Sugestões

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Intensificado o empenho da Fundação “Populorum Progressio” a favor de Haiti, sinal da proximidade do Papa às vitimas do terramoto

Seis meses após o terramoto, a Igreja não esquece Haiti: salienta a Fundação “Populorum Progressio” num comunicado na conclusão da reunião do conselho de administração deste organismo – instituído por João Paulo II em 1992- que se efectuou nos dias passados em Santo Domingo. Durante a reunião presidida pelo cardeal arcebispo de Santo Domingo foram aprovados 186 novos projectos para 20 países, em particular a favor das comunidades pobres da América Latina e Caribe. Momento culminante do encontro, a visita a Haiti dos membros da Fundação Populorum Progressio no passado 22 de Julho.

A visita como informa um comunicado, foi ocasião para verificar diretamente no lugar as consequências do terramoto. Desde sempre a fundação teve um olhar particular em relação à nação de Haiti; de fato, desde 1993 financiou um total de 150 projetos.

Durante a Missa, num campo de acolhimento da Igreja, foi lida a mensagem do Santo Padre ao povo de Haiti. Bento XVI assegurou que não esquece todos aqueles que foram atingidos pelo terramoto e convidou o povo de Haiti à esperança. Juntamente com a mensagem do Papa estava prevista a entrega de uma dádiva do Santo Padre, uma quantia de 250 mil dólares para a reconstrução da escola de S. Francisco de Sales em Porto Príncipe. Problemas de tipo burocrático obrigaram a mudar a escola beneficiária e a adiar a entrega da doação. 

A presença da Igreja, unida àqueles que sofrem - é sublinhado - manifesta-se também através das suas instituições e organizações de ajuda. Certamente – salienta o comunicado - um dos maiores problemas que se devem enfrentar neste momento consiste nos alojamentos para centenas de milhares de pessoas que vivem nas tendas e nos campos de acolhimento. Problemas de segurança, problemas morais e humanos, lê-se ainda no comunicado, multiplicam-se nestes espaços não idôneos a uma vida familiar e social digna. A ultima visita dos membros da fundação Populorum Progressio foi à sede da Caritas Haiti, onde Mons. Segundo Tejado em nome do Cardeal Paulo Cordes, entregou ao diretor da Caritas local uma dádiva do Papa de 50 mil dólares como contributo para o grande trabalho desenvolvido por esta instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...