Sugestões

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Tríduo Missionário em Comemoração aos 4 Anos de Santas Missões Populares



Abertura
A Nossa Cidade este ano celebra quatros anos da realização das santas missões populares e para revivermos este período de visitas, orações e celebrações intensamente, realizaremos o tríduo missionários que acontecera de 03 a 06 novembros do corrente ano, com tema: Que Todos os povo se tornem discípulos e missionários de Jesus, onde receberemos vários missionários de todas as paroquias da diocese de Mossoró para nos ajudar neste momento forte de fé e caminhada missionária. Esta é a ocasião de principalmente, rezarmos por todas as comunidades, juntos agradecendo e pedindo muita proteção e graças a Deus para todos os moradores permaneçam firmes na fé e na verdade e que tenham um futuro muito feliz.
Articulação Missionária.

Programação
03/11 - Quinta-feira
16h00 - Acolhida dos Missionários das Paroquias.
Á noite - 18h30 – Igreja de Santo Antônio.
- Abertura solene com a Caminhada da paz
- celebração e envio dos missionários na Igreja Matriz com a festiva entrega da imagem do padroeiro da cidade e apresentação dos missionários e comunidades;

04/11 - Sexta-feira - Muquem, Gregorão e Estação.
“Seguindo a Jesus, Caminho, Verdade e Vida edificamos a família”.
05h30 - Oração inicial na Igreja matriz e caminhada da Via - Sacra até o muquem da Estação.
07h00 – Café da Manha no Muquem da Estação. (Dona Alzira)
08h00 - Visitas as Famílias, doentes, escolas e idosos;
12h00 – Almoço no Gregorão (Rosa e Cledinha)
14h00 – Visitas e encontro com as famílias;
18h00 – Janta no muquem da Estação e caminhada até o Gregorão. (Ritinha de Damião)
19h00 – Celebração da Eucaristia (ou da Palavra) no setor.

05/11 – Sábado - Alto São José, Boa Esperança e Alto da Ema.
“Vida – sim”! Morte – não! – ‘Vós sois o sal da terra e a luz do mundo
(Mt 5,13-16).
05h30 - Oração inicial na Igreja matriz e caminhada até o alto são José.
07h00 – Café da Manha no Alto São José. (Maria Amélia)
08h00 - Visitas as Famílias, doentes e idosos;
12h00 – Almoço no Alto da Ema. (Mocinha)
14h00 – Visitas e encontro com as crianças dos Bairros;
18h00 – Janta no Alto São José (Dedir, Maria Amélia e Titica).
 Caminhada até o Alto da Ema, na Praça dos Venceslau.
19h00 – Celebração da Eucaristia (ou da Palavra) no setor.

06/11 - Domingo. Alto dos Tomais, Conjunto dos Fieis e Centro.
“Que Todos os povos se tornem Discípulos e Missionários de Jesus”
05h30 - Oração inicial e oficio na Igreja.
07h00 – Café da Manha na praça boa Esperança.
08h00 - Visitas as Famílias, doentes e idosos;
09h30 – Encontro com os Casais.
12h00 – Almoço no salão Paroquial
14h00 – Visitas e encontro com a Juventude;
16h00 – Encontro das Legionárias de Maria.
18h00 – Janta no Salão Paroquial
ENCERRAMENTO
19h00 – Celebração da Eucaristia (ou da Palavra) no setor e Procissão com a imagem do Padroeiro.
Gestos Concretos;
Semear do Tríduo;
20h00 – Show Cultural com o Grupo Me Chamastes.

Outras Atividades Missionárias:
Palestras sobre Medicina Caseiras;
Caminhadas das Crianças;
Círculos Bíblicos;
Adoração ao Santíssimo Sacramento;
Vigília de orações;
Lual para Juventude.

Venha e participe com sua Familia!



VISITA DA EQUIPE PAROQUIAL DA JUVENTUDE AO GRUPO DE SERRA NOVA






Coordenadores

E.P.J. e os coordenadores


E.P.J. e o grupo

Diocese de Mossoró realiza a 15ª Romaria da Juventude

RomariaJuventudeMossoroA Romaria da Juventude na Diocese de Mossoró completa 15 anos. Ela nasceu pequena, a partir da iniciativa da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) em 1996 e, desde então, foi crescendo de tal modo que hoje se tornou um evento articulado pelo Setor Diocesano de Juventude.

Neste ano, além de celebrar os seus 15 anos de caminhada, também se vivencia o clima de pré-jornada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 no Rio de Janeiro; além de se refletir sobre o problema da violência e extermínio da juventude e de celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
A Romaria acontecerá no dia 30 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, no município de Patu (RN).
Com o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé", a 15ª Romaria da Juventude da Diocese de Mossoró espera vivenciar um momento bonito de encontro, partilha, reflexão e muita alegria entre as juventudes de todas as paróquias.
Nos últimos anos a Romaria tem atraído a participação de aproximadamente 5 mil jovens. A organização espera, para este ano, superar esta marca devido o clima que a Diocese vive depois de ter enviado 30 delegados para a JMJ de Madri. Estes delegados realizaram toda a articulação da romaria nas paróquias e estão motivando a participação dos jovens.
Segue abaixo a programação das apresentações, shows e outras atividades da Romaria:
- Nas paróquias acontecerá vigília na véspera da Romaria.
4:30h - Chegada e acolhida dos romeiros na Igreja Matriz de Patu - RN
5:15h - Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana
6:30h - início da caminhada em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis
Entre 7h e 8h - DJ Angelus acolhe os romeiros no Santuário
8h - Intervalo para Missa do Santuário
9h30min - Banda Som do Pai
10h - DJ Angelus
Peça de Teatro
Dança de Rua
11h - Banda Swing Louvor
11h30min - Ministério Missão de Amor
12h - Benção do Santíssimo


Além desta programação estarão acontecendo simultaneamente: Exposições da história de todos os grupos de jovens da diocese, atividades teatrais no meio dos romeiros, haverá trocas de lembranças entre os jovens celebrando os 15 anos de Romaria, confissões, a confecção da cápsula do tempo para marcar esta data, entre outras atividades feitas por iniciativa dos grupos.
Veja a seguir o vídeo feito pelos jovens da Diocese de Mossoró para divugar sua 15ª Romaria da Juventude.

domingo, 23 de outubro de 2011

Ano da fé


A Igreja comemorará um “Ano da Fé” entre 11 de outubro de 2012 – 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II – e 24 de novembro de 2013, segundo anunciou o Papa ontem, durante a Missa conclusiva do primeiro encontro internacional de novos evangelizadores.
“Decidi declarar um 'Ano da Fé', que ilustrarei com uma especial carta apostólica”, disse Bento XVI na Basílica de São Pedro, aos participantes do encontro organizado pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
A iniciativa de celebrar o “Ano da Fé” tem como objetivo “precisamente dar um renovado impulso à missão de toda a Igreja de conduzir os homens fora do deserto em que muitas vezes se encontram, rumo ao lugar da vida, a amizade com Cristo, que nos dá sua vida em plenitude”, explicou o Papa.
Esse “Ano da Fé”, prosseguiu, “será um momento de graça e de compromisso por uma conversão a Deus cada vez mais plena, para reforçar a nossa fé n'Ele e para anunciá-lo com alegria ao homem da nossa época”.
O Pontífice recordou que “a missão da Igreja, como a de Cristo, é essencialmente falar de Deus, recordar sua soberania, recordar a todos, especialmente aos cristãos que perderam sua identidade, o direito de Deus sobre o que lhe pertence, isto é, a nossa vida”.
Também explicou que “a teologia da história é um aspecto importante, essencial da nova evangelização, porque os homens da nossa época, após o nefasto período dos impérios totalitários do século 20, precisam reencontrar uma visão global do mundo e do tempo”.
Sobre esta necessária visão, “verdadeiramente livre, pacífica”, destacou que é a “visão que o Concílio Vaticano II transmitiu em seus documentos, e que meus predecessores, o Servo de Deus Paulo VI e o Beato João Paulo II, ilustraram com o seu magistério”.
Bento XVI acrescentou que a nova evangelização está “em harmonia com a missão ad gentes”.
Aos novos evangelizadores presentes na celebração, disse: “Vocês estão entre os protagonistas da evangelização nova que a Igreja empreendeu e leva adiante, não sem dificuldade, mas com o mesmo entusiasmo dos primeiros cristãos”.
“Tenho vocês presentes na minha oração, consciente do seu compromisso na fé, da sua laboriosidade na caridade e da sua constante esperança em Jesus Cristo, nosso Senhor”, acrescentou.
E os convidou a ter Nossa Senhora como modelo e guia: “Aprendam da Mãe do Senhor e nossa Mãe a ser humildes e ao mesmo tempo corajosos; simples e prudentes; equilibrados e fortes, não com a força do mundo, mas com a da verdade”.
Lições de São Paulo
Recolhendo alguns ensinamentos do grande evangelizador São Paulo, o Pontífice afirmou que “ele nos diz, acima de tudo, que não se evangeliza de maneira isolada”.
O Apóstolo dos Gentios também mostra que “o anúncio deve ser sempre precedido, acompanhado e seguido pela oração”, sublinhou Bento XVI.
“O Apóstolo diz isso bem consciente do fato de que os membros da comunidade não o escolheram, mas sim Deus”, continuou.
Neste sentido, acrescentou o Papa, cada missionário do Evangelho deve sempre ter presente esta verdade: “é o Senhor quem toca os corações com a sua Palavra e o seu Espírito, chamando as pessoas à fé e à comunhão na Igreja”.
“A evangelização, para ser eficaz, precisa da força do Espírito, que incentive o anúncio e infunda em quem o leva essa 'plena persuasão'. Tal anúncio, para ser completo e fiel, precisa estar acompanhado de sinais, de gestos, como a pregação de Jesus”, acrescentou.
Palavra, Espírito e persuasão – entendida como plenitude e fidelidade – “são então inseparáveis e contribuem para fazer que a mensagem evangélica se difunda com eficácia”, disse o Pontífice.
“Os novos evangelizadores estão chamados a ser os primeiros a percorrer este caminho que é Cristo, para dar a conhecer aos outros a beleza do Evangelho que dá a vida”, explicou.
E insistiu: “Neste caminho, nunca se caminha sozinhos, mas em companhia: uma experiência de comunhão e de fraternidade que se oferece aos que encontramos, para torná-los partícipes da nossa experiência de Cristo e da sua Igreja”.
“Assim, o testemunho, junto ao anúncio, pode abrir o coração dos que estão em busca da verdade, para que possam descobrir o sentido da sua própria vida”, concluiu.

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...