Sugestões

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

CARITAS IN VERITATE: UM ANO APÓS SUA PUBLICAÇÃO






Caritas in Veritate – a encíclica que desfechou um tento no coração da crise. A terceira encíclica de Bento XVI – a primeira do pontífice alemão sobre um tema social – foi apresentada à imprensa no dia 7 de julho de 2009, numa Sala de Imprensa repleta de jornalistas, como sempre acontece nas grandes ocasiões. 



O documento, porém, tem a data de 29 de junho, porque, como quase sempre acontece com os textos pontifícios, transcorrem alguns dias entre a data da assinatura por parte do papa e a data de sua publicação.



Era, de qualquer modo, uma encíclica esperada há muito, porque deveria ter coincidido com o 40º aniversário da Populorum Progressio, de Paulo VI, publicada em 1967. 



O "atraso" de dois anos pode ser atribuído à eclosão da crise econômica mundial, que induziu Bento XVI a uma revisão do texto, à luz do que estava acontecendo no mundo inteiro.



O resultado está, hoje, aos olhos de todos: as 142 páginas da encíclica constituem uma lúcida análise das profundas causas da crise, e oferecem – como é tradição na Doutrina Social da Igreja, em cujas premissas se insere a Caritas in Veritate, 18 anos depois da Centesimus Annus, de João Paulo II – importantes pontos de reflexão para a busca de adequadas soluções para a crise que perdura até hoje.



Neste seu primeiro ano de vida, a Caritas in Veritate demonstrou todas as suas potencialidades, suscitando debates e confrontos em âmbito econômico, político e social, e revelando-se como um dos mais incisivos textos do magistério pontifício dos últimos tempos.



Uma encíclica que – como se escreveu sobre ela – amplia a perspectiva da Populorum Progressio, passando do conceito de "desenvolvimento dos povos" ao conceito de "desenvolvimento humano integral". Mas, sobretudo, um documento no qual aparecem evidenciados, desde o próprio título, os dois pilares, os dois fundamentos do magistério e do pontificado de Bento XVI: a caridade e a verdade. (AF)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...