Sugestões

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

NOTA DE FALECIMENTO


O APOSTOLADO DA ORAÇÃO de Martins convida todos os seus membros a se fazerem presente no velório de sua presidenta, NAZARÉ GONDIM, que será realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e em seguida o seu sepultamento as 10 horas da manhã.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Jornada de Espiritualidade

Nos dias 20 e 21 setembro, acontece na Casa de Retiro Sagrada Família no Santuário do Lima,a Jornada de Espiritualidade do Clero/ Diocese de Mossoró




PRESENÇA INTEGRAL DE DOM MARIANO MANZANA, BISPO DA DIOCESE DE MOSSORÓ/RN
MARCARAM O ENCONTRO A PRESENÇA OS PADRES DE QUASE TODAS AS PARÓQUIAS QUE COMPOEM A DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ.

ROMARIA COMEMORA 25 ANOS DO ECC NA DIOCESE DE MOSSORÓ



Encontro dos Casais com Cristo – ECC – é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias que procura construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, tendo uma visão do que é ser Igreja hoje e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.
A espiritualidade do ECC se fundamenta em cinco pontos básicos: a doação humilde e generosa de si mesmo a serviço dos irmãos; a pobreza como atitude evangélica fundamental para colher o Reino de Deus, cuja construção se faz na disponibilidade e confiança na ação de Deus; a simplicidade que abre a um estilo de vida confiante, espontâneo, verdadeiro e consciente do valor e das limitações de cada pessoa; a alegria que é a comunicação da paz interior; a oração na sua relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo.
Os valores importantes que no serviço do ECC se acrescentam a estes pontos básicos são a fraternidade como fruto do relacionamento recíproco; a gratuidade, acolhida por parte de Deus na nossa vida e oferecida aos outros a partir dos filhos; a missionariedade, que evita todo tipo de fechamento em si mesmo e abre às outras famílias, sobretudo as mais afastadas.
Gostaríamos de encontrar todos os casais na Romaria do próximo domingo, 26 de setembro, para juntos pedirmos a Maria a graça de fazer das nossas famílias pequenas igrejas domésticas e santuários da vida.

Dom Mariano Manzana
Bispo da Diocese de Mossoró


Programação

24/09 – 19h39- Missa de abertura por Paróquia com todos os casais;

25/09 – Adoração ao Santíssimo em cada Paróquia;

26/09- Santuário do Lima-Patu/RN 

5h30 – Acolhida e animação;
6h00 – Caminhada até o Santuário;
7h00 – Celebração Eucarística presidida por Dom Mariano;
8h30 – Momento para o lanche partilhado;
9h00 – Show com Padre Nunes;
11h00 – Terço;
11h30 – Despedida.

Arquidiocese de Natal celebra festa dos Mártires



A Arquidiocese de Natal celebra a festa dos Bem-aventurados Mártires Pe. André de Soveral, Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros, no próximo domingo, dia 26. No Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, às 9h30, haverá missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 13h30, partirá uma carreata com destino a Uruaçu.

No Monumento em honra aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, haverá missa, às 10h30 e às 12 horas. Às 16 horas, será realizado show com o Pe. Zezinho, e, às 18h, missa, também presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício.
No calendário da Igreja Católica, consta a festa dos Mártires de Cunhaú e de Uruaçu, dia 3 de outubro. Este ano, devido coincidir com as eleições, a Arquidiocese de Natal antecipou as celebrações para o dia 26 de setembro.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Palavras de Ir Vera Lúcia e Professor Welligton animaram e motivaram muito mais a Pastoral da Criança da Diocese de Mossoró



O palestrantes professor da UERN, Welligton Vieira, motivou os líderes da Pastoral da Criança a "olhar com o coração de cristãos, ou seja, comprometidos com a Fé".  

"Vamos fazer da Pastoral da Criança a flor mais bonita da nossa Diocese", palavras de Dom Mariano Manzana

Dom Mariano com alegria recebe Irmã Vera Lucia
Líderes da Pastoral da Criança de toda a Diocese vieram recepcionar Irmã Vera Lúcia.  


Celebração Eucarística marca a visita da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança à Diocese de Mossoró




Papa Bento XVI se despede da população do Reino Unido


DespedidadopapaApós 28 anos de espera, o povo da Grã-Bretanha recebeu, mais uma vez, a visita de um Papa. O último a visitar as ilhas foi o papa João Paulo II, em 1982. O papa Bento XVI ficou três dias na região, de 16 a 19, onde visitou a Escócia e Inglaterra. Na à Escócia, o Santo Padre presidiu uma missa no Bellahouston Park, em Glasgow. O Pontífice Iniciou sua homilia, saudando os presentes com as seguintes palavras do Evangelho “Está perto de vocês o Reino de Deus” (Lc 10,9).
Em seguida, Bento XVI relembrou a visita de João Paulo II ao país, dizendo: “É com emoção que me dirijo a vocês, perto do local onde o meu amado predecessor, João Paulo II, cerca de 28 anos atrás, celebrou com vocês a santa missa, acolhido pela maior multidão jamais reunida na Escócia. Noto, com grande satisfação que a exortação de João Paulo II a vocês, de caminhar de mãos dadas com seus irmãos cristãos, tenha levado a uma maior confiança e amizade entre os membros da Igreja na Escócia, da Igreja Episcopal Escocesa e das outras comunidades cristãs”.Já na Inglaterra, Bento XVI foi recebido pelos presidentes das Câmaras dos Lordes e dos Comuns, por quem foi acompanhado ao local de onde fez seu discurso à sociedade civil, na Westminster Hall. “Ao dirigir-me a vocês tenho consciência do privilégio que me é concedido de falar ao povo britânico e a seus representantes na Westminster Hall, um edifício que tem um significado único na história civil e política dos habitantes destas ilhas. Manifesto minhas estimas pelo Parlamento, que há séculos tem sede neste lugar e que exerceu no mundo uma tão profunda influência no desenvolvimento de formas de governo participativas, especialmente na Commonwealth (Comunidade de nações britânicas) e mais em geral nos países de língua inglesa”.
O Santo Padre falou sobre política, história e parlamentarismo, sugerindo que “o mundo da razão e o mundo da fé precisam um do outro e não deveriam ter temor de entrar num profundo e contínuo diálogo, para o bem da nossa civilização”.papaearainha
Na sequência do discurso à sociedade civil, o papa Bento XVI seguiu para a Abadia de Westminster, onde celebrou a oração das vésperas juntamente com o arcebispo de Cantuária, Doutor Rowan Williams.
O arcebispo da Cantuária dedicou grande parte do seu discurso ao papa São Gregório. “Cristãos da Bretanha, olhem para o ano de 597 com a mais fervorosa gratidão, quando Santo Agostinho chegou a essas terras para pregar o Evangelho aos anglossaxões a pedido do papa São Gregório ‘o Grande’. Para cristãos de todas as tradições e confissões, São Gregório representa uma autoridade espiritual completa: pastor e líder, erudito e guia espiritual”.
O arcebispo ainda lembrou que “os cristãos têm diversos pontos de vista sobre a natureza da vocação que pertence à Sé Apostólica de Roma. Ainda assim, como João Paulo II nos lembrou na sua encíclica Ut Unum Sint, devemos aprender a pensar juntos sobre como o ministério da Igreja Romana e o seu pastor supremo podem falar aos católicos da autoridade de Cristo e seus apóstolos para seremos um só corpo no amor de Cristo”.
No 18, Bento XVI reuniu-se com os líderes de confissões cristãs e das religiões majoritariamente representadas no Reino Unido: judeus, muçulmanos, hinduístas, sikhs, e outros. Na reunião, Bento VXI ressaltou o quanto a Igreja Católica está feliz com o testemunho espiritual oferecido pelos seus interlocutores. Segundo as palavras do Santo Padre, “é o testemunho comum de uma busca do sagrado com o objetivo de responder à questão última, que é aquela do sentido da existência humana, pois a ciência, apesar de toda a sua contribuição, não pode responder a essa questão”.

Beatificação

No último dia de visita apostólica ao Reino Unido, o papa Bento XVI celebrou uma missa, no Cofton Park de Birmingham, na Inglaterra, a missa de beatificação do cardeal John Henry Newman.
O Santo Padre agradeceu as pessoas que trabalharam durante muitos anos na promoção da causa do cardeal Newman, inclusive os padres do Oratório de Birmingham e os membros da família espiritual "Das Werk". Em seguida, o pontífice acrescentou: "a Inglaterra tem uma grande tradição de Santos Mártires, cujo corajoso testemunho ajudou e inspirou a comunidade católica local durante séculos. Todavia é justo e conveniente que reconheçamos hoje a santidade de um confessor, um filho desta nação que, mesmo sem derramar seu sangue pelo Senhor, deu testemunho eloquente durante uma longa vida dedicada ao ministério sacerdotal, especialmente à pregação, ao ensinamento e aos escritos”.
O Papa sublinhou que o lema do cardeal Newman, "Cor ad cor loquitur", que significa “o coração fala ao coração", nos faz entrar em sua compreensão da vida cristã, como chamado à santidade, experimentada como o intenso desejo do coração humano de entrar em íntima comunhão com o coração de Deus. "Não é de se admirar que quando o cardeal Newman faleceu, milhares de pessoas ficaram em fila pelas ruas da cidade enquanto o seu corpo era levado para a sepultura a menos de um quilômetro daqui. Cento e vinte anos depois, uma grande multidão se reúne novamente aqui para alegrar-se com o solene reconhecimento por parte da Igreja da excepcional santidade deste amado pai de almas", concluiu Bento XVI.
Fonte: Rádio Vaticano
Fotos: Thompson/AP

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...