Sugestões

quarta-feira, 3 de março de 2010

A SAUDADE FAZ BEM


É comum ouvirmos frases do tipo “Tô morrendo de saudades”... “A saudade dói demais”... “É ruim ter saudades”. Todas essas frases remetem a uma idéia penosa da saudade que evidencia um medo e rejeição dessa realidade importante em nossas vidas.
Para reverter essa má compreensão, faz-se necessário entender que a saudade faz bem e que sua experiência pode nos edificar como pessoas maduras e conscientes das coisas que, inevitavelmente, acontecem a qualquer um.
Em primeiro lugar, só sentimos saudades quando pessoas, experiências ou lugares nos fizeram bem. Ninguém sente saudades de uma tragédia, de uma pessoa desagradável ou de um lugar incômodo. A saudade, então, sempre nos remete a algo bom!
Em segundo lugar, a saudade sempre evoca aquele ou aquilo que se sente saudades independente do tempo e da distância. Ela sempre fará acontecer o encontro entre as pessoas saudosas superando qualquer obstáculo selando, dessa maneira, o encontro do coração. Assim, quando a saudade bate na porta da alma por conta de uma pessoa amada, tornamos essa mesma pessoa presente na vida.
                E finalmente, a saudade, quando bem vivida e experimentada, sempre nos impulsionará a viver a vida com mais intensidade, com mais ânimo e com gratidão, uma vez que evocando uma pessoa ou experiência feliz somos impelidos a perpetuar o bem que a mesma pessoa ou a mesma realidade evocada testemunhou.  A saudade, portanto, longe de me fazer triste ou desanimado, deixará em mim uma missão: fazer presente ao meu redor aquele bem de outrora que a saudade hoje renovou em mim!
Todos esses pontos se aplicam muito bem a uma pessoa muito querida nossa: pe. Walter. É certo que sua ausência física entre nós já deixou saudades, como também é bem mais certo que a saudade que sentimos dele nos faz pessoas melhores e mais conscientes de nossa missão como Igreja. A saudade dói, mas isso em nenhuma hipótese deve ser motivo de desânimo, tristeza e amargura. Aceitar e viver as conseqüências dos relacionamentos bem vividos é umas das formas de crescer como pessoa íntegra e madura.
Portanto, não tenha receios da saudade das pessoas amadas, dos lugares agradáveis, nem tampouco das experiências maravilhosas passadas, pois, como vimos, a saudade faz bem !

                                                                                                                             Maciel Rodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...