Sugestões

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Na missa de abertura do Congresso Eucarístico, cardeal destaca a fé do povo brasileiro


Padres_no_CEN1
O enviado especial do papa Bento XVI para o Congresso Eucarístico, cardeal dom Cláudio Hummes, destacou a fé do povo brasileiro e conclamou os católicos a participarem da missa e da eucaristia. O cardeal presidiu a missa de abertura do evento, ontem à noite, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Cerca de 50 mil pessoas participaram da missa.
“O bem maior que os colonizadores trouxeram [ao Brasil] foi a fé católica que se encarnou na cultura. Com o Congresso Eucarístico Nacional Brasília se transforma em altar junto ao qual o povo brasileiro se reúne e celebra a fé. Cristo resplende e ilumina o Brasil e o mundo”, disse o cardeal.

Dom_Claudio1Dom Cláudio disse que a participação na eucaristia leva o cristão a encontrar-se com Cristo. “A partir do encontro [com Cristo na Eucaristia] estamos prontos para seguir Jesus mesmo que seja para a cruz. Como deixar de ir a missa e deixar de comungar?”, indagou. O cardeal exortou os católicos a fazerem do domingo “o Dia do Senhor” e transmitiu a recomendação do papa, que o enviou para o Congresso. “Disse-me o papa: é nosso desejo que os pastores estimulem o povo a participar da eucaristia e da confissão”.

Os milhares de fiéis que participaram da celebração aplaudiram dom Cláudio se referiu aos padres. “A Igreja os admira, os ama e reconhece seu trabalho”, disse. O cardeal exortou os padres a terem uma adesão “fiel e indefectível” a Jesus Cristo.

O cardeal relacionou, ainda, a eucaristia com o compromisso com os pobres. “O encontro com Cristo deve nos levar necessariamente ao encontro com o irmão. Quando nos sentamos à mesa de Deus nos comprometemos a combater a pobreza, a miséria e a fome. Depois que comungamos, não podemos não nos empenhar em favor dos pobres”.

Selo comemorativo
Antes da missa, com a presença do presidente da República em exercísio, José Alencar, e do presidente dos Correios, Carlos Custódio, foi lançado o Selo comemorativo ao Congresso Eucarístico. O cardeal Hummes e o arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz apresentaram ao público o Selo sob os aplausos da multidão.

Selo_CEN
Uma mensagem do papa para o Congresso foi exibida nos telões espalhados pela Esplanada dos Ministérios. “É justamente no Santíssimo Sacramento do Altar que Jesus mostra sua vontade de estar conosco. Só Jesus pode transformar o coração dos homens”, disse o papa, que convidou os padres a uma “espiritualidade eucarística”.

O Congresso eucarístico segue até domingo, 16, com um simpósio de Bioética e outro de teologia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No Pavilhão de Exposição, no Parque da Cidade, acontecem inúmeras outras atividades. A arquidiocese de Brasília acredita que 300 mil pessoas participaram do Congresso.
Mais notícias do Congresso no site: http://www.cen2010.org.br/

VOCÊ SABIA???

QUE A PARÓQUIA DE MARTINS FOI CRIADA NO DIA O1 DE NOVEMBRO DE 1840???

PORTANTO, ESTE ANO COMPLETARÁ 170!

VAMOS PREPARAR A FESTA!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dom Cláudio Hummes traz mensagem do papa Bento XVI ao 16º CEN

coletiva_cen2010_domclaudiohummes













Em entrevista coletiva na tarde de hoje, 13, na cúria metropolitana de Brasília, o cardeal e prefeito para a Congregação do Clero, no Vaticano, dom Cláudio Hummes, destacou a importância do Congresso Eucarístico Nacional, pelo sumo sacerdote, o papa Bento XVI. “Como enviado do Papa, trago sua mensagem, que foi transmitida a mim. Em sua mensagem, Bento XVI diz sentir seu carinho, sua atenção, e também a vontade de estar presente de alguma forma neste grande Congresso Eucarístico Nacional, que é um evento marcante para não só a Igreja do Brasil, mas ecoa para todo o mundo”, destacou.
Segundo o Cardeal, o papa Bento XVI sempre que possível, em suas homilias, em suas palestras, se manifesta como admirador do Brasil, não apenas como país, mas como “exemplo” de fé e cristandade. “O Santo Padre sempre que se manifesta em relação ao Brasil ele fala com muito carinho e muito afeto. Principalmente depois da visita feita à Aparecida, no ano de 2007, quando permaneceu em solo brasileiro durante vários dias. Ali ele pode sentir a fé do povo brasileiro. Isso eu posso dizer, marcou muito o sentimento do nosso Pontífice”, explicou.
DSC_0039Dom Cláudio ressaltou o fervor do povo brasileiro, em especial pelo 16º Congresso Eucarístico Nacional. “O povo brasileiro sempre foi católico, desde sua origem, o seu fervor e devoção a eucaristia é impressionante. O próprio papa Bento XVI ficou impressionado com o ardor e a devoção do brasileiro.
Para Cláudio Hummes, o Congresso Eucarístico Nacional é sempre um momento muito forte dentro dos países que o promovem. “Toda a Igreja do Brasil, a sua população Católica, se sente presente aqui, em Brasília. Pra cá, convergem todos os corações católicos. E também devemos com o Congresso, levar à sociedade os grandes valores humanos, como solidariedade, justiça social, sociedade fraterna. O Congresso eucarístico é uma expressão pública, ela sai dos templos e vai as ruas, tornando de todos este evento de tamanha magnitude”.
O cardeal falou sobre a sua expectativa a respeito do 16º Congresso Eucarístico Nacional. “Eu tenho a impressão que este Congresso vai ter um resultado muito bom, como foi em Aparecida para a Igreja do Brasil. Desde já eu parabenizo a pessoa do arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz.
DSC_0019Mensagem à Juventude
O cardeal deixou sua mensagem aos jovens. “Os jovens hoje têm um amigo lá onde estou, que é o papa. E este compromisso, este amor aos jovens é recorrente, seja qual for a origem, a nacionalidade desse jovem. O outro amigo do jovem é Jesus Cristo. Deus tem um amor especial pelos jovens, e é um amor gratuito. Todo jovem quer um sentido em sua vida, e o único sentido é a Palavra, é Deus”, completou.
Mensagem ao sacerdote
“Este Congresso coincide com o Ano Sacerdotal e a Igreja precisa muito dos padres. Eles são insubstituíveis, são eles quem estão nas bases, nas comunidades locais, se a Igreja é viva é porque o padre está no local, vivendo o sacramento, eles são o corpo da Igreja. Atualmente são 409 mil padre em todo o mundo. A Igreja conhece quem são eles, e reconhece seu trabalho. O padre trabalha 24 horas por dia, o ano todo. Os padres não são donos das comunidades, do sacramento, eles são ministros da palavra, eles estão a serviço da Palavra, por isso eles são importantes demais, por isso, este ano celebramos o Ano Sacerdotal”, destacou dom Cláudio.
Congresso SocialDSC_0033
O arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, disse que o 16º Congresso Eucarístico Nacional se preocupa também com as questões sociais. Um exemplo concreto dessa preocupação será manifestada na missa que o cardeal dom Cláudio Hummes irá celebrar nesta sexta-feira, 14, com os catadores de papel de Brasília. “Essas pessoas são, de certo modo, excluídas de nossa sociedade, por isso, queremos celebrar com elas para estreitarmos nossos laços Queremos saber o que elas passam, para podermos nos entender enquanto Igreja e sociedade”, disse o arcebispo de Brasília.
DSC_0105Dom João também destacou que o Congresso tem por objetivo retirar a fama de Brasília como “cidade corrupta”. Ele sublinhou que a presença de pessoas de outros estados será importante para disseminar outro rosto de Brasília para o país. “A capital brasileira é uma cidade de pessoas trabalhadoras, que têm talento para a arte e amam a pátria. Com o CEN-2010 pretendemos criar uma consciência mais larga sobre a importância de Brasília para o Brasil. Quem diz que Brasília é apenas uma cidade corrupta precisa da oportunidade para conhecer o verdadeiro rosto dessa capital”.
Números
O anfitrião do Congresso fez questão de citar alguns números do evento. Ele disse que devem participar das celebrações eucarísticas, cerca de 100 a 150 mil pessoas todos os dias. “Estamos nos preparando para o Congresso há 3 anos, fazemos 38 reuniões mensais preparatórias e o evento está sendo organizado por 5 mil pessoas”, enumerou.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

OBRIGADO

EM QUATRO MESES NO AR O NOSSO BLOG ATINGE A MARCA DE 3000 MIL ACESSOS...

OBRIGADO A TODOS QUE ACOMPANHAM A VIDA DE NOSSA PARÓQUIA POR ESSA FERRAMENTA VIRTUAL.

MUITO OBRIGADO!!!

Mensagem do Papa para o XVI Congresso Eucarístico Nacional



Após a oração mariana, Bento XVI dirigiu uma saudação especial ao povo brasileiro, em vista da realização do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Ouça aqui.
O Papa Bento XVI saudou os brasileiros após a Oração Mariana do Regina Coeli deste domingo, por ocasião do XVI Congresso Eucarístico Nacional que começa na próxima quinta-feira em Brasília. "Possais todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia", pede o Papa em sua mensagem.

Bento XVI recordou que o Cardeal Dom Cláudio Hummes, vai representa-lo durante o Congresso. O papa destacou que a adoração ao Santíssimo Sacramento do Altar, nos leva a reconhecer o primado de Deus, e que só Ele pode transformar o coração dos homens.

Íntegra da mensagem do Papa
 "Dirijo uma saudação especial ao povo brasileiro que vai se reunir na sua capital, Brasília, para celebrar o XVI Congresso Eucarístico Nacional, de quinta-feira a domingo próximos, com a presença do meu Enviado especial, o Cardeal Dom Cláudio Hummes.  
No lema do Congresso, aparecem as palavras dos discípulos de Emaús “Fica conosco, Senhor”, expressão do desejo que palpita no coração de todo ser humano. Possais todos vós, pastores e povo fiel, redescobrir que o coração do Brasil é a Eucaristia. É justamente no Santíssimo Sacramento do Altar que Jesus mostra a sua vontade de estar conosco, de viver em nós, de doar-se a nós. A sua adoração leva-nos a reconhecer o primado de Deus, pois só Ele pode transformar o coração dos homens, levando-os à união com Cristo num só Corpo.  De fato, ao receber o Corpo do Senhor ressuscitado, experimentamos a comunhão com um Amor que não podemos guardar para nós mesmos: este exige ser comunicado aos demais para assim poder construir uma sociedade mais justa.
Por fim, estando próximo o encerramento do Ano sacerdotal, convido todos os sacerdotes a cultivarem uma espiritualidade profundamente eucarística a exemplo do Santo Cura D’Ars que, buscando unir o seu sacrifício pessoal àquele de Cristo atualizado no Altar, exclamava: «Como faz bem um padre oferecer-se em sacrifício a Deus todas as manhãs!».  
E enquanto invoco, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, as maiores graças do céu para que alimentados pela Eucaristia, pão da Unidade, se tornem verdadeiros Discípulos Missionários, a todos concedo benevolente Bênção Apostólica".  
Da Canção Nova com Rádio Vaticano

Assembleia da CNBB aprova duas novas mensagens


48ag11liturgia
A Assembleia da CNBB acaba de aprovar uma Mensagem sobre as Comunidades Eclesiais de Base e outra sobre a Palavra de Deus, tema central do encontro.  Agora só falta o anúncio do resultado da votação global da declaração sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos, ocorrida na última sessão de hoje, quando houve a apresentação dos destaques.
Os bispos aprovaram também, nesta última sessão, que o texto “Igreja e Questão Agrária no início do século XXI” seja transformado num documento de estudo, integrando a chamada “Coleção Verde”. Não se trata de um documento da CNBB, mas um texto que será enviado para as comunidades a fim de que seja estudado, podendo voltar a ser debatido em outra Assembleia e, eventualmente, ser transformado num documento oficial da Conferência dos Bispos.
A Assembleia dos Bispos termina amanhã ao meio dia. Neste horário, a Presidência da CNBB atende à imprensa e faz um balanço da reunião que durou dez dias. À noite, os bispos participam da missa de abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional.
Conheça as duas novas mensagens aprovadas pelos bispos
1. Mensagem sobre a Palavra de Deus

Assembleia aprova primeiros documentos


48agsessaoCarta dos Bispos aos Presbíteros e Declaração sobre o Momento Político Nacional são os dois primeiros documentos aprovados pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, que termina amanhã, em Brasília. O primeiro documento teve 230 ‘sim’ de 249 votantes; já o segundo foi aprovado com 253 ‘sim’ de um total de 254 votos.
Carta aos padres
Na carta aos padres, os bispos enaltecem o trabalho dos padres. “Conhecemos de perto seus sacrifícios que, às vezes, alcançam o heroísmo, na busca cotidiana de fidelidade à missão evangelizadora”, diz a carta.
Numa referência aos abusos sexuais contra menores envolvendo padres, os bispos dizem que estes “comportamentos abusivos” de alguns presbíteros atingiram “a credibilidade dos sacerdotes e a grandeza do dom que nos foi confiado”. “Amargura e sofrimento, confusão e mesmo indignação, invadiram o íntimo de muitos cristãos e das pessoas que amam a justiça, a verdade e a coerência de vida”.
Os bispos reafirmam sua confiança nos padres. “Queremos reafirmar nossa satisfação e confiança pela multidão de presbíteros que, identificados com Cristo, compartilham as alegrais e as esperanças, as tristezas e as angústias às comunidades que lhes são confiadas”.
Momento Político
Composta por 11 parágrafos, a Declaração sobre o Momento Político Nacional começa recordando fatos e eventos que marcam o cenário eclesial e nacional como a assembleia da CNBB, o jubileu de ouro da capital federal e da arquidiocese de Brasília, o Congresso Eucarístico Nacional e o da realidade política do país, como sua política internacional, o PNDH-3 e a votação do Projeto Ficha Limpa.
Na Declaração, a CNBB revela sua preocupação com “os grandes projetos, sobretudo na Amazônia” que não levam “devidamente em conta suas consequências sociais e ambientais”.
Os bispos afirmam que permanece o desafio “de uma autêntica reforma agrária” e destacam a urgência de uma “profunda reforma política, iluminada por critérios éticos, com a participação das diversas instâncias da sociedade civil organizada, fortalecendo a Democracia direta com a indispensável regulamentação do Artigo 14 da Constituição Federal, relativo a plebiscito, referendo e iniciativa popular de lei”.
Para os bispos, a campanha eleitoral deste ano é oportunidade para “empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto nacional com participação popular”.
Ao final, os religiosos convocam o povo a expressar sua cidadania nas próximas eleições através do “voto ético, esclarecido e consciente” a fim de que sejam superados “possíveis desencantos com a política”.
Confira abaixo as duas cartas:
  1. Carta dos Bispos aos Presbíteros

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...