Sugestões

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

JORNADA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O HIV/AIDS


Como em todos os anos, a data de primeiro de dezembro é lembrada como o dia mundial de luta contra o HIV/AIDS. No seu relatório anual, a agência das Nações Unidas para o tema, a UNAIDS, fala de progressos, como a diminuição do número de contaminações nos últimos dez anos. Contudo, também alerta que a luta ainda não está ganha. 


O diretor da agência nacional francesa de pesquisa sobre a doença (ANRS), Jean-François Delfraissy, disse que estão em andamento pesquisas que trazem alternativas de prevenção ao contágio. Uma delas é com o uso de microbicidas e a outra é com a utilização dos próprios anti-retrovirais em termos de prevenção. 


Jean-François explicou à Rádio France Internacional que os microbicidas são utilizados na mulher. Trata-se de um gel que contém um antiviral, o qual, segundo análises, permite reduzir o risco de transmissão do HIV em 38%.


Ele falou também sobre os resultados recentes de um estudo que se chama PreP, ou seja, Profilaxia Pré-exposição. Trata-se do uso de anti-retrovirais por pessoas soronegativas, como prevenção para quem está exposto constantemente a relações sexuais de risco, o que reduziria em 44% as contaminações.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, os direitos humanos devem ser uma preocupação central em termos de estratégias de combate à Aids.
De acordo com o relatório da Unaids, cujos dados foram relembrados em nota da OMS, os grupos mais expostos ao HIV são as pessoas envolvidas com a prostituição, usuários de drogas injetáveis, os homens que têm relação sexual com outros homens e os transexuais – e são esses também os que menos têm acesso aos programas de prevenção da doença.


Segundo as Nações Unidas, 80% de todas as mulheres do mundo contaminadas pelo HIV vivem na África Subsaariana. No leste europeu, 50% dos soropositivos são também usuários de drogas injetáveis.


Na Espanha e na França, até três quartos das novas infecções ocorrem em grupos de migrantes.


No mundo todo, aproximadamente 33 milhões de pessoas são soropositivas para o HIV.


O Brasil foi premiado pelas Nações Unidas por sua liderança no combate à Aids. 


Na Inglaterra, o jornal The Independent traz um encarte especial sobre o tema, dirigido pelo músico Elton John. Um par de rosas pintado pelo artista britânico Gary Hume ilustram a edição. As rosas representam a transitoriedade da vida, e foram escolhidas pelo cantor como forma de manifesto contra a pandemia.

VISITA AOS GRUPOS DE JOVENS

A Pastoral da Juventude irá fazer uma série de visitas aos grupos de jovens, primeiramente, para tomar conhecimento do andamendo de grupo e depois ver em que é possível ajudar para na dinamização do trabalho com a juventude.

O primeiro grupo a receber a visita foi o JUNAC de serrinha dos pintos...




segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SOLIDARIEDADE DE BENTO XVI AO RIO


Na manhã deste domingo, 28 de novembro, o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, recebeu um fax do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, transmitindo a solidariedade do Papa Bento XVI ao povo do Rio de Janeiro, conforme as palavras do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone. Eis o texto:


“Excelência Reverendíssima,



Cumpro o dever de transmitir a Vossa Excelência, o telegrama de Sua Eminência o Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado:



"Exmo. Revmo. Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro,



O Santo Padre segue com profunda tristeza os graves enfrentamentos e as violências destes dias no Rio de Janeiro, particularmente na comunidade “Vila Cruzeiro”. O Sumo Pontífice assegura a sua oração pelos mortos, como também pelas suas famílias, e pede aos responsáveis que ponham fim às desordens, ao mesmo tempo em que os encoraja a restabelecerem o respeito da Lei e do Bem Comum.



Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade"



Uno às palavras do Eminentíssimo Cardeal, minha fervorosa oração a Deus Todo-poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua Arquidiocese. Aproveito o ensejo para expressar meus sentimentos de alta estima,



Dom Lorenzo Baldisseri,
Núncio Apostólico”

Programação da Festa de Santa Luzia 2010



Abertura da Festa – 03/12


Carreata
Missa às 15h em Riacho da Cruz, saindo a carreata com a imagem e relíquia de Santa Luzia às 16h. Passando pelas cidades de Umarizal, Olho D’agua dos Borges, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado. Em Mossoró será recepcionada na Capela de São Vicente. O Terço dos Homens conduzirá em Caminhada até a Catedral.

Cerimônia de Abertura - a partir das 19h

Abertura Solene, com o pronunciamento do Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e Bênção do Santíssimo Sacramento;
Iluminação natalina da Cidade de Mossoró;
Jantar da Família na Pça. Vigário Antônio Joaquim;
Show musical com Orquestra e Banda Radiola Club no adro da Catedral;
Celebrações de 04 a 12/12 – Catedral de Santa Luzia

Missas às 06h e às 09h

Novenas às 16h e às 19h30
Adoração de 12h às 15h
Confissões individuais de 07h às 09h,
de 10h às 12h e de 14h às 16h

Novenário de 04 a 12/12 – Catedral de Santa Luzia


04/12 – Tema: Luzia, olhar que desperta. Lc 5, 1 – 11. Noiteiros: Comunidades Novas, Movimentos, Serviços e Pastoral Familiar.
05/12 – Tema: Luzia, olhar que ilumina. Mt 5, 14 – 16. Noiteiros: Religiosos (as) e Comunidades de Vida Consagrada.
06/12 – Tema: Luzia, olhar que liberta. Lc 4, 14 – 22. Noiteiros: Paróquia de São Manoel e Área Pastoral Nª Sra. de Fátima.
07/12 – Tema: Luzia, olhar que transforma. Rm 13, 8 – 10. Noiteiros: Paróquia de São João Batista e Área Pastoral Menino Jesus de Praga.
8/12 – Tema: Luzia, olhar que cura. Lc 18, 35 – 43. Noiteiros: Movimentos Marianos e Paróquia de Nª Sra. da Imaculada Conceição.
Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, saindo às 8h da Matriz do Alto da Conceição em direção à Catedral.
09/12 – Tema: Luzia, olhar que intercede. Jo 17, 20 – 26. Noiteiros: Paróquia de São José, Pastoral da Juventude e Pastorais Sociais.
10/12 – Tema: Luzia, olhar que evangeliza. Mt 28, 16 – 20. Noiteiros: Paróquia de São Paulo, CEBI e Catequese.
11/12 – Tema: Luzia, olhar que protege. Jo 10, 7 – 18. Noiteiros: Seminário Santa Teresinha (Seminaristas).
12/12 – Tema: A Palavra de Deus, fonte de vida. Lc 8, 4 – 15. Noiteiros: Romeiros e Mossoroenses residentes em outras cidades (Filhos ausentes).

Recital Sacro de 04 a 12/12 às 19h, no adro da Catedral.


Cirandinha – recreação para crianças, durante as noites do novenário ao lado da Catedral.
Missa do vaqueiro – 05/12 às 07h, na Capela de São Pedro, Bairro Liberdade I.
Oratório de Santa Luzia de 04 a 13/12, após a Novena da noite, no adro da Catedral.
A Mais Bela Voz 2010 – de 02 a 05/12, após o Oratório, no palco I da Festa.
Shows Populares de 04 a 12/12 nos dois palcos da Festa com diversas bandas e artistas da terra.
Leilão da Festa – 11/12 após o Oratório, no palco da Festa (ao lado da Catedral).
VI Corrida de Santa Luzia – 05/12 saindo às 8h da Catedral retornando às 9h.
I Pedalada de Santa Luzia – 12/12, saída após a Missa das 6h, retornando à Catedral.
Show Mensagem com Pe. Nunes – 12/12, após o Oratório de Santa Luzia no adro da Catedral.
II Moto-romaria de Santa Luzia – 12/12, após a Novena das 19h30, saída da Pça. Rodolfo Fernandes (do Pax).

Dia da Padroeira – 13/12


00h – Chegada da II Moto-romaria de Santa Luzia com bênção das motos, Cortejo cultural com os Filhos da Luz e show pirotécnico na Catedral.
05h – Primeira Missa dos Romeiros.
06h30– Segunda Missa dos Romeiros.
08h – Terceira Missa dos Romeiros.
10h – Missa solene da Festa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana.
13h – Quinta Missa dos Romeiros.
15h – Sexta e última Missa dos Romeiros.
17h – Procissão de Santa Luzia saindo da Catedral. Percurso: Av. Dix-sept Rosado, Av. Dix-neuf Rosado, Rua Marechal Deodoro, Rua Rodrigues Alves, Rua Melo Franco, Av. Augusto Severo, Rua Santos Dumont e Rua Idalino de Oliveira. Encerrando com Bênção Solene do Santíssimo Sacramento.

'O homem se mede por aquilo que espera', diz Papa


A espera é uma dimensão que atravessa toda existência do ser humano, sendo que este se mede por sua esperança e pelas coisas que aguarda. 
 
O Papa Bento XVI dedicou a oração do Angelus deste domingo (28), com os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, ao tema da espera e da esperança, no contexto do primeiro domingo do
Advento.
 
“A espera, o aguardar, é uma dimensão que atravessa toda a nossa existência pessoal, familiar e social. A espera é presente em milhares de situações, das menores e mais banais às mais importantes, que nos comprometem totalmente e no profundo”, disse o pontífice.
 
Bento XVI citou exemplos de momentos marcantes nesse sentido, como a espera dos pais pelo filho, a espera de um jovem pelo êxito em um exame decisivo ou em uma entrevista de trabalho; nas relações afetivas, a espera do encontro com a pessoa amada, da resposta a uma carta, ou da acolhida de um pedido de perdão.
 
Segundo o papa, “pode-se dizer que o homem está vivo enquanto espera, enquanto em seu coração é viva a esperança. E por sua esperança o homem se reconhece: a nossa ‘estatura’ moral e espiritual se pode medir por aquilo que esperamos, por aquilo em que temos esperança”.
 
Neste tempo que prepara o Natal, o papa convidou cada pessoa a se perguntar aquilo que espera. “O que, neste momento de minha vida, clama em meu coração?”, sugeriu que se pergunte o papa, mas, não só no âmbito individual, também no coletivo, o que se espera enquanto comunidade.
 
O papa indicou que se aprenda de Maria, “Mulher do Advento, a viver o dia a dia com um espírito novo, com o sentimento de uma espera profunda, que só a vinda de Deus pode preencher”.

 
Com informações da Zenit.

 
Foto: Divulgação

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...