Sugestões

quinta-feira, 17 de março de 2016

CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR


REFRÃO CONTEMPLATIVO:

Onde reina amor, fraterno amor, onde reina amor, Deus aí esta.
  
R I T O S     I N I C I A I S

ABERTURA:
(A cruz dá início à procissão, leitores, ministros, coroinhas, presidente.)


Quanto a nós, devemos gloriar-nos na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, que é nossa salvação, nossa vida, nossa esperança de ressurreição, e pelo qual fomos salvos e libertos.

1. Esta é a noite da ceia pascal, a ceia em que nosso cordeiro se imolou.
2. Esta é a noite da ceia do amor, a ceia em que Jesus por nós se entregou.
3. Esta é a ceia da nova aliança, a aliança confirmada no sangue do Senhor.

SINAL DA CRUZ

Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém.

Presidente: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça  e paz vos sejam concedidas abundantemente.

T. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Presidente: Irmãos e irmãs, com alegria nos reunimos para celebrar a Ceia do Senhor, memória da última ceia realizada por Jesus com os discípulos. Iniciemos o Tríduo Pascal, cujo centro é o grande mistério da nossa redenção: a paixão, morte e ressurreição do Senhor...


ATO PENITENCIAL:

Presidente: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai (pausa).

1. Eu confesso a Deus e a vós, irmãos, tantas vezes pequei, não fui fiel: pensamentos e palavras, atitudes, omissões... Por minha culpa, tão grande culpa.

Senhor, piedade! Cristo, piedade! Tem piedade, ó Senhor!

2. Peço à Virgem Maria, nossa Mãe e a vós, meus irmãos, roques por mim. A Deus Pai que nos perdoa e nos sustenta em sua mão. Por seu amor, tão grande amor.

(durante todo o hino de louvor pode se tocar os sinos)

HINO DE LOUVOR:

Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. (bis)

1. Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, vos bendizemos, vos adoramos, vos glorificamos, nós Vos damos graças por vossa imensa glória.

2. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai, Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

3. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, na glória de Deus Pai. Amém, amém, amém, amém, amém.

(nesse momento silenciam todos os sinos e instrumentos)

ORAÇÃO COLETA

Presidente: Oremos: (pausa) Ó Pai, estamos reunidos para a santa ceia, na qual o vosso Filho único, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. P.N.S.J.C.
 Amém.

L I T U R G I A     D A     P A L A V R A

Animador: Ouçamos a Palavra que nos ensina que comungar é participar da vida de Cristo, o cordeiro de Deus que sela com a humanidade a nova e eterna aliança. Suas palavras e seus gestos revelam o amor do Pai pelo seu povo e a caridade que devemos realiza;
Ou

REFRÃO DA PALAVRA:

Eu vim para escutar tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor. (bis)

I LEITURA (Ex 12, 1 – 8.11 – 14)

SALMO 115 (116B)

O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.

1. Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
 Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

2. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.
 Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

3. Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.
 Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido.

II LEITURA (1Cor 11, 23 – 26)

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
“Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei”, disse o Senhor, “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei!”, disse o Senhor.

EVANGELHO (Jo 13, 1 – 15)
REFLEXÃO

LAVA-PÉS:
(12 pessoas já escolhidas e sentadas nos primeiros bancos têm os pés lavados pelo presidente após a reflexão, enquanto se canta:....)
1. Jesus, erguendo-se da ceia, jarro e bacia tomou, lavou os pés dos discípulos, este exemplo nos deixou. Aos pés de Pedro inclinou-se. “Ó Mestre, não, por quem és!”: “Não terás parte comigo se não lavar os teus pés.”
2. “És o Senhor, tu és o mestre, os meus pés não lavará.” “O que ora faço não sabes, mas depois compreenderás. Se eu, vosso mestre e Senhor, vossos pés hoje lavei, lavai os pés uns dos outros, eis a lição que vos dei.”
3. “Eis como irão reconhecer-vos como discípulos meus: se vos amais uns aos outros”, disse Jesus para os seus. “Dou-vos novo mandamento, deixo, ao partir, nova lei: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei!”

ORAÇÃO DA ASSEMBLÉIA:

Presidente: Elevemos nossas preces ao Senhor, que, ao lavar os pés dos discípulos, nos deixou o sacerdócio, a Eucaristia e o mandamento da caridade.

Leitor: Senhor ajudai-nos a viver o mandamento da caridade, servindo a todos e amando-vos sobretudo nos mais pobres e sofridos, nós vos pedimos:
T. Senhor, escutai a nossa prece.

Leitor: Senhor, amparai o papa, os demais bispos e os presbíteros, para que sejam sempre fiéis servidores no exercício do sacerdócio ministerial que os chamastes a viver, nós vos pedimos:
T. Senhor, escutai a nossa prece.

Leitor. Senhor, dai ao vosso povo amor pela Eucaristia como memorial de salvação e chamado ao serviço e à adoração na doação de si ao outro em caridade verdadeiramente operante, nós vos pedimos:
T. Senhor, escutai a nossa prece.

Presidente: Senhor, neste dia em que nos convidais como amigos a comer convosco a Santa Páscoa, tornai-nos dignos de participar no banquete eterno do vosso reino. Vós, que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

OFERTÓRIO:

Onde o amor e a caridade, Deus aí está! (bis)

1. Congregou-nos num só corpo o amor de Cristo. Exultemos, pois, e nele jubilemos. Ao Deus vivo nós temamos, mas amemos. E, sinceros, uns aos outros nos queiramos.

2. Todos juntos, num só corpo, congregados: pela mente não sejamos separados! Cessem lutas, cessem rixas, dissensões, mas esteja em nosso meio Cristo Deus!

3. Juntos um dia, com os eleitos, nós vejamos tua face gloriosa, Cristo Deus: gáudio puro, que é imenso e que ainda vem, pelos séculos dos séculos. Amém.

RITO DE COMUNHÃO

Presidente: Coloquemos sobre o altar, o sacramento do corpo do Senhor, pão vivo dado por amor para nos salvar...

(Em silêncio a reserva eucarística é conduzida do sacrário até o altar)

Presidente: Demos graças a Deus, de quem tudo recebemos pelo Cristo Jesus, que se deu como alimento de salvação. Façamos nossa ação de graças.
Todos: Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
Presidente: Nós te damos graças, ó Deus de misericórdia, porque neste dia revelastes em vosso Filho seu plano de salvação e dá-nos a graça de participarmos do mistério de amor...
Todos: Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
Presidente: Por este sinal do corpo do teu Filho, expressamos nosso desejo de corresponder com mais fidelidade à missão que nos deste de sermos sinal do teu amor e invocamos sobre nós o teu Espírito.
Todos: Glória a ti, Senhor, graças e louvor.
Presidente: Chegue a ti a nossa oração, em nome de Jesus, por quem oramos com as palavras que ele nos ensinou:
- Pai nosso... Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Todos: Senhor, eu não sou digno (a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo (a).


COMUNHÃO:

1. Eu quis comer esta ceia agora, pois vou morrer, já chegou minha hora.

Tomai, comei, é meu corpo e meu sangue que dou; vivei no amor!
Eu vou preparar a ceia na casa do Pai. (bis)

2. Comei o pão: é meu corpo imolado por vós, perdão para todo pecado.
3. E vai nascer do meu sangue a esperança, o amor, a paz; uma nova aliança.
4. Eu vou partir, deixo o meu testamento. Vivei no amor! Eis o meu mandamento.
5. Irei ao Pai; sinto a vossa tristeza. Porém, no céu, vos preparo outra mesa.
6. De Deus virá o Espírito Santo, que vos mandar pra enxugar vosso pranto.
7. Eu vou, mas vós me vereis novamente; estais em mim e eu em vós estou presente.

DESNUDAÇÃO DO ALTAR

(Durante o silêncio as ministras recolhem todas as toalhas, flores, castiçais, etc... a âmbula permanece sobre o altar e após a oração é conduzida em procissão até o salão paroquial)

ORAÇÃO PÓS COMUNHÃO
Presidente: Ó Deus todo-poderoso, que hoje nos renovastes pela ceia do vosso Filho, dai-nos ser eternamente saciados na ceia do seu reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

T R A N S L A D A Ç Ã O     D O     S A N T Í S S I M O

TRANSLADO DO SANTÍSSIMO:

1. Vamos todos louvar juntos, pois o preço deste mundo foi o sangue redentor, recebido de Maria, que nos deu o Salvador.

2. Veio ao mundo por Maria, foi por nós que ele nasceu. Ensinou sua doutrina, com os homens conviveu. No final de sua vida, um presente ele nos deu.

3. Observando a Lei mosaica, se reuniu com os irmãos. Era noite. Despedida. Numa ceia: refeição. Deu-se aos doze em alimento, pelas suas próprias mãos.

4. A Palavra do Deus vivo transformou o vinho e o pão no seu sangue e no seu corpo para a nossa salvação. O milagre nós não vemos, basta a fé no coração.

 (Chegando ao local da oração com o Senhor – salão – entoa-se: Tão sublime e incensa novamente o S. S.)

5. Tão sublime sacramento adoremos neste altar, pois o Antigo Testamento deu ao Novo seu lugar. Venha a fé por suplemento os sentidos completar.

6. Ao Eterno Pai cantemos e a Jesus, o Salvador. Ao Espírito exaltemos, na Trindade eterno amor. Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor.
(Não anunciar a leitura e não dizer palavra da salvação)

Presidente: Assim disse Jesus: “Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu: se alguém come deste Pão, viverá eternamente.


V I GIL Â N C I A   C O M   O   S E N H O R  

(Os ministros recolhem-se em silêncio até a casa paroquial...)

RECORDAÇÃO DA AGONIA

Dirigente: Irmãos, nesta ora em que Cristo Jesus entrou em agonia no Horto das Oliveiras, recordamos todos aqueles que no mundo inteiro, a estas horas, se encontram angustiados, desesperados, quem sabe, porque a vida se tornou para eles um beco  sem saída... Coloquemos aqui as nossas próprias angústias... Em tudo isso, é a própria agonia de Cristo que continua e se prolonga... Da boca de todos os angustiados do mundo, ouçamos, aqui e agora, a queixa que Jesus dirigiu a seus amigos: !Será que vocês não podem vigiar pelo menos uma hora comigo?”...
(SILÊNCIO...)
SALMO 43 (42)
Dirigente: Ele vai salvar seu povo dos seus pecados (Mt 1, 21)

A Minh ‘alma tem sede de Deus, pelo Deus vivo anseia com ardor: quando irei ao encontro de Deus e verei tua face, Senhor? ...

1. Vem julgar-me, Senhor, minha casa defende. É cruel, é perversa e bem falsa essa gente. És ó Deus, meu abrigo, por que me repeles? O inimigo me oprime, a Minh ‘alma esmorece.

2. São cascatas que estrondam e abismos que ecoam, sobre mim tuas vagas, tuas ondas reboam. Pelo dia o Senhor vai mandar seu amor, pela noite a meu Deus vou fazer meu clamor.

3. Por que estás abatida e confusa, ó Minh ‘alma? Canta essa esperança: “Meu Deus, tu me salvas”. Glória ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo, mãe que escuta o lamento e me enxuga este pranto.

Dirigente: Vamos meditar cada palavra deste salmo... e dizer em voz alta a que mais tocou o coração....

SALMO 120 (119)

Dirigente: Apesar dos pesares, é importante acreditar no Senhor! Em meio às angustias da hora presente, com esta esperança, cantemos (recitemos) este salmo...

Em minha angústia gritei, a Deus gritei, a Deus gritei, a Deus gritei...  E Deus, meu Deus me respondeu.

1. Minha vida é Deus quem livra da má língua e da mentira... Com que Deus há de pagar língua falsa a enganar? ... Com as flechas do guerreiro e com as brasas do espinheiro!

2. Ai de mim que entre inimigos desterrado é que habito... Vivo tempo até demais com quem só odeia a paz... Digo “paz” com voz sincera, porém, eles gritam “guerra”!

3. Glória a Deus, Pai de bondade, glória a Cristo, que é Verdade,
Glória ao Espírito, que é vida, e que é a força na subida, Glória aos Três, que são um Deus, cantam todos filhos seus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...