Sugestões

terça-feira, 9 de abril de 2013

O que representou o Catecumenato Crismal..




Decidir qual rumo tomar, caminho certo a seguir ou que trajetória fazer nunca foram, não são, nem serão decisões fáceis. Principalmente, quando são colocadas nas mãos de jovens adolescentes como nós, que dispomos de pouco conhecimento e encontramo-nos em um mundo tão caótico. O pecado hoje em dia nos rodeia de várias maneiras, com várias formas e rostos, deixa-nos numa vulnerabilidade enorme, onde a qualquer momento podemos cair num abismo e termos dificuldades em sair de lá. Profanação e Drogas batem na nossa porta constantemente querendo deixar ruínas em nossas vidas. Cabe somente a nós deixá-las ou não entrar. 

Hoje aqui, podemos considerar-nos vitoriosos e compromissados com a Santíssima Trindade. Pois, essa caminha que concluímos não foi apenas mais um sacramento ou dever religioso. E sim, uma escolha e um compromisso que fizemos em nossas vidas e sem dúvidas, nos trouxe o bem interior e a felicidade de nosso Pai Celestial. 

Não sendo lá muito bom com as palavras, tento redigir resumidamente aqui em nome de minha turma o que representou o Catecumenato Crismal para nós. 

Em quase dois anos de jornada, pergunto-lhes: O que foi bom? O que foi ruim? Quais ensinamentos tivemos? O que mudou em nossas vidas? Sem dúvidas teria um grande número de diferentes respostas! Não desejo responder essas interrogações e sim deixá-las como ponto de reflexão para que nesta noite, cada um dos aqui presentes reflita e responda particularmente ao nosso grandioso Pai. 

Sempre me perguntei qual nossa função aqui na terra e para que estamos aqui, e é com momentos como este que tenho minhas tão esperadas respostas. O Catecumenato deixou grandes lições que levaremos e lembraremos em nossa vida religiosa. Desde o dia em que tomamos tal decisão, representou escolha e compromisso que desde já fizemos sem a certeza de cumprir . Hoje com a batalha quase completa, creio que o aprendizado retirado dos ensinamentos que vimos ao longo desse tempo sirva-nos para a vida eterna, pois jovens como nós temos grande influência e capacidade de fortalecer nossa Igreja e seu principal ponto: A FÉ EM NOSSO SALVADOR. E sem dúvidas essa caminhada que fizemos até aqui, certifica-nos que nós jovens, com um simples toque de dedicação somos capazes de servir a Cristo. 

Deixo aqui, finalizando essas breves palavras, que nada mais tiveram que a intenção de expressar o quanto de bem o Catecumenato trouxe e a nova visão que se abriu em nós jovens neste tempo de preparação, a citação do sábio Papa João Paulo II: "Todo tempo é tempo de acreditar que as pessoas vão se renovar".

Alan Clístenes

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...