Sugestões

terça-feira, 24 de maio de 2011

REUNIÃO TRIMESTRAL DE PASTORAL

CATECÚMENOS DE SÃO BENEDITO

Sexta-Feira e Sábado passado estivemos reunidos para a segunda Trimestral Diocesana em Mossoró. Ao longo do ano serão quatro encontros: o Primeiro aconteceu nos dias 25 e 26 de Março; o segundo foi agora nos dias 20 e 21 de Maio; o terceiro encontro acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto e o quarto e último encontro é justamente a Assembléia Diocesana de Pastoral que vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2011.
Nestes encontros diocesanos estãos presentes além do nosso pastor Diocesano Dom Mariano Manzana, todos os padres e representantes leigos de toda a diocese para aprofundarem temas ligados às prioridades diocesanas de Pastoral.
nesta segunda trimestral diocesana de pastoral aprofundamos um tema estudado na assembléia diocesana do ano passado: CATECUMENATO.
Este caminho para o discipulado já está implantado em algumas paróquias de nossa diocese, o dejeso diocesano é que essa experiencia seja implantada em todas as paróquias.
Mais o que é realmente CATECUMENATO?

CATECUMENATO...

É o método proposto pela Igreja, desde seu início, para realizar comunitariamente a Iniciação Cristã de Adultos.
Como a Iniciação Cristã de Adultos é um processo, que se realiza ao longo do tempo, o RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS (RICA) determina que ela se faça no seio da comunidade dos fiéis, que serve de exemplo e estímulo para os candidatos, bem como, se realize em etapas:

• Etapa 1 – O Pré-catecumenato;
• Etapa 2 – O Catecumenato;
• Etapa 3 – O Tempo de Purificação e Iluminação;
• Etapa 4 – Mistagogia.

O candidato, desejoso de encontrar a Deus, acolhe a palavra e entra em um processo de conversão, num itinerário pessoal e em âmbito comunitário. O adulto não amadurece na fé apenas pelo aprendizado de conceitos, mas convivendo dentro de uma comunidade cristã que o acolhe e apóia e da qual ele é membro que dá e recebe.

Quando implantado numa paróquia é um processo contínuo que pode se iniciar a qualquer momento, pois aquele que vem buscar a Deus (simpatizante) deve ser acolhido em qualquer tempo.

O Pré-catecumenato é o tempo da evangelização. Neste tempo, o simpatizante, é acompanhado por um introdutor, que lhe anuncia o Deus vivo, de forma que creia e se converta livremente ao Senhor. O introdutor é o semeador que vai preparar o terreno do candidato para que a semente da fé possa florescer e dar frutos da vida cristã. Ele é um amigo que, partilhando sua própria experiência com o candidato, vai ajudá-lo a caminhar na fé e estabelecer uma relação pessoal com Deus e com a comunidade.

A Passagem desta etapa para o Catecumenato é feita através do “RITO ENTRADA AO CATECUMENATO”. A partir deste momento passam a se chamar catecúmenos ou catequizandos se já forem batizados.

O Catecumenato é o espaço de tempo, em que os candidatos recebem formação (catequese) e exercitam-se praticamente na vida cristã. Esta etapa é conduzida por catequistas que podem inclusive terem atuado como introdutores na etapa anterior.

A Passagem do Catecumenato para a etapa seguinte é feita através do “RITO DE ELEIÇÃO”. A partir de então os candidatos são chamados eleitos.

O Tempo de Purificação e Iluminação é o período em que é intensificada a preparação para a recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia.

Neste tempo, a intensa preparação espiritual, mais relacionada à vida interior que à catequese, procura purificar os corações e espíritos pelo exame de consciência, e iluminá-los por um conhecimento mais profundo de Cristo, nosso Salvador. Serve-se para isso de vários ritos, sobretudo dos escrutínios.

Os escrutínios, solenemente celebrados aos domingos, têm em vista o duplo fim de descobrir o que houver de imperfeito, fraco e mau no coração dos eleitos, para curá-los, bem como, de consolidar aquilo que houver de bom, forte e santo no mesmo coração.

Esta etapa culmina com os eleitos recebendo os Sacramentos do Batismo, Crisma e/ou da Eucaristia.

A Mistagogia é a etapa do seu engajamento nas atividades da Igreja. Auxiliados pela Graça recebida nos Sacramentos, unidos à comunidade, pela participação na Eucaristia, pela meditação do Evangelho e pela prática da caridade, eles vão progredindo no conhecimento mais profundo do mistério pascal e na sua vivência cada vez maior.

PONTOS IMPORTANTES DESTE PROCESSO:
1. O adulto é acolhido e acompanhado individualmente ou pequenos grupos;
2. Cada adulto tem a sua própria história, sua situação particular, que se enquadrará dentro de ritos específicos;
3. Os ritos marcam a passagem de uma etapa para outra;
4. Quem determina o tempo que vai demorar para passar de uma etapa a outra, incluindo a recepção dos sacramentos, é o próprio adulto, segundo a constatação do estágio de sua conversão, com ajuda do introdutor, do pároco e da comunidade.

ESTUDO BÍBLICO

No Sábado, 21, a Paróquia de Martins, esteve reunida na Casa de Cultura Popular, com todos os pólos (Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos e Pintada) para realizar mais uma formação de estudo bíblico. Ao todo participaram 104 pessoas, para a formação do ESTUDO DO LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS. A partir deste encontro, os animadores e animadoras realizarão o estudo bíblico, durante todo o ano de 2011, nas famílias e grupos religiosos. 

O encontro foi assessorado por Julimar, formado em Teologia. Durante todo o estudo, foram discutidas várias questões como: contextualização do Novo Testamento, Autoria destinatário e objetivos, dentre outros assuntos. Vale apena lembrar que, o estudo do livro de Atos está concentrada numa série de experiências da Igreja com o Espírito Santo. Todas essas experiências são de suma importância para todos cristãos. Elas servem para o fortalecimento da fé em nossa caminhada como membros do corpo de Cristo.

Confira o quadro comparativo do Estudo feito em toda paroquia de Martins
Polo/Ano
Grupos 2008
Evang. Mateus
Grupos 2009
Evang. Marcos
Grupos 2010
Evang. Lucas
Grupos 2011
Atos dos Apost.
Antônio Martins
15
08
08
Atualizar
Frutuoso Gomes
09
07
07
Atualizar
Martins
10
10
10
      Atualizar
Pintada
05
05
05
Atualizar
Serrinha dos Pintos
08
08
08
Atualizar

Total De Grupos Em Toda Paroquia em 2010: 38 Grupos

Totais Participantes do estudo em toda Paróquia em 2010: 400 Pessoas

Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos At 2.17

Confira as Fotos:

Grupo de Estudo





















                                                                                                    Por  Michell

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...