Sugestões

segunda-feira, 23 de maio de 2016

ROTEIRO PARA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA


Roteiro para Coroação de Nossa Senhora

1- Introdução 

Comentarista: Como a luz do dia vem do sol, a realeza de Maria vem de sua maternidade divina. Já na Anunciação o arcanjo falava do reinado sem fim do menino que lhe nasceria por obra e graça do Espírito Santo (Lc 1,33). Por que não haveria de ser rainha aquela que o próprio Deus escolhera para ser a mãe do "Rei dos reis e Senhor dos senhores" (Ap 19,16) e que, por isso mesmo, foi preservada imaculada desde a conceição, feita "cheia de graça" (Lc 1,28) e a mantida virgem durante e depois do parto?
Coroando hoje Nossa Senhora, nós contemplamos sua glória no céu e colocamo-nos sob a sua proteção. Maria é a nossa Rainha e nós queremos servi-la com amor e dedicação, vivendo com entusiasmo nossa fé e a caridade, na ajuda e respeito a todas as famílias de nossa comunidade.

2- Ato de Louvor - Maria, Rainha do céu e da terra, Filha predileta do Pai, Mãe do Filho de Deus, Esposa imaculada do Espírito Santo, admiro e louvo o vosso privilégio único no mundo, pois, agradando a Deus pela vossa humildade, fé e virgindade, fostes escolhida para ser a Mãe do Salvador.

3- Entrada das Imagens e comunidades
4- Entrada da Imagem que vai ser coroada – ( Jovens conduzem – Ave Maria Sax)

5- Anunciação do Anjo à Maria
Comentarista: A mensagem do Anjo foi a notícia mais alegre da História: O Filho de Deus viria a este mundo para morar com a gente.
         Para que viria? Para nos libertar e salvar da escravidão. Para fundar um novo reino. Um reino de paz, de fraternidade, de pureza, de convivência harmoniosa com Deus e com os homens.
         De que nos libertaria? Do pecado e suas consequências. Da ganância e do ódio, da ambição, do egoísmo e da prepotência.
         Como viria? Como criança pobre para viver entre os pobres, levando uma vida de pobre. Crescendo numa família como a nossa. Trabalhando como nós. Seria operário, homem do povo, misturado com o povo.
         Ele seria nosso Emanuel (Deus Conosco), o Príncipe da Paz, o Pacificador, o Sol da justiça, o Verbo Encarnado, o Cristo Libertador.
         Vamos recordar juntos como aconteceu o anúncio do maior presente de Deus para a humanidade.

 Apresentação
Maria e o Anjo (Anjos de Resgate).

6- Título Especial – Rota 300

Nossa Senhora Aparecida
Comentarista: Nossa Senhora ocupa um lugar especial na História de nossa Salvação. Ela continua caminhando conosco, dedicando a mesma atenção para cada um de seus filhos e não descansará enquanto não nos ver sãos e salvos no Reino eterno de seu Filho amado. Vamos receber com carinho ela que também é a padroeira do nosso Brasil com o título de Nossa Senhora Aparecida.

Cântico: A Padroeira. ( Criança vestida de Nossa Senhora Aparecida – Dança Jovens)

7- Oferta das Flores - FAMILIAS
Comentarista: Nossa Senhora se preocupou e até hoje ainda se preocupa com a humanidade. Foi tão grande a sua luta pelo bem de todos que até entregou o seu único filho por amor a nós.
Ao ofertar seu próprio filho pela nossa salvação, Maria nos deu um grande exemplo de doação, desprendimento e desapego.
Oferecer algo de bom a alguém é o gesto mais nobre que se pode ter. O gesto da oferta significa desprendimento, generosidade, abertura, amizade...
Vamos seguir o exemplo de Maria e oferecer a Deus, todos os dias: O dia que começou com tudo o que acontecer; Nossos filhos, parentes, amigos e também aqueles que não fazem parte do nosso convívio; Os doentes que gemem nos hospitais e nas próprias casas; As crianças que vão nascer e as crianças que foram assassinadas antes mesmo de nascer; Os pobres e perseguidos, os desprezados e oprimidos, os marginalizados da sociedade, os governantes das nações... Enfim, todos os nossos irmãos, que de uma forma ou de outra, refletem a figura de Cristo.

Neste momento, façamos a oferta das rosas que trouxemos, pedindo a Maria que nos ajude a caminhar como ela, aceitando de Deus não só as glórias, mais também as dores necessárias para a nossa santificação.

Cântico: Vem Maria, Vem.

Obs: Na semana anterior à Coroação, pedir para cada FAMILIA levar uma rosa para oferecer à Nossa Senhrora. Preparar vasos para que, neste momento, todos possam depositar suas rosas diante do altar de Nossa Senhora.

8- EVANGELHO DO DIA – BREVE REFLEXÃO
  
9- Oferta do Coração - Catequese, Infancia,Coroinhas

ComentaristaNeste momento de reflexão, convidamos todos a colocarem a mão no seu coração e ofertá-lo ao Senhor, assim como Maria, que entregou não só o seu coração, mais toda sua vida em favor da humanidade.

Sugestão: Enquanto cantam, uma criança oferta um coração à Nossa Senhora, ou se preferir, várias crianças entram com corações com palavras que simbolizem o desejo de nosso coração (Ex: Paz, Saúde, Amor, Fé, etc).

Crianças - Acolhei, ó Mãe querida, o nosso coração e conservai-nos unidos entre nós e em comunhão com vosso Filho.

Cântico: Um Coração para Amar.

10- Oferta do Manto – Jovens

ComentaristaMaria foi uma jovem à frente de seu tempo, enfrentou com ousadia e coragem, todos os desafios que surgiram em seu caminho. Em nenhum momento duvidou dos planos de Deus e cumpriu fielmente sua missão, dedicando toda a sua juventude em favor da humanidade.
Neste momento, os jovens querem expressar sua homenagem à Maria, ofertando o manto para que Maria no dia-a-dia cubra e proteja a todos os Jovens de todos os males e os inspire a dedicar também sua juventude à Deus.

Sugestão: Apresentar uma dança – Música - Senhora Rainha Tão linda estás
Jovens (em voz alta): Recebei, ó Mãe querida, o manto azul da cor do céu. Estendei o vosso manto sobre nós, guardai-nos de todos os perigos e fortalecei a nossa fé.
11- Oferta do Terço – Terço dos Homens

ComentaristaEm suas aparições, inúmeras vezes Maria nos pediu para rezar o terço. Peçamos a ela, nesta noite, a graça de bem rezar esta oração, na certeza de que nossas súplicas chegarão ao seu Filho e alcançaremos as graças que tanto desejamos.

Cântico: O Terço.

Sugestão: Enquanto todos cantam, os Homens ofertam um terço à Nossa Senhora.

12- COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
            
 ComentaristaComo toda mãe, Maria sorriu, chorou, amou, sofreu, ensinou e aprendeu. Maria viveu a plenitude do ser mãe, aceitando com humildade e resignação, todas as graças e dores de sua missão, acompanhando seu filho amado até o último suspiro na cruz.
Terminada sua missão aqui na terra, Maria foi elevada ao céu, onde certamente foi coroada por Jesus, juntamente com os anjos e santos.
Na condição de filhos, nos reunimos nesta noite para render nossas homenagens e também coroar Maria, como nossa mãe e nossa rainha.

CRIANÇA VESTIDA DE ANJO ENTRA E FAZ A  COROAÇÃO

  MÚSICA - MARIA, VOU TE COROAR
Criança: Recebei, ó Mãe querida, a coroa de nosso amor. Ensinai-nos a viver os valores do Reino de Deus, por toda a nossa vida.

13  – BENÇÃO FINAL
 MARIA, VOU TE COROAR
 - LETRA DA MUSICA DA COROAÇÃO
Como não te chamar de mãe se o próprio salvador assim chamou
Como não me espelhar em ti Maria
Sem mancha, sem pecado original
Imaculada mãe de Jesus
Corpo e alma ao céu assunta foi
Vitoriosa
Maria vou te coroar
Maria vou te coroar
Rainha mãe de Jesus e minha
Por quem não aprendeu a te amar eu te amo

E com Jesus eu vou te coroar lá no céu

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...