Sugestões

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dom Damasceno diz que Igreja quer recuperar dimensão missionária a partir da Missão Continental


domraymundodamasceno22“O objetivo da Missão Continental é recuperar a dimensão missionária de toda a Igreja na América Latina com o desejo de colocá-la, com toda a sua estrutura, em estado permanente de missão”. Foi o que disse o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), dom Raymundo Damasceno Assis, na coletiva de imprensa desta quinta-feira, 6.
O arcebispo reafirmou a posição da Igreja em levar o Evangelho a todas as pessoas de maneira diferenciada da missão tradicional. “Com a Missão Continental queremos levar os leigos a serem protagonistas da Palavra em suas próprias dioceses, paróquias e comunidades, porque esse modelo de missão acontece nas bases”.
Tema Central
domjoaoboscodefariasA presença de Cristo na Eucaristia; Leitura, meditação e reflexão da Palavra de Deus, e a prática da caridade. Estes são os três pólos que equilibram a vida da Igreja, segundo o arcebispo de Diamantina (MG), dom João Bosco Oliver de Faria. De acordo com ele, a Assembleia optou por valorizar o estudo da Palavra de Deus porque a Bíblia muda o sentido da vida do ser humano. “A Palavra de Deus alimenta a vida do cristão. Não se trata de um texto fixo, mas sim da possibilidade de tornar rica a experiência da pessoa com Deus. Já a caridade faz com que a pessoa pense no seu próximo e não apenas em si. Tudo isso trazemos para um estudo mais aprofundado na Assembleia porque acreditamos que essa Palavra deve ter maior alcance junto aos leigos”, sublinhou.
Dom João Bosco afirma ainda que um pólo leva ao encontro do outro e traz como conseqüência o equilíbrio da vivência cristã. “A união da pessoa com aquilo que Cristo nos ensina no Evangelho, leva naturalmente a pessoa à dimensão de pensar no próximo e viver em comunidade. Leva as pessoas também à prática da caridade. Se faltar um desses pilares nós desequilibramos”, concluiu.
Fotos: Pe. Altevir, CSSp
chamadadocumentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...