Sugestões

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bento XVI escreve carta de condolências às vítimas do terremoto no Haiti

Bento XVI escreve carta de condolências às vítimas do terremoto no Haiti 

ppbxviescribe130308


O Papa Bento XVI enviou uma carta pessoal ao presidente da Conferência Episcopal do Haiti, dom Louis Kébreau, arcebispo de Cabo Haitiano, na qual mostra sua dor e proximidade às vítimas do terremoto.
Em sua carta, datada de 16 de janeiro e divulgada no sábado 23, o pontífice expressou sua “grande tristeza” pelo ocorrido, assim como sua “proximidade espiritual e fervente oração por todas as pessoas afetadas por este desastre”.
Ele se referiu especialmente à morte do arcebispo de Porto Príncipe, dom Serge Miot, que “compartilhou o destino de muitos dos seus fiéis, incluindo sacerdotes, pessoas consagradas e seminaristas”.
Por outro lado, Bento XVI celebrou a “rápida mobilização da comunidade internacional, unanimemente comovida pela difícil situação dos haitianos”, e assegurou que “toda a Igreja, através das suas instituições, não deixará de ajudar no serviço de emergência e de reconstrução das regiões devastadas do país”.
“Nestas horas de escuridão, invoco Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para que Ela se mostre como Mãe de ternura e saiba dirigir os corações, para que a solidariedade abra passagem em meio ao isolamento.”
A mensagem foi divulgada no sábado, coincidindo com o emotivo funeral de dom Miot, celebrado sob um toldo improvisado na praça da catedral, já que esta foi completamente destruída.
A cerimônia recordou também os mais de 100 mil mortos no terremoto, muitos dos quais não poderão receber uma sepultura digna, e nela estiveram presentes o presidente, René Preval, as autoridades civis do país e o arcebispo de Nova York, dom Thimoty Dolan, entre outros.
Carta ao presidente
Também no dia 16 de janeiro, o Papa dirigiu uma carta ao presidente do país, René Preval, na qual lhe manifestou suas condolências por esta catástrofe.
O Pontífice ofereceu suas orações por “todos os que morreram no terremoto e suas famílias, que, em alguns casos, não podem dar uma sepultura digna aos seus entes queridos”.
Também pediu neste momento “espírito de solidariedade” e “que se mantenha a calma nas ruas”, para que os feridos possam ser socorridos.
Mostrou também sua estima pelo “compromisso de todos aqueles que, haitianos e estrangeiros, às vezes arriscando suas vidas, fazem todo o possível para encontrar e resgatar os sobreviventes”.
Bento XVI finalizou sua carta assegurando que a Igreja Católica, “através das suas instituições, muito além da viva comoção destes dias, permanecerá junto aos afetados por este desastre e, na medida das suas forças, os ajudará em prol de um futuro melhor”.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...