Sugestões

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Eleições: “Todos são chamados ao bom senso’, diz presidente da CNBB










“Todos estamos sendo chamados neste momento ao bom senso: candidatos, eleitores, partidos, lideranças, setores da Igreja; todos devemos ser chamados para as discussões nos níveis que elas devem ser levadas e não baixar o nível da discussão porque isso não vai ser construtivo. Uma discussão colocada assim de maneira séria, serena e profunda, só vai contribuir para fortalecer a democracia em nosso país. Outra coisa não vai fortalecer”.


A afirmação é do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, ao falar sobre os rumos que a campanha eleitoral deve tomar na reta final do segundo turno das eleições. Dom Geraldo atendeu à imprensa na tarde desta quinta-feira, 21, juntamente com o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, por ocasião da reunião do Conselho Permanente da entidade.
Sobre o tema “aborto” ter se destacado no debate da campanha eleitoral, dom Geraldo disse que fez bem à democracia por se tratar de um tema relevante para a nação.
“A questão dos valores deve ser amplamente discutida porque uma sociedade não se constrói solidamente sem valores. Não devemos nos perder nos desvios, devemos nos manter no foco central. E a questão do aborto é um tema relevante para a sociedade brasileira”, sublinhou o presidente da CNBB.
Dom Geraldo disse, ainda, que a posição da Igreja sobre o aborto “é inegociável”. Ele reafirmou a posição da Igreja sobre a defesa da vida. “A Igreja é a favor da vida. Ela tem o respeito à vida desde o momento da fecundação até o seu término natural. A Igreja é veemente na questão do aborto como também o é sobre a eutanásia. Seja no início como em suas várias etapas e no seu término natural, a vida é o maior dom de Deus.”, acentuou.
Leia mais

novenamissionaria2010destaque

Mensagem do Setor Juventude pelo Dia Nacional da Juventude 2010

djn25anos


Mensagem do Setor Juventude pelo Dia Nacional da Juventude “Muita reza, muita luta, muita festa!”. Este é o slogan de 25 anos do Dia Nacional da Juventude, que acontece no próximo dia 24 em todo o país.
Para celebrar a data, o Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma mensagem, assinada pelo bispo referencial do Setor, dom Eduardo Pinheiro e pelo assessor nacional, padre Carlos Sávio da Costa, na qual parabeniza a todos os jovens do Brasil.
“Parabéns a todos aqueles e aquelas que, durante esses anos, não só mantêm acesa a chama deste evento, mas, através dele, provocam um olhar mais carinhoso, verdadeiro e respeitoso com relação a nossa juventude”, disse os representantes do Setor Juventude.

Dicas para Romaria 2010...



Estamos com uma grande expectativa para a Romaria da Juventude que acontecerá no próximo domingo no Santuário do Lima, por isso seguem algumas dicas indispensáveis:


  • É importânte dormir cedo e descansar bem já que as caravanas irão sair de madrugada de suas localidades
  • Tomar bastante líquido ( Água, suco e chá)
  • Comer frutas que sejam ricas em água ( Como maçã, laranja, tangerina, melão, melancia, pêra e abacaxi)
  • Roupas claras, folgadas e sapatos baixos leves e confortáveis
  • Protetor solar
  • Muita alegria... 


Diocese de Mossoró celebra um ano de falecimento de Pe Guido






Queridos irmãos (ãs),

Há cerca de um ano, tivemos que vivenciar a Páscoa definitiva do tão aclamado Padre Guido Tonelotto, nascido em 3 de fevereiro de 1920, em Concórdia (Itália) que, ao chegar na Paróquia de São José, realizou o belíssimo como Pároco e desenvolveu o trabalho de Evangelização e Inclusão através do Projeto Esperança, onde crianças eram acolhidas com o imenso carinho deste que, posteriormente, seria chamado de “Sacerdote da Esperança e da Caridade”.
Conforme nos ensina a Igreja, o seu ministério tem em vista na terra tanto exprimir a comunhão eficaz como fazer a comunidade reunida participar das celebrações em memória do ente querido e lhe anunciar a vida eterna.
Confiantes nas promessas do Ressuscitado, queremos celebrar, como filhos e filhas de Deus, o primeiro ano em que caminhamos sem Padre Guido Tonelotto ao nosso lado, falecido em 11 de Novembro de 2009. Envio-lhes este convite a fim de receber vossa presença e a de todos os fiéis de boa vontade sujeitas ao vosso pastoreio que, unidos a todos os paroquianos de São José, harmoniosos na mesma oração pela intercessão e em gratidão de Padre Guido Tonelotto. Peço, ainda, carinhosamente, que divulgue esse momento nas Missas, reuniões e Celebrações diversas.

Local: Igreja Matriz da Paróquia de São José
Data: 11 de Novembro de 2010
Horário: 17h

Nota: O Pe. Guido foi quem batizou o Pe. Possidio!

Paróquia de Santa Luzia completa 168 anos



A Paróquia de Santa Luzia começa os preparativos para a edição 2010 da Festa de Santa Luzia. Por isso, nos dia 26 e 27 de outubro, a imagem de Santa Luzia estará visitando os veículos de comunicação da cidade para celebrar os 168 anos da paróquia e anunciar a Festa de Santa Luzia 2010. Para marcar os 168 anos da Paróquia de Santa Luzia, dia 27 de outubro, acontecerá uma Missa em Ação de Graças, às 19:30 horas, na Catedral de Santa Luzia.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DOS PÓLOS PASTORAIS

ESPIRITUALIDADE
As/Os Amigas/os da Sagrada Face estão organizando um Retiro de Espiritualidade no dia 15 de novembro com a participação de Pe. Possidio, nosso Pároco, Pe. Walter, Pároco de Santa Luzia - Mossoró e o Pe. Crisanto, Reitor do Seminário Santa Teresinha.

ASSEMBLÉIA DIOCESANA
Nos dias 19, 20 e 21 de novembro acontecerá a Assembléia Diocesana de Pastoral com a participação de representantes de todas as Paróquias da Diocese de Mossoró. Será refletido o tema do Catecumenato, uma forma de Catequese para adultos baseado no Ritual de Iniciação Cristã para os Adultos (RICA).

ORDENAÇÃO
Encerrando a Assembléia teremos a Ordenação Presbiteral do Diácono Maciel Rodrigues, ás nove horas da manhã do dia 21/11 na Catedral de Santa Luzia.

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
A nossa Diocese está preparando uma equipe de jovens com representação de todas as Paróquias para a participação da Jornada Mundial da Juventude em Agosto de 2011 em Madri - Espanha.  A nossa Paróquia será representada pelo Jovem Edson de Serrinha dos Pintos.

COMUINIQUE-NOS OS EVENTOS DE SUA COMUNIDADE PARA DIVULGARMOS NESTE ESPAÇO!

OS BENEFÍCIO DO BOCEJO

Pode parecer estranho, mas é isso mesmo! Bocejar ajuda a resfriar o cérebro e melhora a atenção.


Da próxima vez que alguém reclamar de um bocejo seu, pode responder: “bocejo, porque quero prestar mais atenção em você”. Segundo um grupo de psicólogos americanos, essa pode ser exatamente a função do ato de bocejar: resfriar o cérebro para melhorar a concentração. Assim sendo, em vez de preparar o corpo para dormir, o bocejo seria, na verdade, uma maneira de evitar o sono. A notícia foi divulgada no site da revista americana “New Scientist”.

O SENTIDO DE UM HINO CHAMADO "GLÓRIA"


Nos domingos e outras solenidades, bem como em dias festivos, cantamos no início da missa um antiqüíssimo e venerável hino chamado “Glória”. Seu conteúdo e verdadeiro sentido não tem sido bem compreendido entre nós. “O ‘Glória’ é um hino que remonta aos primeiros séculos da era cristã. Na Instrução Geral do Missal Romano, lemos que o ‘Glória’ é um ‘hino antiqüíssimo e venerável, pelo qual a Igreja congregada no Espírito Santo glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro... (n. 53).
Esta definição nos deixa claro que o ‘Glória’ é um hino doxológico (de louvor/glorificação) que canta a glória e Deus e do Filho. Porém, o Filho se mantém no centro do louvor, da aclamação e da súplica. Movida pela ação do Espírito Santo, a assembléia entoa esse hino, que tem sua origem naquele canto dos anjos que ressoou pela primeira vez nos ouvidos dos pastores de Belém, na noite do nascimento de Jesus (cf. Lc 2,4).
O ‘Glória’ pode ser dividido em três partes:
a) O canto dos anjos na noite do nascimento de Cristo: ‘Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados’;
b) Os louvores a Deus Pai: ‘Senhor Deus, rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças pro vossa imensa glória’;
c) Os louvores seguidos de súplicas e aclamações a Cristo: ‘Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor, só vós o Altíssimo Jesus Cristo’.
O ‘Glória’ termina com um final majestoso, incluindo o Espírito Santo.
É importante lembrar que esta inclusão não constitui, em primeira instância, um louvor explícito à terceira pessoa da Santíssima Trindade. O Espírito Santo aparece relacionado com o Filho, pois é neste que se concentram os louvores e as súplicas. Em outras palavras: o Cristo se mantém no centro de todo o hino. Ele é o Kyrios, o Senhor que desde todos os tempos habita no seio da Trindade.
Estas dicas certamente nos ajudarão a discernir na escolha do ‘hino de louvor’ mais adequado para as celebrações eucarísticas. Sabemos que em muitas de nossas igrejas há o costume de executar, no lugar do verdadeiro ‘Glória’ pequenas aclamações trinitárias, ou seja, simples aclamações dirigidas ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Pudemos ver que o ‘Glória’ é bem mais do que isso: nele está contido o louvor, a aclamação e a súplica. E mais: a pessoa de Jesus Cristo aparece no centro desta grande doxologia”.

REFLEXÃO SOBRE O DÍZIMO

Dízimo, como as demais práticas religiosas, foi, no decorrer do tempo, sendo organizado para ser mais facilmente entendido e assumido pelas pessoas. Assim foi estabelecido os dez por cento (dízimo = décima parte) dos rendimentos ou ganhos a serem entregues a Deus na comunidade. O povo hebreu, além de oferecer o dízimo, tinha várias outras formas de oferta, como os diversos sacrifícios, os holocaustos, os votos, as primícias, entre outros (cf. Ex 23, 15-16; 29,38SS; Lv 22,21; 27,30-33; Nm 29,1-2; Dt 15,19-22). Todas essas eram formas pelas quais o Povo de Deus demonstrava a sua  gratidão Àquele em quem acreditava. No tempo de Jesus, muitas dessas ofertas ainda estavam em vigor; outras haviam sido substituídas ou deixadas de lado. O Dízimo se manteve e, ao longo da História da Igreja, passou por diversas etapas e reformulações. Atualmente ele está sendo retomado, mas não segundo o costume hebreu. Os Bispos do Brasil (CNBB), orientam os católicos a darem o dízimo segundo as suas possibilidades e a generosidade do próprio coração; não obrigam, nem exigem os dez por cento, mas incentivam para que gradualmente se chegue a ele. Ou seja, você não é obrigado a entregar os dez por cento, mas é convidado a fazê-lo.
“Daí e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, será colocada em vosso colo. Porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos” (Lc 6,38).

CELEBRAÇÃO DA VIDA E DA ESPERANÇA

No dia 2 de novembro, celebramos de modo especial a memória dos nossos irmãos já falecidos, rogando a Deus por eles. A liturgia realça a ressurreição e a vida, tendo como referência a própria ressurreição de Cristo. Embora sintamos a morte de alguém, acreditamos na vida eterna. Por isso Santo Agostinho nos recomenda: “Saudade sim, tristeza não.”

 

ORIGEM - A lembrança dos falecidos sempre esteve presente nas celebrações da Igreja, com um momento especial na missa, desde início do cristianismo. Já no primeiro século, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas para orar por eles. No século IV, já se encontra a memória dos mortos na celebração da missa. Desde o século V a Igreja dedica um dia por ano para fazer oração por todos os falecidos. Mais tarde, fixou-se o dia 2 de novembro como dia especial de oração pelos mortos.


SOLIDARIEDADE ESPIRITUAL - De acordo com a doutrina cristã, existe um estado de purificação, depois da morte, chamado Purgatório. “Os que morrem reconciliados com Deus, mas carregando faltas, misérias, dívidas espirituais por pecados cometidos, necessitam se purificar para que possam entrar no Reino de Deus, que é o reino da santidade perfeita. Rezamos pelos nossos mortos, pois a Igreja ensina que, pela solidariedade espiritual que existe entre os batizados, temos condições de oferecer preces, sacrifícios em sufrágio das almas do purgatório.” Por isso oferecemos orações e missas pelos falecidos.

 

SENTIDO DO DIA - Na piedade popular inspirada em nossa fé católica, o Dia de Finados é marcado por três características: é o dia da saudade, o dia de fazer memória, o dia de professar a fé na ressurreição. É dia da saudade, pois nos faz sentir a ausência de quem foi presença em nossas vidas; ao mesmo tempo que se sente a ausência, revive-se a presença. Mas a memória dos entes queridos que partiram é confortada pela nossa fé na ressurreição. Se a certeza da morte nos entristece, a promessa da ressurreição nos faz viver da esperança de que a morte não é o fim da vida, mas é a passagem de uma vida peregrinante por este mundo para a vida na pátria definitiva.


VIDA TRANSFORMADA - Para o cristão, a morte é o início de uma nova etapa. Embora a tristeza nos domine quando perdemos um ente querido, a esperança nos consola, pois, como rezamos na Liturgia, “para os que crêem, a vida não é tirada, mas transformada; e desfeito o nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível.” A fé na ressurreição encoraja nosso viver e nos impulsiona à prática do bem, deixando-nos conduzir pelo Espírito Santo.


GARANTIA DE RESSURREIÇÃO - O Apóstolo Paulo nos ensina: “Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dará vida também aos vossos corpos mortais.” Para essa esperança, o próprio Deus nos deu a garantia ressuscitando o seu Filho Jesus. Se Deus ressuscitou a Ele, então nós temos a prova de que este Deus não deixa os mortos na morte. Se Deus ressuscitou Jesus, diz Paulo, então “Ele também ressuscitará a todos nós.” (1 Cor 6,14)


CHAMADOS À RESSURREIÇÃO - Na Profissão de Fé rezamos: Creio na ressurreição, creio na vida eterna. Que essa fé nos impulsione na caminhada até Deus, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo. Assim construiremos uma vida feliz que se realizará de forma plena e perfeita após a morte, quando seremos envolvidos pelo abraço amoroso de nosso Pai. Todos morremos mas somos chamados à ressurreição por Cristo. Por isso o Dia de Finados é um convite a celebrarmos a vida e a esperança.


14ª ROMARIA DA JUVENTUDE

ROMARIA DA JUVENTUDE 2010
Neste ano comemoramos o jubileu de 25 DNJ’s acontecidos. Alegra-nos o testemunho e a persistência das Pastorais da Juventude ao ser voz das multidões silenciadas; ao pautar temáticas na defesa da vida e dos direitos juvenis, confrontando com o modo pelo qual a juventude é considerada pelo estado brasileiro, pela sociedade, pelas famílias, pela Igreja.
É hora de avançar! O DNJ já não encontra mais sentido isoladamente. Ele se liga à Campanha da Fraternidade - que acontece durante a quaresma e às atividades permanentes das PJs: Semana da Cidadania e Semana do/a Estudante.
O DNJ é parte de um todo maior que busca a dignidade jovem; ele celebra as lutas anuais dos/as jovens organizados; é a mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz.
Na Romaria da Juventude deste ano teremos a presença dos Doidim de Deus e Dj Angelus. Dia 24 de outubro é o dia da Juventude da Diocese se divertir, mas principalmente rezar e lutar pela paz e contra o extermínio do jovens.

MÊS MISSIONÁRIO





Campanha Missionária de 2010, organizada todos os anos pelas Pontifícias Obras Missionárias - POM, tem como tema "Missão e Partilha" e traz como lema "Ouvi o clamor do meu povo" (cf. Ex 3, 7b). Este ano, além das POM, a Campanha teve a colaboração da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB na sua organização, e por isso os subsídios recordam a realidade daquela região, com seus povos e sua rica biodiversidade. A temática é inspirada na Campanha da Fraternidade numa perspectiva universal, para reafirmar a vida da própria Igreja que é, por sua natureza, missionária. O objetivo é aprofundar o sentido da nossa fé sem fronteiras e nos ajudar a viver o Mês das Missões e o Dia Mundial, no penúltimo domingo de outubro - dia 24.
A origem da Missão como partilha se encontra no próprio Deus que por primeiro partilhou sua vida através da Criação e, mais tarde, confiou ao Filho Jesus o seu Plano de salvação para todos os povos. Jesus conclui sua missão entre os discípulos dizendo: "vós sereis testemunhas de tudo isso" (Lc 24, 48). Essa é, portanto, a Missão dos cristãos. Missionário(a) é uma pessoa sem fronteiras, que movida pelo desejo humano e divino de partilhar, derruba qualquer barreira, geográfica ou sociológica, religiosa ou humana, cultural, real ou virtual, para sair de si e ir ao encontro do outro, do diferente, do desconhecido. É evidente que, aos olhos de Deus Criador, o mundo não tem fronteiras. "Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar" (EN 13). Assim, a comunidade cristã nunca pode permanecer fechada em si mesma, no seu mundo pequeno, diocesano ou paroquial, pois o dom gratuito da fé deve ser alegremente partilhado: "a fé se fortalece quando comunicada" (RM 2).
O conteúdo da Campanha Missionária é um convite para lançar um olhar universal, aberto a todo o mundo, como aquele de Cristo que abraçava todos os povos e grupos humanos. Nessa perspectiva renovamos o entusiasmo e a esperança para que, "com a confiança que brota da fé" (RM 56) e com a força do Espírito Santo, "protagonista da missão" (RM 30), todo o batizado se empenhe para que a Boa Nova de Jesus chegue até os confins da terra.
Inspirador é o pensamento de dom Fulton John Sheen, arcebispo de Newport nos EUA: "a diocese, a paróquia ou o cristão que prefere gastar todas as suas energias em casa, antes de dedicá-las às missões, é semelhante à pessoa que, temendo o empobrecimento do coração pelo impulsionar o sangue até às extremidades do organismo, levanta barreiras para estancar o sangue no coração. Imediatamente se aperceberá que as mãos e os pés se paralisarão e o próprio coração se acaba".
Bem sabemos que os recursos materiais não são o verdadeiro problema das missões hoje. O que preocupa o mundo missionário é a escassez das vocações. As missões precisam de pessoas livres que se doem sem medo a esta causa, que é a causa de Cristo. O surgimento de vocações missionárias em nossas comunidades é sinal claro de sua maturidade cristã. Para ser verdadeiramente missionária, a Igreja no Brasil e no continente deveria dar daquilo que recebe.
Fonte: Revista Missões

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

14ª ROMARIA DA JUVENTUDE DEVE ATRAIR CERCA DE 8 MIL JOVENS AO SANTUÁRIO DO LIMA.



No dia 24 de outubro, Dia Nacional da Juventude, acontecerá a 14ª Romaria da Juventude com o tema: "Juventude, muita reza, muita luta, muita festa em marcha contra a violência". Esse valioso evento juvenil se realizará no Santuário do Lima, em Patu.
4h30 - Acolhida no adro da Igreja Matriz de Patu.
5h - Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana.
Após o término da missa, caminhada em direção ao Santuário do Lima. Lá a animação ficará por conta do DJ Angelus e da dupla DDD, de Recife/PE. Paralelamente aos shows, teremos confissões, adoração ao Santíssimo e o II Expocaris-ma.
Toda a juventude é convidada a participar. Organize seu grupo de joven, sua caravana, sua paróquia e venha comemorar conosco o Dia Nacional da Juventude no Santuário do Lima, em Patu.

Romaria da Juventude deve atrair cerca de 8 mil jovens ao Lima



No dia 24 de outubro, Dia Nacional da Juventude, acontecerá a 14ª Romaria da  Juventude com o tema: "Juventude, muita reza, muita luta, muita festa em marcha contra a violência". Esse grande evento juvenil se realizará no Santuário do Lima, em Patu.

Programação
4h30 - Acolhida no Adro da Igreja Matriz de Patu
5h- Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana
Após o término da missa, caminhada em direção ao Santuário do Lima. Lá a animação
ficará por conta do DJ Angelus e da dupla DDD, de Recife/PE. Paralelamente aos shows
teremos confissões, adoração ao Santíssimo e o II Expocarisma.

Toda a juventude é convidada a participar. Organize seu grupo de jovens, sua caravana, sua paróquia e venha comemorar conosco o Dia Nacional da Juventude no Santuário do Lima, em Patu.

Organização: Setor Diocesano de Juventude
Mais informações pelo telefone: (84) 3314-0107

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...