Sugestões

terça-feira, 13 de abril de 2010

A COMUNIDADE DE SANTA LUZIA

Já faz cerca de três meses que saí da Paróquia de Martins, mas apesar de me dedicar inteiramente à Paróquia de Santa Luzia, a Paróquia de Martins continua sempre na minha mente e no meu coração... Mas por minha alegria quase todo dia encontro alguém de lá! E, além do mais, estou morando com dois rapazes que são da Paróquia de Martins: o Leonardo, de Cruz de Alma, Lagoa Nova, e o Antoniel do sítio Colônia de Antônio Martins. Ambos eram animadores da Paróquia de Martins. Como foi que chegaram aqui? O Léo(nardo) no final do ano passado havia pensado em entrar no Curso de Teologia da Faculdade de Teologia da Diocese de Mossoró. Para que pudesse realizar este desejo, eu ofereci a hospedagem e o apoio na mensalidade do Curso dele, e ele, por sua vez, ele ajuda na casa paroquial e na Pastoral. O Antoniel queria entrar no Seminário, mas por não ter participado em 2009 de todos os encontros previstos, só poderia entrar no segundo semestre ou no próximo ano. E por isso Dom Mariano pediu-me para hospedá-lo, por um tempo, na casa paroquial. Assim, acabamos formando uma pequena comunidade...
     Eu achei muito bom também porque assim não fico só. Tem uma senhora que cuida das refeições – dona Joana que trabalhou 27 anos com Mons. Américo – mas às quatro horas ela volta para casa dela deixando o jantar apenas encaminhado. Já pensou, com a minha deficiente arte culinária, que gororoba seria meu rango se tivesse que me virar para preparar a janta sozinho? (Estava bem acostumado demais com Bebé!) Ainda bem que o Léo toma de conta e quando voltamos da Missa da catedral, lá pelas 18:00 horas, num instante, também com a ajuda do Antoniel, termina de ajeitar o jantar que fica uma delícia!
     Se vocês vierem por estas bandas não deixem de vir experimentar o sal da nossa comida! Sempre tem uma merendazinha para quem nos visita, inclusive das iguarias especiais de Martins que Bebé e outras pessoas não deixam faltar!
    O coração da casa (foi a minha primeira realização) é a “Clínica do Espírito”, ou “Hospital das Almas”, ou “Oficina do Espírito”, ou “Academia Espiritual” que é uma pequena Capela com JESUS Eucarístico, onde atendo às confissões e ofereço acompanhamento espiritual a quem o solicita.
     Na Comunidade têm momentos de oração em comum e de estudo e a gente partilha a nossa vida como irmãos. A nossa casa está sempre de portas abertas para receber quem precisa de apoio e acolhida.
     Este é um dos meus propósitos e também da Comunidade da Casa Paroquial que batizamos de “Comunidade de Santa Luzia”. Eu não havia planejado nada de tudo isso. Deixei apenas DEUS agir.


 P.S.: INTEGROU à comunidade de Santa Luzia em Mossoró, o seminarista Davi da Sagrada Face que, na companhia de Pe. Walter, fará seu estágio pastoral na Catedral. 

Fonte; animador 169

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...