Sugestões

domingo, 24 de janeiro de 2010

Entrevista com o Pe Possidio

Transcrevemos aqui a entrevista com o Pe Possidio, que foi publicada no animador 168:

Com a chegada do novo pároco, muitas dúvidas pairam sobre a pessoa do novo padre e dos rumos de nossa paróquia . Em vista disso, preparamos uma breve entrevista com Pe. Possidio para todos os nossos leitores:


 
Animador: Querido padre, fale-nos um pouco sobre sua família e sua vocação.

Pe Possidio: Minha família é pequena, porém, muito unida. Na minha infância passamos por muitas dificuldades. A vida de agricultor que minha família levava era muito difícil. Hoje, vive-se melhor. Foi nesse ambiente que surgiu minha vocação: vendo o trabalho do Pe. Walter, a falta de padres na diocese e no mundo, o conhecimento de outras realidades através do jornal missão jovem.

Primeiramente achava que minha vocação era de ser missionário na África. Com o discernimento vi que podia servir ao Senhor aqui na diocese de Mossoró. Entreguei-me ao Senhor e a cada dia tento dizer SIM ao seu chamado.

Animador: Como o senhor recebeu a noticia de vir a suceder pe. Walter?

Pe Possidio: Primeiramente fiquei apreensivo por ter que substituir o Pe. Walter e por esta ser a minha paróquia. Depois, fiquei feliz pelo reconhecimento do bispo ao meu trabalho na Paróquia de Patu e Área Pastoral de Almino Afonso.

Coloquei no coração que é o Senhor quem nos cria, nos mantém, nos chama e nos envia. Deste modo, temos que nos entregar em seus braços. Assim foi o que fiz.

Estou muito feliz em minha paróquia e conto com a colaboração de todos os paroquianos.

Animador: Qual será seu horizonte de trabalho pastoral para nossa paróquia?

Pe Possidio: Queremos manter e conservar o que encontramos, inovar e renovar o que for necessário.

Neste primeiro momento vamos melhorar a oferta de missas dominicais nas cidades. A partir da Páscoa do Senhor celebraremos todos os domingos em todas as cidades da Paróquia. Estamos analisando os melhores horários com os animadores nas reuniões dos pólos pastorais.

Vamos dedicar atenção especial à Formação Litúrgica em todos os pólos. Principalmente quanto ao canto litúrgico, aos leitores, comentaristas, etc.

Em relação à 1ª Eucaristia, vamos fazer formações e acompanhamento dos catequistas para que em junho e julho se façam as matrículas e em agosto se dê início aos encontros.

Quanto à Crisma iremos preparar um material próprio para tentar envolver o jovem nas pastorais e fazer deste tempo um encontro com o Cristo, fazendo também retiros de espiritualidade.

Com o tempo iremos dar novo horizonte às outras atividades, claro, que sempre no espírto de continuidade, inovação e renovação.

Animador: Deixe alguma mensagem para todos os animadores e agentes de pastoral.

Pe Possidio: Meus irmãos a Igreja é como um corpo, já nos dizia o Apóstolo Paulo, com seus diversos membros, carismas, dons e ministérios. É nessa dinâmica que vamos dando seguimento ao mandato de Cristo: “ide por todos os povos, pregai o Evangelho a toda criatura”.

Na Igreja todos são importantes: os leigos, os ministros ordenados, os consagrados. Todos são chamados e enviados, porém, são os leigos que estão mais em contato com a maiorias dos fiéis, os afastados, os abandonados, os excluídos, os esquecidos, os que não querem saber de religião, os que fazem proselitismo para atrair mais fieis para suas seitas.

Portanto irmãos, que o Senhor lhes dê a sua força, a sua bênção e que as protejam sempre em sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...