulmanos – levando cruzes e cópias do Alcorão nas mãos, reuniram-se, nesta sexta-feira, na Praça Tahrir, no Cairo, em sinal de solidariedade inter-religiosa. A manifestação pacífica foi um modo de protestar contra a violência entre pessoas de diferentes crenças, tendo como base os confrontos da última terça-feira, aos pés da Colina de Moqattam, que provocaram a morte de 13 pessoas, na maioria cristãos. 

O incidente se deu depois de um incêndio a uma igreja católica, provocado por um grupo de muçulmanos ultra-fundamentalistas. Sobre o assunto, a Rádio Vaticano conversou com o representante da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), Massimo Introvigne. Para ele, é falsa a idéia de que o fim da ditadura por si só traga um clima no qual todos se sintam bons, mais tolerantes e todas as minorias sejam respeitadas. Citando o exemplo do Iraque após a queda de Saddam Hussein, Massimo Introvinge lembrou que, empiricamente, já se viu que esse processo não é automático. 

“Certamente podemos dizer que a democracia traz consigo um maior respeito e uma maior tolerância para com as minorias, mas a longo, longíssimo prazo”, explicou. “No breve período, durante a transição, que pode durar muitos anos, no máximo tem-se a ação da polícia, que consegue controlar parte do território”. 

Para tentar buscar a paz, o representante da OSCE recomenda que, quando se fale de violência contra os cristãos, se especifique que não são cometidas “pelos muçulmanos”, mas “pelos muçulmanos ultra-fundamentalistas”. Manter estes sob controle é um problema cultural, disse ele. “Portanto, as iniciativas de diálogo, de coexistência em torno dos valores da razão e dos direitos naturais – com freqüência recordados por Bento XVI -, são de grande importância. Ultimamente, porém, tem sido também uma questão de policiamento”, ressaltou.

quarta-feira, 9 de março de 2011

PAPA WOJTYLA SERÁ REFERÊNCIA NOS EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS DE QUARESMA


“A Luz de Cristo no coração da Igreja. João Paulo II e a teologia dos Santos” será o tema dos exercícios espirituais de Quaresma previstos no Vaticano de 13 a 19 de março, com a presença de Bento XVI e dos membros da Cúria romana.

Karol Wojtyla estará, portanto, no centro do tradicional momento de reflexão e oração da Cúria Romana às vésperas de sua beatificação, em 1º de maio. Será uma preparação, no espírito de conversão quaresmal, à beatificação de João Paulo II.

O jornal do Vaticano, “Osservatore romano” anuncia que as pregações foram confiadas ao padre carmelita descalço François-Marie Léthel, secretário da Pontifícia Academia de Teologia e professor da Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum'.

O religioso recorda que Papa Wojtila foi inseparavelmente pastor, missionário, místico, pensador e poeta formado na escola dos Santos. Durante os exercícios – explica – os santos serão a referência a quem olhar e cuja voz devemos ouvir, de modo especial o que dizem às mulheres. Com efeito, ao lado de Luis Maria de Montfort, será Teresa de Lisieux a voz dominante das pregações. A seu lado, estarão também outras figuras femininas: Catarina de Sena, Joana D’Arc e Concepción Cabrera de Armida, mística do século XX. Para ressaltar o papel que os leigos ocupavam no coração de João Paulo II, Pe. Léthel proporá também a Beata Chiara Badano, morta em 1990 aos 18 anos, oferecendo seus sofrimentos ao Papa e aos jovens de todo o mundo.

O programa cotidiano dos exercícios, sempre na capela Redemptoris Mater, prevê a oração das laudes às 9h, seguida por uma meditação, pela oração da hora média e por uma nova meditação. Às 17h, a terceira meditação e em seguida, a oração das vésperas, a adoração e a benção eucarística. O último dia, que coincide com a solenidade de São José, o programa termina mais cedo: depois das laudes às 9h, será feita apenas uma meditação conclusiva. 

BENTO XVI: QUARESMA, ITINERÁRIO ESPIRITUAL QUE NOS PREPARA PARA A PÁSCOA


Bento XVI recebeu na Sala Paulo VI, no Vaticano, nesta Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, milhares de fiéis e peregrinos para a habitual Audiência Geral.


O Papa frisou, na catequese de hoje, que com "a imposição das cinzas iniciamos o Tempo da Quaresma, autêntico itinerário espiritual que nos prepara para celebrar o mistério pascal de Cristo". 



"As leituras da Quaresma deste ano são uma esplêndida catequese que nos ajudam a redescobrir a graça do Batismo. Elas nos convidam a renovar a nossa fidelidade a Deus e abandonar as nossas seguranças humanas para nos confiar completamente no Senhor" – disse ainda Bento XVI. 



"As cinzas nos convidam à penitência e à conversão. Através do Batismo, passamos das trevas à luz de Cristo, tornando-nos filhos de Deus, chamados a viver do Espírito do Ressuscitado. Segundo a tradição da Igreja, a Quaresma é também caracterizada pelo jejum, a caridade e a oração" – frisou o Santo Padre. 



O Papa ressaltou que as "privações são os sinais externos de nossa rejeição ao mal e de nossa fome da Palavra de Deus, e que a caridade santifica o jejum. O jejum e a caridade são como as duas asas da oração". 



Bento XVI convidou todos os fiéis a seguirem Cristo, que renova constantemente o nosso compromisso batismal. "Que também nós possamos nos dedicar intensamente à oração e à meditação da Palavra de Deus! Abandonando o homem velho que está em nós, poderemos celebrar com dignidade a Ressurreição do Senhor" – disse ainda o pontífice.



A seguir, o Papa fez um resumo, em português, de sua catequese, saudou os fiéis lusófonos presentes na audiência e concedeu a todos a sua bênção apostólica.



Queridos irmãos e irmãs,



Hoje está prevista, na celebração da Eucaristia, o rito da imposição das cinzas. Trata-se de um sinal que nos recorda a nossa condição de criaturas e nos convida à penitência e à conversão, para nos configurarmos cada vez mais com Cristo. A Igreja sabe que, à nossa fragilidade humana, custa fazer silêncio e parar diante de Deus, tomando consciência da nossa condição de criaturas que dependem d’Ele e necessitam do seu perdão. Por isso, na Quaresma, a Igreja convida a uma oração mais fiel e intensa e à meditação mais demorada da palavra de Deus. As leituras, que ouviremos na Missa dos próximos domingos e às quais vos convido a prestar especial atenção, propõem-nos o itinerário batismal que, na tradição antiga, percorriam os catecúmenos – aqueles que se preparavam para o Batismo. Meditando-as, queremos reavivar em nós o dom, as exigências e os compromissos deste sacramento, que está na base da nossa vida cristã, a vida de ressuscitados com Cristo. 



Saúdo cordialmente os fiéis das paróquias de Calhariz do Benfica e Brandoa no Patriarcado de Lisboa, os professores e alunos das comunidades escolares das dioceses de Coimbra e do Porto e ainda o grupo de peregrinos, médicos e professores, de Guimarães. A vós e a todos os presentes de língua portuguesa desejo um caminho quaresmal abençoado, que vos permita encontrar, acolher e seguir mais de perto Jesus; e assim poderdes dizer, com São Paulo, «já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim». Obrigado pela vossa presença. Ide com Deus.

PAPA NA MENSAGEM PARA CF 2011: PRIMEIRA ECOLOGIA A SER DEFENDIDA É A ECOLOGIA HUMANA


A Igreja no Brasil abre oficialmente, nesta Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma, a Campanha da Fraternidade 2011 que tem como tema "Fraternidade e vida no Planeta". 


Em sua mensagem para a Campanha da Fraternidade deste ano, Bento XVI se une à Igreja no Brasil "que se propõe percorrer o itinerário penitencial da Quaresma, em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus, no qual se insere a Campanha da Fraternidade deste ano, pedindo mudança de mentalidade e atitudes para a salvaguarda da criação". 



"Pensando no lema da Campanha, 'A criação geme em dores de parto', que recorda as palavras de São Paulo na Carta aos Romanos, podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano. Contudo, é igualmente verdadeiro que a criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Assim como o pecado destrói a criação, esta é também restaurada quando os filhos de Deus cuidam do mundo a fim de que Deus seja tudo em todos" – frisa o Papa na mensagem.



Bento XVI ressalta que "o primeiro passo para uma correta relação com o mundo que nos circunda é o reconhecimento, da parte do ser humano, de sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor".



O Papa sublinha na mensagem que "o homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida. A primeira ecologia a ser defendida é a ecologia humana, ou seja, a clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; a defesa da família baseada no matrimônio entre o homem e a mulher; a defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem se esquecer, neste contexto, daqueles que perderam tudo, vítimas de desastres naturais". 



"O dever de cuidar do meio ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao ser humano não para que ele exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide dela como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros" – conclui Bento XVI.



O ato de lançamento nacional, aberto à imprensa, acontece hoje no auditório Dom Helder Câmara, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, e será presidido pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos, Dom Dimas Lara Barbosa.



A programação será bastante objetiva, iniciando com a apresentação da mensagem do Papa Bento XVI, saudando a Campanha. Em seguida, o secretário executivo da Campanha da Fraterniade, Padre Luiz Carlos Dias, exporá os objetivos da Campanha, bem como a dinâmica de sua realização nas dioceses, paróquias e comunidades do país. Dom Dimas encerra o ato falando sobre as expectativas da Igreja com a Campanha. Terminada a cerimônia, o secretário-geral da CNBB receberá os jornalistas, numa coletiva de imprensa.



Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade desde que foi criada em 1964. A conscientização sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas está entre os principais objetivos da Campanha. A busca de ações que preservem a vida no Planeta é outra meta da Campanha da Fraternidade.

terça-feira, 8 de março de 2011

QUARESMA


A Igreja Católica e os seus fiéis começarão a vivenciar o Tempo da Quaresma a partir desta quarta-feira de cinzas, dia 9 de março, até a missa da Ceia do Senhor, em 24 de abril.



Celebrar a Quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, no sofrimento e na dor da vida do povo. A Quaresma é tempo forte de conversão, de mudança interior, de graça e salvação. Durante o período quaresmal, preparamo-nos para viver, de maneira intensa, livre e amorosa, o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: a PÁSCOA.


A espiritualidade quaresmal é caracterizada também por atenta e prolongada escuta da Palavra de Deus. Ela ilumina a vida e chama à conversão, infundindo confiança na misericórdia de Deus. Esse tempo muito nos ajuda a fazer o caminho para a Páscoa da Ressurreição. Para celebrar melhor esse tempo litúrgico da Quaresma, devemos também valorizar a Campanha da Fraternidade da Fraternidade, que este ano trabalhará o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e o lema “A Criação Geme Como em Dores de Parto“.


07h - Missa de Cinzas em Serrinha dos Pintos


10h - Missa de Cinzas em Antônio Martins


17h - Missa de Cinzas em Frutuoso Gomes


19h30m - Missa de Cinzas em Martins

RETIRO DE CARNAVAL - SERRINHA DOS PINTOS - MISSA DE ENCERRAMENTO
















RETIRO DE CARNAVAL - SERRINHA DOS PINTOS - SHOW DIVINA LUZ


















RETIRO DE CARNAVAL - SERRINHA DOS PINTOS - ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO
















Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...