Sugestões

sexta-feira, 18 de março de 2016

                         

        
AGENDA PASTORAL – Semana Santa
SÁBADO - 19
18h – Procissão de São José
saindo da casa das Irmãs
e Missa - Matriz
( MISSA DA PROVIDENCIA)
DOMINGO – 20 - Ramos
08h – Missa na Matriz
10h – Missa - AM
17h – Missa -  FG
19 e 30h – Missa - Serrinha
SEGUNDA - 21
19h- Conclusão dos Encontros da CF
Nos Polos.
TERÇA - 22
19h – Vigília Eucarística e Celebração
Da Misericórdia.
QUARTA - 23
19h – Procissão do Encontro.

QUINTA – 24 – Santa Ceia
17h – Missa em Serrinha – Pe. Dian
17h – Missa em F.G – Pe. João
19h – Missa em Martins  - Pe. Dian
19h – Missa em A. Martins - Pe. João
SEXTA – 25 - Paixão
15h  - Celebração da Paixão – Martins – Pe. Dian
15h  - Celebração da Paixão – A.M- Pe. João
19h - Celebração da Paixão – F.G-Pe. João
19h - Celebração da Paixão – Serrinha-Pe. Dian

SABADO – 26 – Aleluia
18h- Missa em Serrinha – Pe. Dian
18h- Missa em Frutuoso – Pe. João
21h- Missa em Martins – Pe. Dian
21h- Missa em A. Martins – Pe. João
DOMINGO – 27 – PÁSCOA
8h- Missa em Martins – Pe. Dian
10h- Missa em Pintada – Pe. Dian
17h- Missa em Frutuoso – Pe. João
17h- Missa em Serrinha- Pe. Dian
19h- Missa em A. Martins – Pe. João

quinta-feira, 17 de março de 2016

VIGÍLIA PASCAL



REFRÃO CONTEMPLATIVO: Deus é luz, Deus é luz, Deus é luz nele não há trevas!

(Todos ficam ao redor da fogueira cantando o refrão. Os ministros vem em procissão e ficam ao redor da fogueira, quando todos estiverem em seu local o presidente inicia...

C E L E B R A Ç Ã O  D A   L U Z

MONIÇÃO INICIAL (Missal, p. 271)

Presidente: Meus irmãos e minhas irmãs. Nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda terra a se reunirem em vigília e oração. Se comemorarmos a Páscoa o Senhor ouvindo sua palavra e celebrando seus mistérios, podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus.

BÊNÇÃO DO FOGO

Presidente: Ô Deus, que pelo vosso filho trouxestes àqueles que crêem o clarão da vossa luz, santificai este novo fogo. Concedei que a festa da pascoa acenda em nós tal desejo do céu, que possamos chegar purificados à festa da luz eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo. Amém.

PREPARAÇÃO DO CÍRIO

  1. Por suas chagas,
  2. Suas chagas gloriosas,
  3. O Cristo Senhor,
  4. Nos proteja;
  5. E nos guarde. Amém.

Presidente: A luz de Cristo que ressuscitou resplandecente dissipe as trevas de nosso coração e nossa mente

(Acende-se o círio)

Presidente:  Irmãos, porque nosso Senhor Jesus Cristo é a luz do mundo, nós somos chamados também a ser luz e viver na luz. Para significar isso, vamos acender nossas velas na luz do círio pascal.

PROCISSÃO DA LUZ

Presidente: Como o povo de Deus no deserto guiado por uma coluna luminosa, vamos nós também em caminhada, conduzidos pelo círio pascal, imagem do Cristo, luz do mundo.

(O presidente vai à frente com o círio, ergue-o e canta,...)

Presidente: Eis a luz, eis a luz de Cristo, a luz de Cristo.

Coral: Demos graças, demos graças, demos graças a Deus. (bis)

(A última aclamação e feita do presbitério voltado para o povo. O presidente depõe o círio em local apropriado. O Missal e posto no ambão e incensado, em seguida o presidente canta a proclamação da páscoa)

  PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA

Exulte de alegria, dos anjos a multidão, (bis)
Exultemos, também, nós por tão grande salvação! (bis)

Do grande Rei a vitória cantemos o resplendor: (bis) Das trevas surgiu a glória, da morte o Libertador. (bis)

O Senhor esteja convosco! Esta no meio de nós! (bis) Os corações para o alto! A Deus ressoe nossa voz. (bis)

1. No esplendor desta noite, que viu os Hebreus libertos, (bis) Nos os cristãos bem despertos, bradamos: morreu a morte! (bis)

Bendito seja o Cristo, Senhor, que é do Pai imortal, esplendor!

2. No esplendor desta noite, que viu vencer o Cordeiro, (bis) Por Cristo salvos, cantemos: a seu sangue justiceiro! (bis)

3. No esplendor desta noite, que viu ressurgir Jesus (bis) Do sepulcro, exultemos: pela vitória da cruz! (bis)

4. Noite mil vezes feliz, Deus por nós seu Filho deu, (bis) O Filho salva os escravos, quem tanto amor mereceu? (bis)

5. Noite mil vezes feliz, ó feliz culpa de Adão, (bis) Que mereceu tanto amor, que recebeu tal perdão! (bis)

6. Noite mil vezes feliz, aniquilou-se a maldade, (bis) As algemas se quebraram, despontou a liberdade! (bis)

7. Noite mil vezes feliz, o opressor foi despojado, (bis) Os pobres enriquecidos, o céu à terra irmanado! (bis)

8. Noite mil vezes feliz em círio de virgem cera, (bis) Nova esperança se acende no seio de tua Igreja! (bis)

9. Noite mil vezes feliz, noite clara como o dia, (bis)  Na luz de Cristo glorioso exultemos de alegria! (bis)

L I T U R G I A   D A   P A L A V R A

(o presidente volta a cadeira e exorta o povo)

EXORTAÇÃO (Missal, p. 279)

Meus irmãos e minhas irmãs, tendo iniciado solenemente esta vigília, ouçamos no recolhimento desta noite a Palavra de Deus. Vejamos como ele salvou outrora o seu povo e nestes últimos tempos enviou seu Filho como Redentor. Peçamos que o nosso Deus leve à plenitude a salvação inaugurada na Páscoa.

ACOLHIDA DA PALAVRA
A Palavra de Deus é luz que nos guia na escuridão:  É semente de paz, de justiça e perdão! (bis)
 (Após cada leitura/salmo todos ficam de pé, o presidente diz oremos e depois de um breve silêncio ele continua a oração; sentam-se para a leitura seguinte,)

I LEITURA – Gn 1,1. 26 – 31

SALMO 103 (104)

Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.

2. A terra vós firmastes em suas bases, ficará pelos séculos sem fim; os mares a cobriam como um manto, e as águas envolviam as montanhas.

3. Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes que passam serpeando entre as montanhas; às suas margens vêm morar os passarinhos, entre os ramos eles erguem o seu canto.

4. De vossa casa as montanhas irrigais, com vossos frutos saciais a terra inteira; fazeis crescer os verdes pastos para o gado e as plantas que são úteis para o homem.

5. Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas! Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

ORAÇÃO (Missal, p. 279)

Oremos. Deus eterno e todo-poderoso, que dispondes de modo admirável todas as vossas obras, daí aos que foram resgatados pelo vosso Filho a graça de compreender que o sacrifício do Cristo, nossa Páscoa, na plenitude dos tempos, ultrapassa em grandeza a criação do mundo realizada no princípio. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

II LEITURA Gn 22, 1 - 2. 9 - 13. 15 - 18

SALMO 15 (16)

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

1. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois, se o tenho a meu lado, não vacilo.

2. Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria e até meu corpo no repouso está tranqüilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.

3. Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

ORAÇÃO

Oremos. Ó Deus, Pai de todos os fiéis, vós multiplicais por toda a terra os filhos da vossa promessa, derramando sobre eles a graça da filiação e, pelo mistério pascal, tornais vosso servo Abraão pai de todos os povos, como lhes tínheis prometido. Concedei, portanto, a todos os povos a graça de corresponder ao vosso chamado. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

III LEITURA – Ex 14, 15 - 15, 1

SALMO (Ex 15)

Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glória!

1. Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória: precipitou no mar Vermelho o cavalo e o cavaleiro! O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar, pois foi ele neste dia para mim libertação!

2. Ele é meu Deus e o louvarei, Deus de meu pai, e o honrarei. O Senhor é um Deus guerreiro; o seu nome é “Onipotente”: os soldados e os carros do faraó jogou no mar, seus melhores capitães afogou no mar Vermelho.

3. Afundaram como pedras e as ondas os cobriram. Ó Senhor, o vosso braço é duma força insuperável! Ó Senhor, o vosso braço esmigalhou os inimigos!

4. Vosso povo levareis e o plantareis em vosso monte, no lugar que preparastes para a vossa habitação, no santuário construído pelas vossas próprias mãos. O Senhor há de reinar eternamente, pelos séculos!


ORAÇÃO

Oremos. Ó Deus, vemos brilhar ainda em nossos dias as vossas antigas maravilhas. Como manifestastes outrora o vosso poder, libertando um só povo da perseguição do Faraó, realizais agora a salvação de todas as nações, fazendo-as renascer nas águas d batismo. Concedei a todos os seres humanos tornarem-se filhos de Abraão e membros do vosso povo eleito. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

IV LEITURA – Is 54, 5 - 14

SALMO 29 (30)

Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

1. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!

2. Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

3. Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

ORAÇÃO
Oremos. Deus eterno e todo-poderoso, para a glória do vosso nome, multiplicai a posteridade que prometestes aos nossos pais, aumentando o número dos vossos filhos adotivos. Possa a Igreja reconhecer que já realizou em grande parte a promessa feita a nossos pais, da qual jamais duvidaram. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

V LEITURA Is 55, 1- 11

SALMO (Is 12)

Com alegria bebereis do manancial da salvação.

1. Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

2. E direis naquele dia: “Daí louvores ao Senhor, invocai o seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

3. Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel.

ORAÇÃO

Oremos. Deus eterno e todo-poderoso, única esperança do mundo, anunciastes pela voz dos profetas os mistérios que hoje se realizam. Aumentai o fervor do vosso povo, pois nenhum dos vossos filhos conseguirá progredir na virtude sem o auxílio da vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

VI LEITURA – Br 3, 9 - 15. 32 - 4, 4

SALMO 18B (19)

Senhor, tens palavras de vida eterna.

1. A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma!
 O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

2. Os preceitos do Senhor são preciosos, alegria ao coração.
 O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

3. É puro o temor do Senhor, imutável para sempre.
 Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

4. Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado.
 Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

ORAÇÃO
Oremos. Ó Deus, que fazeis vossa Igreja crescer sempre mais chamando todos os povos ao Evangelho, guardai sob a vossa contínua proteção os que purificais na água do batismo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

VII LEITURA – Ez 36, 16 - 28

SALMO 41 (42)

A minh’alma tem sede de Deus.

1. A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?

2. Peregrino e feliz caminhando para a casa de Deus/ Entre gritos, louvor e alegria da multidão jubilosa.

3. Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia;/Que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!

4. Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria./Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!


ORAÇÃO

Oremos. Ó Deus, para celebramos o mistério da Páscoa, vós nos instruís com Antigo e o Novo Testamento. Fazei-nos compreender a vossa misericórdia, para que, recebendo os bens que nos dais hoje, esperemos firmemente os que hão de vir. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

(Uma criança entra da porta central, rompe o silêncio e anuncia com muita alegria: )

ANUNCIO DA PÁSCOA

EU VOS ANUNCIO UMA GRANDE ALEGRIA, JESUS CRISTO RESSSUSCITOU!

TODOS: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados! (3x)

HINO DE LOUVOR

Glória! Glória! A Deus nas alturas. Paz em toda terra, paz em todo ser!

1. Nós vos louvamos, vos bendizemos, vos aclamamos, vos glorificamos, vos damos graças, vos damos glória, vos adoramos! Deus grande de amor!

2. Glória a Jesus Cristo, Filho Unigênito, todo amoroso, Cordeiro de Deus. Filho de Deus Santo, querido e amado, ao mundo enviado nosso Redentor!

3. Glória ao que nos livra de todo o pecado. Ao que salva o mundo da destruição, tende piedade, tende piedade, dai-nos o perdão!

4. Só vós sois o Senhor! Só vós o Senhor! Só vós o Altíssimo, Cristo, Salvador!  Na unção divina do Santo Espírito, na glória infinita de Deus. Amém!

ORAÇÃO

Oremos. Ó Deus, que iluminais esta noite santa com a glória da ressurreição do Senhor, despertai na vossa Igreja o espírito filial para que, inteiramente renovados, vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

LEITURA DA CARTA – Rm 6, 3 - 11

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (todos de pé, entoam o salmo e aclamam o evangelho)
Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis)

Rendei graças ao Senhor, que seu amor é sem fim!
Diga ao povo de Israel, que seu amor é sem fim!
Digam os seus sacerdotes, que seu amor é sem fim!
Digam todos os que o temem, que seu amor é sem fim!
Digam todos os cristãos, que seu amor é sem fim!

Invoquei-o na aflição: ES que o Senhor me ouviu!
O Senhor esta comigo: eis que o Senhor me ouviu!
Vencerei meus inimigos, eis que o Senhor me ouviu!
É melhor confiar nele, eis que o Senhor me ouviu!

Viverei, não morrerei,  pra seu amor proclamar!
Castigou-me, mas livrou-me, pra seu amor proclamar!
Do triunfo abriu-me as portas, pra seu amor proclamar!
E entrarão os vencedores, pra seu amor proclamar!

Eis o dia do Senhor, alegres nele exultemos!
Eis o dia em que ele agiu. Alegres nele exultemos!
Eis o dia que Ele fez, alegres nele exultemos!
Vem salvar-nos, ó Senhor, alegres nele exultemos!

Redei graças ao Senhor, pois seu amor é sem fim!
Deus é bom, rendei-lhe graças, pois seu amor é sem fim!

EVANGELHO – Lc 24, 1- 12
REFLEXÃO

L I T U R G I A    B A T I S M A L

Presidente: Nós que participamos da páscoa de Jesus, vibramos com as maravilhas do Deus vivo na história e em nossas vidas, e agora bendigamos a Deus pela água, que será aspergida sobre nós. Que ela nos renove na fidelidade ao Espírito que recebemos no batismo.

(Jovens entram com jarras de barro repletas com água...)

ACOLHIDA E BÊNÇÃO DA ÁGUA:

No princípio, teu espírito sobre as águas a pairar, O chão seco eis a terra, águas juntas eis o mar! Pelas águas do dilúvio vem a nova criação, Se levanta um arco-íris no esplendor da imensidão.

Bendito, bendito, bendito sejas, Senhor!
Bendito, bendito, pela água e pelo amor!

E do Mar Vermelho as águas o Senhor as dividiu, O meu povo do Egito com sua mão Deus conduziu./ E Moisés, tocando a rocha, faz da rocha água brotar Israel matando a sede, ao Senhor põe-se a louvar.

Sai do templo um tio d´água, vai correndo por Oriente. Toda vida se renova, onde alaga a torrente/ Jesus Cristo batizado com as águas do Jordão: “Eis meu filho muito amado, dele vem a redenção!”

Do seu peito transpassado, uma fonte a jorrar. Vem, Senhor, com esta água nossas culpas apagar!/ Vinde, fontes de água viva, a esta fonte bendizer. Quando a chuva molha a terra, o chão há de florescer.

(O presidente neste momento mergulha três vezes o círio na água enquanto se canta)

Do batismo, esta água, seja em nós recordação. Que na Páscoa alegria com o batismo dos irmãos. Ao Senhor do universo, ofertamos este canto, pelo Cristo, na unidade do Espírito Santo.

REFRÃO

Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO

(De pé acendem as velas no círio e fazem a profissão de fé)

Presidente: Meus irmãos e minhas irmãs, pelo mistério pascal fomos no batismo sepultados com Cristo para vivermos com ele uma vida nova. Por isso, terminados os exercícios da Quaresma, renovemos as promessas do nosso batismo, pelas quais já renunciamos a Satanás e suas obras, e prometemos servir a Deus na Santa Igreja Católica. Portanto:

Presidente: Para viver a liberdade dos filhos e filhas de Deus, vocês prometem lutar contra a escravidão do pecado e toda forma de opressão?

Todos: Prometo.

Presidente: Para viver como irmãos e construir a unidade, vocês prometem lutar contra todo egoísmo, injustiça e dominação?

Todos: Prometo.

Presidente: Para seguir Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, vocês prometem lutar contra as ilusões deste mundo e as tentações do maligno?

Todos: Prometo.

Presidente: Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
Todos: Creio.

Presidente: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?

Todos: Creio.

Presidente: Credes no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?

Todos: Creio.

Presidente: O Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos fez renascer pela água e pelo Espírito Santo e nos concedeu o perdão de todo pecado, guarde-nos em sua graça para a vida eterna, no Cristo Jesus, nosso Senhor.

Todos: Amém.

(O presidente asperge a comunidade...)

ASPERSÃO:

Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo. Aleluia, aleluia, aleluia! (bis)

(Nesse momento as ministras revestem os altares...)

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS:

1. Bendito sejas, ó rei da glória! Ressuscitado,
 Senhor da Igreja! Aqui trazemos as nossas ofertas!

Vê com bons olhos nossas humildes ofertas.
Tudo o que temos seja para ti, ó Senhor!

2. Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa,
 Dom que se imola. Aqui trazemos as nossas ofertas!

3. Maior motivo de oferenda, pois o Senhor
 Ressuscitou para que todos tivessem vida.

4. Irmãos da terra, irmãos do céu, juntos cantemos
 Glória ao Senhor. Aqui trazemos as nossas ofertas!

R I T O    D E     C O M U N H Ã O

Presidente: Coloquemos sobre o altar, o sacramento do corpo do Senhor, pão vivo que desceu do céu, sustento em nossa caminhada...

(A reserva eucarística é conduzida até o altar pela ministra enquanto se canta)
CANTO

Aqui estamos, comunidade reunida no altar do Criador. Aqui viemos na esperança de ver Cristo nesse pão, fonte de amor.

Santo alimento nos fortalece no caminho da missão! Nos purifica e renova o coração! Em nosso meio, vem Senhor, vem habitar. (bis)

                    MOMENTO DE LOUVOR

Presidente: Vamos dar graças a Deus pela vitória do Cristo, vencedor da morte e vamos repartir entre nós o pão consagrado, sacramento do seu corpo, pão vivo que desceu do céu...

Ó Deus bondoso e fiel, é muito bom te louvar em todo o tempo e lugar, especialmente nesta noite em que Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.

Todos: Nós te damos muitas graças, te louvamos ò Senhor!

Presidente: Por ele, nós, filhos e as filhas da luz renasceram para uma vida sem fim. E as portas do reino se abrem para nós. Nossa morte foi redimida pela sua e, na sua ressurreição, ressurgiu a vida para todos.

Todos: Nós te damos muitas graças, te louvamos ò Senhor!

Presidente: Como Jesus se reuniu com os discípulos e se deu a conhecer a eles na partilha do pão, nós também nos alegramos na partilha deste pão consagrado sacramento do seu amor que se revela a nós agora. Derrama sobre nós o teu Espírito, e recebe o louvor de todo o universo e de todas as pessoas que te buscam.

Todos: Nós te damos muitas graças, te louvamos ò Senhor!

Presidente: Toda louvação chegue a ti em nome de Jesus, por quem oramos com as palavras que ele nos ensinou:

- Pai nosso...

Presidente: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).

COMUNHÃO:

1. A mesa tão grande e vazia, de amor e de paz, de paz. Aonde há o luxo de alguns, a alegria não há, jamais! A mesa da Eucaristia, nos quer ensinar... a, a: que a ordem de Deus nosso Pai, é o pão partilhar.

Pão em todas as mesas da Páscoa a nova certeza.  A festa haverá, e o povo a cantar, aleluia!

2. As forças da morte: a injustiça e a ganância de ter, de ter! agindo naqueles que impedem ao pobre viver, viver. Sem terra, trabalho e comida, a vida não há, não há. Quem deixa assim e não age, a festa não vai celebrar.

3. Irmãos, companheiros na luta, vamos dar as mãos; na grande corrente do amor, na feliz comunhão, irmãos. Unindo a peleja e a certeza, vamos construir, aqui! Na terra o projeto de Deus. Todo povo a sorrir!

4. Que em todas as mesas de pobre haja festa de pão, de pão. E as mesas dos ricos vazias, sem concentração de pão... Busquemos aqui nesta mesa, do pão redentor do céu: a força e a esperança, que faz todo o povo ser Deus!

5. Bendito o Ressuscitado, Jesus vencedor, ô, ô. No pão partilhado a presença, ele nos deixou, deixou! Bendita é a vida nascida, de quem arriscou, ô, ô, na luta pra ver triunfar, neste mundo o amor.

ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO

Ó Deus, alimentados pela páscoa do Senhor, voltamos com o coração renovado de esperança. Dá-nos a força do teu Espírito, para sermos testemunhas da vida que vence o pranto e a morte. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


R I T O S F I N A I S

COMUNICADOS

BÊNÇÃO

Presidente: O Deus da vida que ressuscitou Jesus dos mortos nos ressuscite desde já para uma vida nova. A ele a glória e o poder, para sempre. Amém.

ABRAÇO DA PAZ

DESPEDIDA:

A nossa companhia agora é teu amor, (3X)

Uô, uô, agora é teu amor.

PAIXÃO E MORTE DO SENHOR SEXTA-FEIRA SANTA


RITO INICIAL

(Chegada em silêncio... quando chegar de frente pro altar o presidente ajoelha-se e todo o povo fica de joelhos também; depois de alguns minutos o presidente vai para cadeira de onde diz oração.)

ORAÇÃO (Missal, p. 254. Não se diz o oremos.)

Ó Deus, pela paixão de nosso Senhor Jesus Cristo destruístes a morte que o primeiro pecado transmitiu a todos. Concedei que nos tornemos semelhantes ao vosso Filho e, assim como trouxemos pela natureza a imagem do homem terreno, possamos trazer pela graça a imagem do homem novo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

L I T U R G I A  D A  P A L A V R A

I LEITURA (Is 52, 13 – 53, 12)

SALMO 30 (31):

Ó Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito.

1. Senhor, eu ponho em vós minha esperança; que eu não fique envergonhado eternamente! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

2. Tornei-me o opróbrio do inimigo, o desprezo e zombaria dos vizinhos e objeto de pavor para os amigos; fogem de mim os que me vêem pela rua. Os corações me esqueceram como um vaso espedaçado.

3. A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!

4. Mostrai serena a vossa face ao vosso servo e salvai-me pela vossa compaixão. Fortalecei os corações, tende coragem, todos vós que ao Senhor vos confiais!

II LEITURA (Hb 4, 14 – 16; 5, 7 – 9)

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Salve, ó Cristo obediente! Salve, amor onipotente / Que te entregou à cruz e te recebeu na luz!

EVANGELHO (Jo 18, 1 – 19, 42)

(Não se traça o sinal da cruz sobre a fronte, boca ou peito)

Narrador: Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus saiu com os discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Havia aí um jardim, onde ele entrou com os discípulos. Também Judas, o traidor, conhecia o lugar, porque Jesus costumava reunir-se aí com os seus discípulos. Judas levou consigo um destacamento de soldados e fariseus e chegou ali com lanternas, tochas e armas. Então Jesus, consciente de tudo o que ia acontecer, saiu ao encontro deles e disse:
Presidente: A quem procurais?
Narrador: Responderam:
Coral: A Jesus, o nazareno.
Narrador: Ele disse:
Presidente: Sou eu.
Narrador: Judas, o traidor, estava junto com eles. Quando Jesus disse “sou eu”, eles recuaram e caíram por terra. De novo lhes perguntou:
Presidente: A quem procurais?
Narrador: Eles responderam:
Coral: A Jesus, o nazareno.
Narrador: Jesus respondeu:
Presidente: Já vos disse que sou eu. Se é a mim que procurais, então deixai que estes se retirem.
Narrador: Assim se realizava a palavra que Jesus tinha dito: “Não perdi nenhum daqueles que me confiaste”. Simão Pedro, que trazia uma espada consigo, puxou dela e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco. Então Jesus disse a Pedro:
Presidente: Guarda a tua espada na bainha. Não vou beber o cálice que o Pai me deu?
Narrador: Então, os soldados, o comandante e os guardas dos judeus prenderam Jesus e o amarraram. Conduziram-no primeiro a Anãs, que era o sogro de Caifás, o sumo sacerdote naquele ano. Foi Caifás que deu aos judeus o conselho: “É preferível que um só morra pelo povo”. Simão Pedro e um outro discípulo seguiam Jesus. Esse discípulo era conhecido do sumo sacerdote e entrou com Jesus no pátio do sumo sacerdotes. Pedro ficou fora, perto da porta. Então o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, saiu, conversou com a encarregada da porta e levou Pedro para dentro. A criada que guardava a porta disse:
Leitor: Não pertences também tu aos discípulos desse homem?
Narrador: Ele respondeu:
Leitor: Não.
Narrador: Os empregados e os guardas fizeram uma fogueira e estavam se aquecendo, pois fazia frio. Pedro ficou com eles, aquecendo-se. Entretanto, o sumo sacerdote interrogou Jesus a respeito de seus discípulos e de seu ensinamento. Jesus lhe respondeu:
Presidente: Eu falei às claras ao mundo. Ensinei sempre na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se reúnem. Nada falei às escondidas. Por que me interrogas? Pergunta aos que ouviram o que falei; eles sabem o que eu disse.
Narrador: Quando Jesus falou isso, um dos guardas que ali estava deu-lhe uma bofetada, dizendo:
Leitor: É assim que respondes ao sumo sacerdote?
Narrador: Respondeu-lhe Jesus:
Presidente: Se respondi mal, mostra em quê, mas, se falei bem, por que me bates?
Narrador: Então, Anãs enviou Jesus amarrado para Caifás, o sumo sacerdote. Simão Pedro continuava lá, em pé, aquecendo-se. Disseram-lhe:
Coral: Não és tu, também, um dos discípulos dele?
Narrador: Pedro negou:
Leitor: Não!
Narrador: Então um dos empregados do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro tinha cortado a orelha, disse:
Leitor: Será que não te vi no jardim com ele?
Narrador: Novamente Pedro negou. E, na mesma hora, o galo cantou. De Caifás, levaram Jesus ao palácio do governador. Era de manhã cedo. Eles mesmos não entraram no palácio, para não ficarem impuros e poderem comer a Páscoa. Então Pilatos saiu ao encontro deles e disse:
Leitor: Que acusação apresentais contra este homem?
Narrador: Eles responderam:
Coral: Se não fosse malfeitor, não o teríamos entregue a ti!
Narrador: Pilatos disse:
Leitor: Tomai-o vós mesmos e julgai-o de acordo com a vossa lei.
Narrador: Os judeus lhe responderam:
Coral: Nós não podemos condenar ninguém à morte.
Narrador: Assim se realizava o que Jesus tinha dito, significando de morte havia de morrer. Então Pilatos entrou de novo no palácio, chamou Jesus e perguntou-lhe:
Leitor: Tu és rei dos Judeus?
Narrador: Jesus respondeu:
Presidente: Estás dizendo isso por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim?
Narrador: Pilatos falou:
Leitor: Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?
Narrador: Jesus respondeu:
Presidente: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui.
Narrador: Pilatos disse a Jesus:
Leitor: Então tu és rei?
Narrador: Jesus respondeu:
Presidente: Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. todo aquele que é da verdade escuta a minha voz.
Narrador: Pilatos disse a Jesus:
Leitor: O que é a verdade?
Narrador: Ao dizer isso, Pilatos saiu ao encontro dos judeus e disse-lhes:
Leitor: Eu não encontro nenhum culpa nele. Mas existe entre vós um costume, que pela Páscoa eu vos solte um preso. Quereis que vos solte o rei dos judeus?
Narrador: Então, começaram a gritar de novo:
Coral: Este não, mas Barrabás!
Narrador: Barrabás era um bandido. Então Pilatos mandou flagelar Jesus. Os soldados teceram uma coroa de espinhos e a colocaram na cabeça de Jesus. Vestiram-no com um manto vermelho, aproximavam-se dele e diziam:
Coral: Viva o rei dos judeus!
Narrador: E davam-lhe bofetadas. Pilatos saiu de novo e disse aos judeus:
Leitor: Olhai, eu o trago aqui fora, diante de vós, para que saibais que não encontro nele crime algum.

Narrador: Então Jesus veio para fora, trazendo a coroa de espinhos e o manto vermelho. Pilatos disse-lhes:
Leitor: Eis o homem!
Narrador: Quando viram Jesus, os sumos sacerdotes e os guardas começaram a gritar:
Coral: Crucifica-o! Crucifica-o!
Narrador: Pilatos respondeu:
Leitor: Levai-o vós mesmos para o crucificar, pois eu não encontro nele crime algum.
Narrador: Os judeus responderam:
Coral: Nós temos uma lei, e, segundo essa lei, ele deve morrer, porque se fez Filho de Deus.
Narrador: Ao ouvir essas palavras, Pilatos ficou com mais medo ainda. Entrou outra vez no palácio e perguntou a Jesus:
Leitor: De onde és tu?
Narrador: Jesus ficou calado. Então Pilatos disse:
Leitor: Não me respondes? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar?
Narrador: Jesus respondeu:
Presidente: Tu não terias autoridade alguma sobre mim se ela não te fosse dada do alto. Quem me entregou a ti, portanto, tem culpa maior.
Narrador: Por causa disso, Pilatos procurava soltar Jesus. Mas os judeus gritavam:
Coral: Se soltas esse homem, não és amigo de César. Todo aquele que se faz rei declara-se contra César.
Narrador: Ouvindo essas palavras, Pilatos levou Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, em hebraico “Gábata”. Era o dia da preparação da Páscoa, por volta do meio-dia. Pilatos disse aos judeus:
Leitor: Eis o vosso rei!
Narrador: Eles, porém, gritavam:
Coral: Fora! Fora! Crucifica-o!
Narrador: Pilatos disse:
Leitor: Hei de crucificar o vosso rei?
Narrador: Os sumos sacerdotes responderam:
Coral: Não temos outro rei senão César.
Narrador: Então Pilatos entregou Jesus para ser crucificado e eles o levaram. Jesus tomou a cruz sobre si e saiu para o lugar chamado Calvário, em hebraico “Golgota”. Ali o crucificaram com outros dois: um de cada lado e Jesus no meio. Pilatos mandou ainda escrever um letreiro e colocá-lo na cruz; nele estava escrito: “Jesus nazareno, o rei dos judeus”. Muitos judeus puderam ver o letreiro, porque o lugar ficava perto da cidade. O letreiro estava escrito em hebraico, latim e grego. Então os sumos sacerdotes dos judeus disseram a Pilatos:
Coral: Não escrevas “o rei dos judeus”, mas, sim, o que ele disse: “Eu sou o rei dos judeus”.
Narrador: Pilatos respondeu:
Leitor: O que escrevi está escrito.
Narrador: Depois que crucificaram Jesus, os soldados repartiram a sua roupa em quatro partes, uma parte para cada soldado. Quanto à túnica, esta era tecida sem costura, em peça única de alto a baixo. Disseram então entre si:
Coral: Não vamos dividir a túnica. Tiremos a sorte para ver de quem será.
Narrador: Assim se cumpria a Escritura que diz: “Repartiram entre se as minhas vestes e lançaram sorte sobre a minha túnica”. Assim procederam os soldados. Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua Mão e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe:
Presidente: Mulher, este é o teu filho.
Narrador: Depois disse ao discípulo:
Presidente: Esta é a tua mãe.
Narrador: Dessa hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse:
Presidente: Tenho sede.
Narrador: Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse:
Presidente: Tudo está consumado.
Narrador: E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
(Todos se ajoelham um instante em silêncio)
Narrador: Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e, depois, do outro que foram crucificados com Jesus. Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água. Aquele que viu dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. E outra Escritura ainda diz: “Olharão para aquele que transpassaram”. Depois disso, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus – mas às escondidas, por medo dos judeus –, pediu a Pilatos para tirar o corpo de Jesus. Pilatos consentiu. Então José veio tirar o corpo de Jesus. Chegou também Nicodemos, o mesmo que antes tinha ido de noite encontrar-se com Jesus. Levou uns trinta quilos de perfume feito de mirra e aloés. Então tomaram o corpo de Jesus e envolveram-no, com os aromas, em faixas de linho, como os judeus costumavam sepultar. No lugar onde Jesus foi crucificado, havia u jardim e, no jardim, um túmulo novo, onde ainda ninguém tinha sido sepultado. Por causa da preparação da Páscoa, e como o túmulo estava perto, foi ali que colocaram Jesus. – Palavra da salvação.

(Não se bate palmas, nem se diz: Glória a vós, Senhor)

REFLEXÃO


ORAÇÃO UNIVERSAL (Missal, p. 255 – 260)

1.  Pela santa Igreja: Oremos, irmãos e irmãs caríssimos, pela santa Igreja de Deus: que o Senhor nosso Deus lhe dê a paz e a unidade, que ele a proteja por toda a terra e nos conceda uma vida calma e tranqüila, para sua própria glória.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que em Cristo revelastes a vossa glória a todos os povos, velai sobre a obra do vosso amor. Que a vossa Igreja, espalhada por todo o mundo, permaneça inabalável na fé e proclame sempre o vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

2. Pelo papa: Oremos pelo nosso santo padre, o papa Bento XVI. O Senhor nosso Deus, que o escolheu para o episcopado, o conserve são e salvo à frente da sua Igreja, governando o povo de Deus.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes todas as coisas com sabedoria, dignai-vos escutar nossos pedidos: protegei com amor o Pontífice que escolhestes, para que o povo cristão que governais por meio dele possa crescer em sua fé. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

3. Por todas as ordens e por todos os fiéis: Oremos pelo nosso bispo Dom Mariano Manzana, por todos os bispos, presbíteros e diáconos da Igreja e por todo o povo fiel.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que santificais e governais pelo vosso Espírito todo o corpo da Igreja, escutai as súplicas que vos dirigimos por todos os ministros do vosso povo. Fazei que cada um, pelo dom da vossa graça, vos sirva com fidelidade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

4.Pelos catecúmenos: Oremos pelos catecúmenos: que o Senhor nosso Deus abra os seus corações e as portas da misericórdia, para que, tendo recebido nas águas do batismo o perdão de todos os seus pecados, sejam incorporados no Cristo Jesus.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que por novos nascimentos tornais fecunda a vossa Igreja, aumentai a fé e o entendimento dos nossos catecúmenos, para que, renascidos pelo batismo, sejam contados entre os vossos filhos adotivos.. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

5. Pela unidade dos cristãos: Oremos por todos os nossos irmãos e irmãs que crêem no Cristo, para que o Senhor nosso Deus se digne reunir e conservar na unidade da sua Igreja todos os que vivem segundo a verdade.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que reunis o que esta disperso e conservais o que esta unido, velai sobre o rebanho do vosso Filho. Que a integridade da fé e os laços da caridade unam os que foram consagrados por um só batismo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

6. Pelos judeus: Oremos pelos judeus, aos quais o Senhor nosso Deus falou em primeiro lugar, a fim de que cresçam na fidelidade de sua aliança e no amor do seu nome.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que fizestes vossas promessas a Abraão e seus descendentes, escutai as preces da vossa Igreja. Que o povo da primitiva aliança mereça alcançar a plenitude da vossa redenção. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

7. Pelos que não crêem em Cristo: Oremos pelos que não crêem no Cristo, para que, iluminados pelo Espírito Santo, possam também ingressar no caminho da salvação.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, daí aos que não crêem no Cristo e caminham sob o vosso olhar com sinceridade de coração, chegar ao conhecimento da verdade. E fazei que sejamos no mundo testemunhas mais fiéis da vossa caridade, amando-nos melhor uns aos outros e participando com maior solicitude do mistério da vossa vida. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

8. Pelos que não crêem em Deus: Oremos pelos que não reconhecem a Deus, para que, buscando lealmente o que é reto, possam chegar ao Deus verdadeiro.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, vós criastes todos os seres humanos e pusestes em seu coração o desejo de procurar-vos para que, tendo-vos encontrado, só em vós achassem repouso. Concedei que, entre as dificuldades deste mundo, discernindo os sinais da vossa bondade e vendo o testemunho das boas obras daqueles que crêem e vós, tenham a alegria de proclamar que sois o único Deus verdadeiro e Pai de todos os seres humanos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

9. Pelos poderes públicos: Oremos por todos os governantes: que o nosso Deus e Senhor, segundo sua vontade, lhes dirija o espírito e o coração para que todos possam gozar da verdadeira paz e liberdade.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, que tendes na mão o coração dos seres humanos e o direito dos povos olhe com bondade aqueles que nos governam. Que por vossa graça se consolidem por toda a terra a segurança e a paz, a prosperidade das nações e a liberdade religiosa. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

10. Por todos os que sofrem provações: Oremos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso, para que livre o mundo de todo erro, expulse as doenças e afugente a fome, abra as prisões e liberte os cativos, vele pela segurança dos viajantes e transeuntes, repatrie os exilados, dê saúde aos doentes e a salvação aos que agonizam.

Oração: Deus eterno e todo-poderoso, sois a consolação dos aflitos e a força dos que labutam. Cheguem até vós as preces dos que clamam em sua aflição, sejam quais forem os seus sofrimentos, para que se alegrem em suas provações com o socorro da vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

A D O R A Ç Ã O    D A    C R U Z

(O presidente conduz a cruz coberta ladeada por castiçais, após cada recitação desnuda 1 lado da cruz; a 3ª e ultima vez deve ser no presbitério voltado para o povo... em seguida começa a adoração da Santa Cruz enquanto se canta...após adoração depõe-se a cruz descoberta em cima do altar mor.)

Presidente: Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo.

Coral: Vinde, adoremos!

CANTO:

Bendita e louvada seja no céu a divina luz, / E nós, também, cá na terra, louvemos a santa cruz.


1. Os céus cantam a vitória de nosso Senhor Jesus;
 Cantemos nós, igualmente, louvores à santa cruz.

2. Sustenta gloriosamente nos braços ao bom Jesus;
 Sinal de esperança e vida o lenho da santa cruz.

3. Humildes e confiantes, levemos a nossa cruz;
 Seguindo sublime exemplo de nosso Senhor Jesus.

4. Cordeiro imaculado, por todos morreu Jesus;
 Pagando as nossas culpas, é rei pela sua cruz.

5. É arma em qualquer perigo, é raio de eterna luz;
 Bandeira vitoriosa, o santo sinal da cruz.

6. Ao povo aqui reunido, daí graça, perdão e luz;
 Salvai-nos, ó Deus clemente, em nome da santa cruz.


R I T O    D E     C O M U N H Ã O


(Vestem o altar com a toalha vermelha)

OFERTÓRIO:

1. Um coração para amar, pra perdoar e sentir, para chorar e sorrir, ao me criar Tu me deste. Um coração pra sonhar, inquieto e sempre a bater, ansioso por entender as coisas que Tu disseste:

Eis o que venho Te dar. Eis o que ponho no altar, toma Senhor que ele é Teu, meu coração não é meu. (Bis)

2. Quero que o meu coração seja tão cheio de paz, que não se sinta capaz de sentir ódio ou rancor. Quero que a minha oração possa me amadurecer, leve-me a compreender as consequências do amor.

(Em silêncio a reserva eucarística é conduzida até o altar pela ministra)

Presidente: Rezemos com amor e confiança, a oração que o Senhor nos ensinou:

- Pai nosso...

Presidente: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador.

Todos: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

Presidente: Felizes os convidados para a ceia do Senhor! Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).

COMUNHÃO:

Prova de amor maior não há /Que doar a vida pelo irmão. (Bis)

1. Eis que vos dou o meu novo mandamento:
    “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.

2. Vós sereis os meus amigos se seguirdes meu preceito:
    “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.

3. Como o Pai sempre me ama, assim também eu vos amei:
    “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.

4. Permanecei em meu amor e segui meu mandamento:
   “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.

5. E, chegando a minha páscoa, vos amei até o fim:
    “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.

6. Nisto todos saberão que vós sois os meus discípulos:
 “Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”.


ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO

Ó Deus, alimentados pela páscoa do Senhor, voltamos com o coração renovado de esperança. Dá-nos a força do teu Espírito, para sermos testemunhas da vida que vence o pranto e a morte. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

R I T O S   F I N A I S

COMUNICADOS

BÊNÇÃO
Presidente: O Deus da vida que ressuscitou Jesus dos mortos nos ressuscite desde já para uma vida nova. A ele a glória e o poder, para sempre. Amém.

ABRAÇO DA PAZ

DESPEDIDA:
A nossa companhia agora é teu amor, (3X)

Uô, uô, agora é teu amor.

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...