Sugestões

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

JMJ: Papa pede que jovens fiquem junto dos pobres

JMJ-viasacra7

MADRI - Ao final da via-sacra que presidiu nesta sexta-feira, às 19:30h (14:30 horário de Brasília), na praça Cibeles, em Madri, o papa Bento XVI pediu aos jovens que sejam animados pelo amor de Cristo a “permanecer junto aos menos favorecidos”.
“Vós, que sois tão sensíveis à idéia de partilhar a vida co os outros, não passeis ao lardo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade de amar e de vos compadecerdes”, disse o papa.
Bento XVI disse que Deus não está alheio ao sofrimento humano. “A  paixão de Cristo incita-nos a carregar sobre nossos ombros o sofrimento do mundo, com a certeza de que Deus não é alguém distante ou alheio ao homem e às suas vicissitudes”.
JMJ-viasacra9
O papa recordou, ainda, os elementos fundamentais de humanidade que devem marcar a vida das pessoas. “Sofrer com o outro, pelos outros; sofrer por amor da verdade e da justiça; sofrer por causa do amor e para se tornar uma pessoa que ama verdadeiramente: estes são os elementos fundamentais de humanidade, o seu abandono destruiria o mesmo homem”, disse, citando sua encíclica Spe Salvi.
O trajeto da via-sacra ficou tomado pela multidão de jovens que participam da 26ª Jornada Mundial da Juventude na capital espanhola desde terça-feira, 16. Nas estações foram colocadas imagens do acervo artístico espanhol, as mesmas usadas na Semana Santa.
Durante a via-sacra, a cruz foi levada por jovens que têm algum tipo deficiência. Eles vieram da Terra Santa, Iraque, Albânia, Ruanda e Burundi, Sudão, Japão, Haiti, dentre outros.

25 anos de vida religiosa de Ir. Dinar e Ir. Dorinha








































quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Festa de Nossa Senhora do Rosário - 2011



Início: 25 à 28 de agosto
Tema: Maria Coração Materno de Deus

Programação:

25/08 - Hasteamento da Bandeira, caminhada da Matriz para a igreja do Rosário as 18h30min; Novena - 19hs.
Lema: Maria Coração acolhedor da palavra. Responsável: Terço dos Homens (Luiz Francelino);

26/08 - Novena - 19hs.
Lema: Maria Coração solidário e servidor. Reponsáveis: Irmãs da Sagrada Face;

27/08 - Missa - 19hs.
Lema: Maria Coração dedicado ao amor. Responsável: ECC. Casais com Cristo (Toinho);

28/08 - Missa e Procissão - 18hs.
Lema: Maria Coração educador da fé. Responsável: Jovens e Crismandos (Irmã Socorrinha).

Programação Social
27/08 - Após a Missa/Leilão
28/08 - Após a Missa/Sorteio. Preço da Cartela: R$5.00.

Bento XVI aos jovens: "A Igreja precisa de vós"

JMJ-PapaCibeles1

MADRI - O papa Bento XVI às 19:30h (horário local), na Praça Cibeles, em Madri. O papa deixou a residência da Nunciatura Apostólica, onde está hospedado, às 19:15h de papamóvel até à Porta de Alcalá, um dos monumentos mais importantes de Madri .  Aí desceu, recebeu as chaves da cidade das mãos do Alcade de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón.
Durante todo o trajeto, o papa pode sentir a animação e euforia dos jovens,que gritavam seu nome e agitavam suas bandeiras numa demonstração enorme de carinho pelo sucessor de Pedro. Nem mesmo o sol de quase 40º tirou o ânimo da juventude que, desde cedo, tomou as ruas da cidade e lotou as estaçoes de metrô com uma vibração de assustar a quem não sabia o que estava acontecendo. Tudo para ficar o mais perto possível do papa.
JMJ-PapaAlcal1

Bento XVI entrou na cidade passando pela Porta de Alcalá e foi cumprimentado por 50 jovens, dez de cada continente. Dos jovens recebeu ramos de oliva e terra e fez o plantio simbólico da árvore como lembrança de sua visita a Madri. Em seguida, assistiu a uma exibição com cavalos de raça espanhola, recebendo as boas-vindas de seis cavaleiros.
No palco montado na Praça Cibeles, a arcebispo de Madri, cardeal Antônio María Rouco saúdo Bento VI, e agradeceu sua visita a Madri. “[Os jovens] aqui estão, querido Santo Padre, para viver este encontro com o Papa como filhos e irmãos da mesma Igreja, o novo povo de Deus que não conhece fronteiras!”, disse o cardeal. “Estes jovens conhecem o sentido mais provundo de suas vidas, porque não lhes falta Cristo”, acrescentou.
JMJ-PapaCibeles2

Saudação dos jovens
Bento XVI foi acolhido, ainda, por cinco jovens, um de cada continente, que lhe entregaram presentes. O papa fez uma breve saudação aos jovens lembrando que a presença e participação deles nas celebrações durante a JMJ “ressoará por todos os cantos desta ilustre cidade”. "Rezemos para que sua mensagem [de Cristo] de esperança e de amor tenha eco também no coração daqueles que não crêem ou se afastaram da Igreja".
O papa saudou os jovens presentes na praça em cinco línguas. Aos de língua portuguesa convidou a “subir até a fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista desta Jornada Mundial e, espero, de vossa vida: Cristo Senhor”. Ele exortou os jovens a edificarem suas vidas na Palavra de Cristo. “A Igreja precisa de vós e vós precisais da Igreja”, afirmou.

JMJ-PapaCibeles4

Protagonistas na busca da verdade
No seu discurso, após a leitura do evangelho de São Mateus, o papa alertou os jovens para não sucumbirem à tentação de decidirem por si mesmos o que é verdade ou não.
“Há muitos que, julgando-se deuses, pensam que não têm necessidade de outras raízes nem de outros alicerces para além de si mesmos. Desejariam decidir, por si sós, o que é verdade ou não; o que é bom ou mau, justo ou injusto; decidir quem é digno de viver ou poder ser sacrificado nas aras de outras preferências”, disse.
“Estas tentações estão sempre à espreita.  É importante não sucumbir a elas, porque, na realizade, conduzem a algo tão fútil como uma existência sem horizontes, uma liberdade sem Deus”, acrescentou.
O papa recordou que a pessoa humana foi criada livre, “à imagem e semelhança de Deus”, para ser “protagonista da busca da verdade e do bem”. “Deus quer um interlocutor responsável, alguém que possa dialogar com Ele e amá-lo”, acentuou.
Bento XVI também incentivou os jovens a abrirem o coração para a palavra de Cristo. “Há palavras que servem apenas para entreter e passam como o vento; outras instruem sob alguns aspectos a mente; as palavras de Jesus, ao invés, têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira. Sem isso, ficam estéreis e tornam-se efêmeras; não nos aproximam d´Ele”, disse o papa.
Leia, na íntegra, a saudação inicial e o discurso do papa aos jovens na Praça Cibeles

JMJ-EncontroPapaCibeles1

Agenda
Amanhã, 19, Bento XVI cumpre uma extensa agenda a partir das 7:30h (horário local). Confira abaixo.
7:30h - Missa privada na Capela da Nunciatura Apostólica de Madri.
10:00h - Visita a Suas Majestades os Reis de Espanha no Palácio da Zarzuela de Madri.
11:30h - Encontro com religiosas jovens no Pátio dos Reis de El Escorial. 12:00h - Encontro com professores universitários jovens na Basílica de São Lourenço de El Escorial.
13:45 - Almoço com dez jovens dos cinco continentes, no salão dos embaixadores na Nunciatura Apostólica de Madri.
17:30h - Encontro oficial com o presidente do governo na Nunciatura Apostólica de Madri. 
19:30h – Via-Sacra com os jovens na Praça Cibeles. Discurso do Santo PadrePapa aos jovens: “Que a chama do amor de Cristo nunca se apague de vossos corações

Manifestação em Brasília pede a aprovação do Estatuto do Nascituro

4marchanacionaldacidadaniapelavida

No dia 31 de agosto, a Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), será palco da 4ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, que neste ano terá como tema “Quero viver! Você me ajuda?”. A marcha é uma iniciativa do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto.
O evento acontecerá às 15 horas e pedirá a aprovação do Estatuto do Nascituro (Projeto de Lei 478/2007) que tramita no Congresso Nacional.
“O Brasil já tem leis aprovadas como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto do Idoso e já existe proposta para aprovar o Estatuto da Juventude. Chegou a hora de o país ter o seu Estatuto do Nascituro, que já foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, mas precisa ser aprovado também por mais duas Comissões na Câmara dos Deputados”, diz um dos trechos do panfleto da 4ª Marcha Nacional, que convoca a população para a concentração em frente ao Museu Nacional.
A manifestação pretende ainda entregar 50 mil assinaturas ao Presidente da Câmara dos Deputados, pedindo a aprovação do Estatuto.

Agosto: mês das vocações

Tradicionalmente, celebramos o mês de agosto como mês vocacional. A cada domingo, dedicamos nossas orações e nossa atenção a uma das vocações: a vocação ao Ministério Sacerdotal, a vocação Laical, a Vocação à Vida Religiosa. Somos chamados, neste mês a refletirmos sobre esta questão vital para a nossa Igreja: o chamado e a resposta.
Inicialmente, há um Deus que chama, que convoca e propõe algo de concreto: dar um sentido à própria existência, uma direção fundamental e única, idêntica para todas as vocações: a santidade como meta última. Deus nos convoca a sairmos do círculo egoísta de projetar a própria vida tendo como ponto de referência a si mesmo. Fomos criados, e a partir daí, chamados (vocacionados) a orientarmos nossa existência como uma flecha busca seu alvo. Nosso alvo é Deus. Ele e a comunhão plena com Ele é nosso único objetivo final capaz de realizar nossa vida nesta terra.
Quem atinge este alvo, quem se deixa atrair poderosamente por esta Meta, por este Alguém, que como poderoso imã nos puxa para si, será feliz, realizará sua vida, dando a ela um sentido plenificante. Quem errar esta meta, estará destinado à frustração, ao desencanto de não chegar onde deveria chegar.
Além disso, o chamado de Deus inclui a concretização no fazer da própria vida um dom, um serviço. Chega-se à Meta definitiva através de um caminho concreto: ou oferecendo a própria existência para ser para os demais a imagem e a presença do Cristo Bom Pastor, através da vocação sacerdotal; ou vivendo a vocação laical, no meio das realidades humanas, quer constituindo através do Sacramento do Matrimônio, uma família fundada no amor humano, elevado por Cristo à dignidade e condição de Sacramento de Salvação, quer vivendo esta vocação laical sem assumir o Sacramento do Matrimônio, dedicando-se a alguma forma de serviço dos demais; ou então assumindo de forma absoluta, a vocação à vida religiosa, sendo sinal da presença de Cristo no meio da Igreja e do mundo, e vivendo a radicalidade dos Conselhos do Evangelho: a obediência , a castidade e a pobreza.
Tantos caminhos, tantas possibilidades… Deus, na riqueza de seu amor por nós, nos chama à felicidade plena e nos oferece os meios para que possamos atingi-la.
Aproveitemos bem este mês vocacional.
Rezemos e reflitamos bastante sobre o que Deus quer de nós e qual tem sido a qualidade de nossas resposta.
E de uma maneira especial, peçamos ao Senhor da messe e Pastor do rebanho que continue a inspirar muitos jovens a serem sensíveis ao Chamado e generosos na Resposta.
Vale a pena oferecer a própria vida por Cristo, a serviço de Seu Reino de Amor e de Paz.
Dom Antonio Carlos Rossi Keller

Crise na África pode matar 400 mil crianças somalis

somaliacrise_fome

A crise de fome, seca, conflitos e alta dos preços dos alimentos continuam a castigar o Chifre da África (região Nordeste do continente que compreende países como Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia). A crise na Somália, por exemplo, já matou 30 mil crianças de fome e já é considerada a pior dos últimos 60 anos.
Aproximadamente 400 mil crianças somalis podem vir a morrer de fome em breve se nenhuma medida urgente for tomada. As informações são da agência de notícias Associated Press. A advertência foi feita após a visita do secretário de Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha, Andrew Mitchell, à capital da Somália, Mogadíscio.
O ministro se reuniu com líderes do governo local e com representantes de grupos humanitários internacionais. Esta foi a primeira vez que um ministro britânico visitou a cidade nos últimos 18 anos. No país vizinho, Quênia, Mitchell disse que a Grã-Bretanha doará ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) o equivalente a mais de 41 milhões de dólares em ajuda adicional.
A falta de ajuda alimentar deixa 3,6 milhões de pessoas sob o risco da fome no sul da Somália. No total, mais de 12 milhões de pessoas estão sentindo os efeitos da estiagem, a pior em décadas. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
A CNBB e Cáritas Brasileira (organismo vinculado à CNBB) estão organizando uma campanha humanitária em favor dos países africanos.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/7358-crise-na-africa-pode-matar-400-mil-criancas-somalis-

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...