Sugestões

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Agência Fides divulga balanço de assassinatos de religiosos em 2010


fidesA Congregação para a Evangelização dos Povos, através da Agência Fides, divulgou, no dia 3 de janeiro, o balanço de violências contra religiosos no ano de 2010. De acordo com os dados, 1 bispo, 15 sacerdotes, 1 religioso, 1 freira, 2 seminaristas, e 2 leigos foram assassinados durante o ano passado.
Com esses números, há uma redução significativa comparada a 2009, que houve 37 mortes violentas, dentre elas as de 30 sacerdotes. Entre 2001 e 2010, foram assassinados 253 agentes de pastoral em todo o mundo.
Cabe destacar, pelo seu impacto internacional, em 2010, o assassinato sangrento de dom Luigi Padovese, vigário apostólico de Anatólia e presidente da Conferência Episcopal da Turquia, na véspera da viagem do papa Bento XVI a Chipre.
América
Por continentes, a América voltou a ser o mais perigoso em 2010. Nesse ano, perderam a vida 10 sacerdotes, 1 religioso, 1 seminarista e 3 leigos. Na maioria dos casos, mais uma vez o assalto foi o motivo do crime.
O maior número de assassinatos ocorreu no Brasil, onde morreram os padres Dejair Gonçalves, Rubens Almeida, Bernardo Muñiz, o seminarista Mario Dayvit Pinheiro e o leigo Epaminondas Marques. Na Colômbia, foram assassinados Román de Jesás Zapata, Herminio Calero e Luis Enrique Pineda.
Os sacerdotes mortos no México foram José Luis Puerto e Carlos Salvador Wotto. No Peru, durante o roubo de um convento franciscano, morreram o irmão Linán Ruiz Morales, OFM, e seu colaborador, Ananías Aguila.
Na Venezuela, Equador e Haiti, morreram, respectivamente, Esteban Robert Wood, o missionário polonês Miroslaw Karczewski e o agente da Cáritas Julien Kénord.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...