Sugestões

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Papa no Dia Mundial do Enfermo: "Levanta-te e vai; a tua fé te salvou!"


Os doentes e os que sofrem encontrem na fé "uma âncora segura": este é o encorajamento do Santo Padre, que em sua Mensagem para o Dia Mundial do Enfermo ressalta que "quem crê jamais está sozinho". O tema da Mensagem foi extraído do Evangelho segundo São Lucas (17, 19): "Levanta-te e vai; a tua fé te salvou!". O Papa dirige-se com palavras de particular proximidade aos doentes e aos sacerdotes – que dão assistência espiritual nos hospitais, chamados a se sentirem "verdadeiros ministros dos enfermos". E reitera que, a exemplo de Cristo, os fiéis são chamados a acolher toda vida humana, particularmente se frágil e enferma", e a curvar-se "sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-los". Em seguida, se detém sobre os "Sacramentos de cura", ou seja, da Penitência e da Reconciliação e sobre o Sacramento dos Enfermos, que alcançam seu natural cumprimento na Comunhão Eucarística". Sacramentos que iluminam "o binômio entre saúde física e renovação das dilacerações da alma". Quem na doença "invoca o Senhor" – escreve o Papa –, está "certo de que o Seu amor jamais o abandona" e de que jamais falta "o amor da Igreja". No Sacramento da Penitência, na "medicina da confissão" – observa –, "a experiência do pecado não degenera em desespero, mas encontra o amor que perdoa e transforma". Por isso, o momento do sofrimento, ao invés de ser motivo de desespero, pode transformar-se num tempo de graça para voltar-se para si mesmo, repensar a própria vida e nos próprios erros, como o filho pródigo. Depois, faz votos de que seja valorizado o Sacramento da Unção dos Enfermos, que – escreve – não deve ser considerado "quase um sacramento menor em relação aos outros". Pelo contrário, este Sacramento "merece hoje uma maior consideração, quer na reflexão teológica, quer na ação pastoral para com os doentes". Por fim, a Mensagem evidencia a importância da Eucaristia. Recebida no momento da doença, "contribui de modo singular para realizar tal transformação", associando o enfermo à oferta que Jesus "fez de si mesmo ao Pai para a salvação de todos".

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Administrador Apostólico de Natal (RN) fala do evento "Bote Fé"

Dom_Matias_Patricio_Jose_Bezerra_014

O administrador apostólico de Natal, dom Matias Patrício de Macedo, deu uma entrevista à assessoria de imprensa da CNBB, sobre a realização do evento "Bote Fé", e mostrou a importância da arquidiocese na história da Igreja no Brasil, já que foi em Natal que nasceram iniciativas como a Campanha da Fraternidade e o Movimento de Educação de Base.

“Creio que será um marco para a juventude no Brasil, que está precisando de momentos singulares nos quais eles possam se sentir agentes, animadores e corresponsáveis”, afirmou o bispo.

O show acontecerá na Arena Bote Fé, montada na praia do Forte, na capital potiguar. “Será a primeira vez que as maiores expressões católicas da música se reúnem em um mesmo palco”, destaca o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Ribeiro, que é coordenador geral do projeto Bote Fé.

Arena_Bote_Fe_014

Programação

Os portões da Arena Bote Fé serão abertos a partir das 13 horas desta sexta-feira. O show começa às 17 horas, com a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.

Participam do evento os padres Zezinho, Fábio de Melo, Reginaldo Manzotti, Marcelo Rossi, Joãozinho, Antônio Maria e Robson de Oliveira. As bandas Dominus, Rosa de Saron, Anjos de Resgate, os ministérios Shalom e Adoração e Vida, e o grupo Cantores de Deus. Também participam os cantores Zé Vicente, Eros Biondini, Irmã Kelly Patrícia, Diego Fernandes, Olívia Ferreira e Eliana Ribeiro, entre outros.

“Esta diversidade de artistas católicos que vai se apresentar aqui mostra a nossa diversidade e unidade, que gera a comunhão e a participação. É um sinal eloquente do rosto da Igreja, do que ela é: unida na diversidade, anunciando Jesus Cristo”, avalia dom Matias.

Dom Mariano, Clero e a Juventude da Diocese recepecionam os símbolos da Jornada Mundial da Juventude 2012

Os municípios de Assu, Campo Grande, Caraúbas, Portalegre, Pau dos Ferros, Itaú, Apodi e Mossoró se preparam em grande estilo para receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 14 e 17 deste mês. As cidades participam do “Bote Fé Diocese de Mossoró”, um grande evento que vem ocorrendo em todo o Brasil pelos lugares percorridos pelos símbolos da JMJ. No dia 17, a Diocese de Mossoró entrega os símbolos ao Ceará.

Programação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora na Diocese

14 – Assu
16h – Acolhida Cruz e do Ícone de Nossa Senhora da Conceição pelo bispo Dom Mariano, Padre Canindé e Pe Gerônimo, caminhada, Celebração Eucarística, vigília, procissão motorizada, ficção da réplica da Cruz no Santuário dedicada à Beata Lindalva e envio para município de Campo Grande.
15 – Campo Grande
5h – Acolhida na Ponte Nova, procissão e Celebração com louvor na Matriz de Sant”Ana.
15 – Caraúbas
07h – Acolhida com show, carreatas, vista ao Hospital Regional, Santa Missa com o Bispo Dom Mariano, café comunitário e testemunhos de jovens.
15 – Portalegre
12h – caminhada, show e momento de Espiritualidade.
15 – Pau dos Ferros
17h- Acolhida, carreata, cerimonial na Igreja Matriz, via sacra, shows, apresentações culturais, testemunho de jovens e exposição dos símbolos JMJ e as 5h, dia 16, Santa Missa e envio para Itaú.
16- Itaú
6h- Acolhida dos símbolos, carreata, Santa Missa e show com Divina Luz
16- Apodi
12h – caminhada, visita as comunidades, louvor e momento de espiritualidade.
 

ROTEIRO DOS SÍMBOLOS EM MOSSORÓ-

18h- Cerimonial de abertura na Matriz de São João Batista- Boa Vista
SAÍDA: 1ª Estação- Igreja de São João Batista (Rua Felipe Camarão) -
2ª Estação- R. Frei Miguelinho (Praça da Delegacia)
3ª Estação- R. Frei Miguelinho (Esquina da Igreja de São Paulo) –
4ª Estação- R. Antônio Vieira de Sá (Praça do Rotary) –
5ª Estação- R. Antônio Vieira de Sá (Descampado com a travessa R. Gabriel Sousa) –
6ª Estação- Av. Dr. João Marcelino (Proximidades da “Nossa Clínica”) –
7ª Estação- Av. Abel Coelho (Atual Av. Santa Maria) (Descampado próximo a oficina) –
8ª Estação- R. Rodrigues Alves (Portal do Saber) –
9ª Estação- R. Rodrigues Alves (Cruzamento com a R. 06 de Janeiro) - 
10ª Estação- R. Rodrigues Alves (Vuco - Vuco) –
11ª Estação- R. Campos Sales (Descampado ao lado da Igreja Mãe Rainha) –
12ª Estação- R. Venceslau Braz (Em frente ao Projeto Esperança) –
13ª Estação- R. Marechal Deodoro (Cobal) –
14ª Estação- Av Dix-sept Rosado (Praça do Museu) –
15ª Estação- Av Dix-sept Rosado (Catedral de Santa Luzia) –

00h- Missa na Catedral presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana
1h30 Show Bote Fé Mossoró e vigília na quadra do Colégio das Irmãs

Dia 17/02
7h- Visita da Cruz e do Ícone Nossa Senhora várias instituições de Mossoró
15h- Encerramento da visita dos símbolos e entrega á Diocese de Sobral.

*Informações na integra no site www.juventudemossoro.blogspot.com

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...