Sugestões

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CNBB divulga nota "Eleições Municipais 2012 - Voto consciente e limpo"

cnbb



Durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro, a presidência da CNBB apresentou a sua mensagem para as eleições municipais 2012. O texto foi aprovado durante a última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), realizado esta semana na sede da entidade, em Brasília (DF).

A seguir, a íntegra da nota.

Eleições Municipais 2012 - Voto consciente e limpo

O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília de 25 a 27 de setembro, considerando as eleições municipais do próximo mês de outubro, vem reforçar a importância desse momento para o fortalecimento da democracia brasileira. Estas eleições têm característica própria por desencadear um processo de maior participação em que os candidatos são mais próximos dos eleitores e também por debater questões que atingem de forma direta o cotidiano da vida do povo.

A Igreja louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem da nação e tomam sobre si o peso de tal cargo, em serviço de todas as pessoas (cf. GS 75). Saudamos, portanto, os candidatos e candidatas que, nesta ótica, apresentam seu nome para concorrer a um cargo eleitoral. Nascido da consciência e do desejo de servir com vistas à construção do bem comum, este gesto corrobora o verdadeiro sentido da atividade política.

Estimulamos os eleitores/as, inclusive os que não têm a obrigação de votar, a comparecerem às urnas no dia das eleições para aí depositar seu voto limpo. O voto, mais que um direito, é um dever do cidadão e expressa sua corresponsabilidade na construção de uma sociedade justa e igualitária. Todos os cidadãos se lembrem do direito e simultaneamente do dever que têm de fazer uso do seu voto livre em vista da promoção do bem comum (cf. GS 75).

A lei que combate a compra de votos (9840/1999) e a lei da Ficha Limpa (135/2010), ambas nascidas da mobilização popular, são instrumentos que têm mostrado sua eficácia na tarefa de impedir os corruptos de ocuparem cargos públicos. A esses instrumentos deve associar-se a consciência de cada eleitor tanto na hora de votar, escolhendo bem seu candidato, quanto na aplicação destas leis, denunciando candidatos, partidos, militantes cuja prática se enquadre no que elas prescrevem.

A vigilância por eleições limpas e transparentes é tarefa de todos, porém, têm especial responsabilidade instituições como a Justiça Eleitoral, nos níveis Federal, Estadual e Municipal, bem como o Ministério Público. Destas instâncias espera-se a plena aplicação das leis que combatem a corrupção eleitoral, fruto do anseio popular. O resgate da ética na política e o fim da corrupção eleitoral merecem nossa permanente atenção.

O político deve cumprir seu mandato, no Executivo ou no Legislativo, para todos, independente das opções ideológicas, partidárias ou qualquer outra legítima opção que cada eleitor possa fazer. Incentivamos a sociedade organizada e cada eleitor em particular, passadas as eleições, a acompanharem a gestão dos eleitos, mantendo o controle social sobre seus mandatos e cobrando deles o cumprimento das propostas apresentadas durante a campanha. Quanto mais se intensifica a participação popular na gestão pública, tanto mais se assegura a construção de uma sociedade democrática.

As eleições são uma festa da democracia que nasce da paixão política. O recurso à violência, que marca a campanha eleitoral em muitos municípios, é inadmissível: candidatos são adversários, não inimigos. A divisão, alimentada pelo ódio e pela vingança, contradiz o principio evangélico do amor ao próximo e do perdão, fere a dignidade humana e desrespeita as normas básicas da sadia convivência civil, que deve orientar toda militância política. Do contrário, como buscar o bem comum, princípio definidor da política?

A Deus elevemos nossas preces a fim de que as eleições reanimem a esperança do povo brasileiro e que, candidatos e eleitores, juntos, sonhem um país melhor, humano e fraterno, com justiça social.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, abençoe nossa Pátria!

Brasília, 27 de setembro de 2012

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Meditando o Evangelho de hoje


Dia Litúrgico: Sexta-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Lc 9,18-22): Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com ele. Então, perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou». Mas Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que eu sou?». Pedro respondeu: «O Cristo de Deus». Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém. E explicou: «É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar».

Comentário: Rev. D. Pere OLIVA i March (Sant Feliu de Torelló, Barcelona, Espanha)

Quem dizem as multidões que eu sou?(...) E vós, quem dizeis que eu sou?

Hoje, no Evangelho, há dois interrogantes que o mesmo Maestro formula a todos. O primeiro interrogante pede uma resposta estatística, aproximada: «Quem dizem as multidões que eu sou?» (Lc 9,18). Faz que giremos ao redor e contemplemos como resolvem a questão os outros: os vizinhos, os colegas de trabalho, os amigos, os familiares mais próximos... Olhamos o entorno e sentimo-nos mais ou menos responsáveis ou próximos -depende dos casos- de algumas dessas respostas que formulam quem têm relação conosco e com nosso âmbito, as pessoas... E a resposta diz-nos muito, informa-nos, situa-nos e faz que tomemos consciência daquilo que desejam, precisam, buscam os que vivem ao nosso lado. Ajuda-nos a sintonizar, a descobrir com o outro, um ponto de encontro para ir além...

Há uma segunda interrogação que pede por nós: «E vós, quem dizeis que eu sou?» (Lc 9,20). É uma questão fundamental que chama à porta, que mendiga a cada um de nós: uma adesão ou uma rejeição; uma veneração ou uma indiferença; caminhar com Ele e Nele ou finalizar numa aproximação de simples simpatia... Esta questão é delicada, é determinante porque nos afeta. Que dizem nossos lábios e nossas atitudes? Queremos ser fiéis àquele que é e dá sentido ao nosso ser? Há em nós uma sincera disposição a seguí-lo nos caminhos da vida? Estamos dispostos a acompanhá-lo à Jerusalém da cruz e da glória?

«É um caminho de cruz e ressurreição (...). A cruz é exaltação de Cristo. Disse-o Ele mesmo: Quando seja levantado, atrairei a todos para mim. (...) A cruz, pois, é glória e exaltação de Cristo» (São André de Creta). Dispostos para avançar para Jerusalém? Somente com Ele e Nele, verdade?

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Festa de Frutuoso Gomes


Maria é a Bem-aventurada, que poderia ter sido a perseguida, que poderia não ter sido a compreendida, que poderia ter dito “não”.  A graça de Deus acompanhou a vida da jovem de Nazaré, enchendo-a de entendimento, fortaleza e coragem.  Possamos todos nós, também, acreditar no convite de sermos bem-aventurados do mundo de hoje. Aqueles para os quais Deus continuamente envia convites para fazer parte de Seu plano de amor, aqueles filhos amados cujo Pai só deseja envolve-los em graça e paz.

Unamo-nos numa só fé e celebremos com alegria a festa de nossa Padroeira!

Pe. Possidio Lopes e Equipe da Festa.


PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA


1ª Noite: 05/10/2012 - Sexta-feira
19h - Missa de Abertura.
Noiteiros: Amigos da Sagrada Face e Mãe Rainha.
Tema: Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Fundamentação bíblica: Lucas 10,13-16.
Pregador: Pe. Possidio.


2ª Noite: 06/10/2012 - Sábado
19h - Novena.
Noiteiros: Jovens, Crianças, Catequese e Maçonaria.
Tema: Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.
Fundamentação bíblica: Lucas 10, 17-24.
Pregador: Seminarista Sebastião.


3ª Noite: 07/10/2012 - Domingo
19h - Missa.
Noiteiros: Casais e Namorados.
Tema: O que Deus uniu o homem não separe!
Fundamentação bíblica: Marcos 10, 2-16.
Pregador: Pe. Possidio.


4ª Noite: 08/10/2012 - Segunda-Feira
19h - Novena.
Noiteiros: Escolas Municipais, Estaduais e Colégios particulares.
Tema: Quem é o meu próximo?
Fundamentação bíblica: Lucas 10, 25-37.
Pregadora: Lúcia.


5ª Noite: 09/10/2012 - Terça-feira
19h - Novena.
Noiteiros: Pastoral do Dízimo, Animadores e Colaboradores.
Tema: Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte.
Fundamentação bíblica: Lucas 10, 38-42.
Pregadora: Helena Bezerra.


6ª Noite: 10/10/2012 - Quarta-Feira
19h - Novena.
Noiteiros: Terço dos Homens
Tema: Senhor, ensina-nos a rezar.
Fundamentação bíblica: Lucas 11, 1-4.
Pregador: François.


7ª Noite: 11/10/2012 - Quinta-feira
19h - Novena.
Noiteiros: Motoristas, Motoqueiros e Comerciantes.
Tema: Pedi e recebereis.
Fundamentação bíblica: Lucas 11, 5-13.
Pregadora: Gorete Torres.


8ª Noite: 12/10/2012 - Sexta-feira
19h - Novena.
Noiteiros: Comunidades e Idosos.
Tema: Fazei o que ele vos disser.
Fundamentação bíblica: João 2, 1-11.
Pregadora: Elienice Almeida.


9ª Noite: 13/10/2012 - Sábado
9h - Celebração do Sacramento do Batismo.
19h - Lucernário e Vigília.
Noiteiros: Pastoral Litúrgica e Filhos Ausentes.
Tema: Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram.
Fundamentação bíblica: Lucas 11, 27-28.
Pregador: Paulo.


DIA DA FESTA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
14/10/2012 - Domingo – DIA DO SENHOR.
17h – Procissão e Missa de encerramento
Tema: Vende tudo o que tens e segue-me!
Fundamentação bíblica: Marcos 10, 17-30.
Presidente: Pe. Possidio.

Participação da Banda Filarmônica 20 de Dezembro




CONVIVÊNCIA FRATERNA

  • Barraca com festivais de comidas todas as noites.
  • Apresentações, Sorteios
  • 13/10/2012 - Jantar após a novena
  • 14/10/2012 - Bongo após a missa


domingo, 23 de setembro de 2012

Papa pede que deixemos de lado o orgulho e aprendamos a ser humildes



O Papa Bento XVI exortou neste domingo os fiéis a deixarem de lado o orgulho e aprenderem a ser humildes. Durante a oração mariana do Angelus, recitada no pátio interno da residência Apostólica de Castel Gandolfo, o Papa afirmou que é necessário uma mudança no nosso modo de pensar e de viver para seguir Deus.

“Seguir o Senhor requer sempre do homem uma profunda conversão, uma mudança no modo de pensar e de viver, requer abrir o coração à escuta para deixar-se iluminar e se transformar interiormente”. 

Um ponto-chave no qual Deus e o homem se diferenciam é o orgulho – continuou o Papa; em Deus não há orgulho, porque Ele é total plenitude e é todo inclinado a amar e doar vida; em nós homens, ao invés, o orgulho está intimamente enraizado e requer constante vigilância e purificação.

Bento XVI acrescentou que “nós, que somos pequenos, aspiramos parecer grandes e sermos os primeiros, enquanto Deus não teme em se inclinar e se fazer último, por isso pediu à Virgem Maria que mostre a todos o caminho da fé em Jesus através do amor e da humildade.

Momentos antes o Papa recordou que nos últimos encontros e no encontro deste domingo para a oração do Angelus ele está meditando sobre o Evangelho de Marcos. Domingo passado entramos na segunda parte, isto é na última viagem de Jesus em direção a Jerusalém e em direção do ápice da Sua missão. A passagem deste domingo contém o segundo desses anúncios. Jesus diz: “O Filho do Homem – expressão com a qual designa si mesmo - será entregue nas mãos dos homens, e eles irão matá-lo; mas, depois de morto, depois de três dias, ressuscitará" (Marcos 9:31). Os discípulos”, não entendiam estas palavras, e tinham medo de interrogá-lo”.

Na saudação que fez aos peregrinos de língua francesa o Santo Padre agradeceu mais uma vez aqueles que acompanharam com a oração no último fim de semana a sua viagem apostólica ao Líbano, e extensivamente a todo o Oriente Médio. “Continuem rezando pelos cristãos do Oriente Médio, pela paz e pelo diálogo sereno entre as religiões” – disse o Papa – recordando que neste sábado foi beatificado na localidade francesa de Troyes o sacerdote Louis Brisson, fundador no século XIX dos Oblatos e Oblatas de São Francisco de Sales.

Já em polonês o Papa recordou que no Evangelho deste domingo Jesus dá atenção especial às crianças. Diz: “quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que acolhe”. “Peçamos a Deus que essas palavras – acrescentou – inspirem todos aqueles que são responsáveis pelo dom da vida, das dignas condições de existência e de educação, do seguro e sereno crescimento das crianças. Toda criança possa gozar do amor e do calor familiar!

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...