Sugestões

quarta-feira, 7 de março de 2012

Santa Sé pede atenção especial às mulheres das áreas rurais e migrantes



Libertar as mulheres rurais da situação de perene opressão, principalmente nos países mais pobres do mundo. Este é o desafio que emergiu da 56ª Sessão da Comissão sobre o Status das Mulheres (CSW), em andamento em Nova Iorque, onde interveio o Observador Permanente da Santa Sé na ONU, Arcebispo Francis Chullikatt.

O pronunciamento do Arcebispo Francis Chullikat foi dedicado às mulheres que trabalham em condições deploráveis, sobretudo na zona rural, e às trabalhadoras migrantes – mulheres discriminadas, sem acesso aos tratamentos médicos de base, à margem das ações políticas.

A finalidade dessa Sessão foi debater como é possível melhorar a vida dessas pessoas, para que sejam capazes prover a suas famílias e oferecer sua importante contribuição à sociedade.

A Santa Sé, afirma o prelado, continua a manter o compromisso de proteger os mais fracos e pobres, em vista do bem comum. Está atenta ao papel central da família, fulcro do desenvolvimento integral. Nesse âmbito, homens e mulheres são chamados a cooperar para superar preconceitos e aplicar políticas que respeitem a dignidade da pessoa.

A próxima Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, que se realizará no Rio de Janeiro em junho próximo, prossegue o Arcebispo, oferecerá mais uma oportunidade para reforçar a atenção sobre as pessoas que vivem na zona rural, mulheres e moças, e aumentar seu empenho nos processos de ação política para a construção de sociedades sustentáveis.

terça-feira, 6 de março de 2012

Papa: 'Jesus é a luz que jamais se apaga'


Papa- Angelus

“O mistério da transfiguração não deve ser separado do contexto do caminho que Jesus está percorrendo”.


O papa Bento XVI explicou às centenas de fiéis, sobretudo jovens, o episódio da transfiguração de Cristo, ontem (4), durante a oração mariana do Angelus, na praça São Pedro, no Vaticano.


A transfiguração de Cristo é comprovada de maneira concorde pelos Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.


Os elementos essenciais são dois: antes de tudo, Jesus sobe com os discípulos Pedro, Tiago e João numa alta montanha e ali foi transfigurado diante deles, o seu rosto e suas vestes tornam-se resplandecentes, enquanto do seu lado aparecem Moises e Elias; em segundo lugar, uma nuvem cobre a montanha e dela sai uma voz que dizia: "Este é meu Filho amado, ouvi-o!”.


“Ele se dirigiu decididamente rumo à realização da sua missão, bem sabendo que, para alcançar a ressurreição, deveria passar através da paixão e da morte na cruz. Disso falou abertamente aos discípulos, os quais, porém, não entenderam, ou melhor, rejeitaram esta perspectiva", afirmou o Pontífice.


Por isso, Jesus levou consigo três deles para a montanha e revelou a sua glória divina. Jesus queria que esta luz iluminasse seus corações no momento de atravessar a escuridão da sua paixão e morte, quando o escândalo da cruz fosse para eles insuportável.


Deus é luz, e Jesus quis doar aos seus amigos mais íntimos a experiência desta luz que habita Nele. Assim, depois deste acontecimento, Ele se transformou neles luz interior, capaz de protegê-los dos ataques das trevas. Também na noite mais escura, Jesus é a luz que jamais se apaga.


Bento XVI terminou sua reflexão pedindo à Virgem Maria que nos ajude a viver esta experiência no tempo da Quaresma, encontrando todos os dias alguns momentos para a oração silenciosa e para a escuta da Palavra de Deus.

'O caminho da vitória e da glória é a cruz'


Cruz - Santuário Nacional

No contexto da espiritualidade da quaresma, o bispo de São José do Rio Preto (SP), Dom Paulo Mendes Peixoto fez uma reflexão sobre a nossa caminhada de vida, sofrimentos e vitórias.

De acordo com o bispo, a vida, no início depende de cuidados, de atenção e proteção, tudo dentro de um processo de amadurecimento.

 “A caminhada pode ser longa, como também curta. Ela tem em vista uma chegada vitoriosa, fruto das dificuldades e cruzes enfrentadas com objetividade e muita coragem”, afirmou.

Na visão misteriosa de Jesus, o caminho da vitória e da glória é a cruz.

 Para Dom Paulo, isto é uma ideia incompatível com as realidades, já de seu tempo, como também com a cultura atual. Apesar dos sofrimentos, que atingem grande parte das pessoas, o que se aspira é o “gozo”, a felicidade e vida tranquila. Querem dizer que o sofrimento é desumano.

“Abraão foi convocado por Deus para sacrificar o seu único filho, Isaac. O patriarca foi experimentado em sua fé, como muitos outros em suas vidas. O importante é que a recompensa, para quem assume com maturidade, é certa. A vitória deve ser fruto de determinação e critério no enfrentamento”, afirmou.

A fé em Deus nos iguala, seja na morte, que veio por Adão, ou na vida, que vem de Cristo. Encaremos um caminho de sofrimentos e vitórias, de tristezas e alegrias, mas tudo deve ser com objetivos consistentes e claros. Ter sempre a certeza de que Deus é por nós e nos acolhe em sua vida.

“Dentro da mística cristã, é fundamental saber quem é Jesus Cristo. Ele é aquele que diz: “Quem quiser seguir-me, pegue sua cruz” (Mc 8, 34). O fracasso da cruz é caminho de vitória. É como o fato da transfiguração que revela a realidade da ressurreição. Este é o grande pensamento da quaresma”.

 Dom Paulo afirma que ser discípulo é anunciar a cruz e seguir o Mestre sem carreirismo e disputa pelo poder, como estava na mente de alguns dos apóstolos, e na mente de muita gente hoje.

“É ter a “veste branca" da justiça e de comprometimento com a vida. Os fracassos aparentes são transformados em vitória. Isto não é tão fácil para ser entendido na prática, a não ser escutando a Palavra de Deus”, finalizou.

sexta-feira, 2 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO GLORIOSO SÃO JOSÉ Santuário São José - Antônio Martins





Caríssimos irmãos e irmãs, com entusiasmo, alegria, fé e devoção celebraremos mais uma festa em honra ao nosso padroeiro São José. Se olharmos o passado e o presente, perceberemos o testemunho de homens e mulheres que, mediante a fé em Jesus Cristo, construíram a história de desenvolvimento de nossa comunidade.
Celebrando a festa do glorioso são José, padroeiro do nosso bairro Alto da Ema, neste ano de 2012, queremos trazer viva a memória estas pessoas que nos antecederam na história e nos legaram o mais precioso tesouro: A fé em Deus e em Jesus Cristo, Senhor Nosso Salvador. Assim motivados neste ano de 2012, durante todo novenário em preparação a festa de são José, refletiremos sobre a profissão da Fé Cristã. EU Creio.
Todos são chamados a professar a fé. “Quando professamos a nossa fé começamos dizendo: “Eu creio”, “Nós cremos”. Por isso, antes de expor a fé da Igreja tal como é confessada no Credo celebrada na Liturgia, vivida na prática dos mandamentos e na oração, perguntamo-nos o que significa “crer”. A fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa, trazendo ao mesmo tempo uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último da sua vida” (cf. CIC p.28).
A festa é nossa, empenhemo-nos todos para maior glória de Deus e engrandecimento desta terra serrana enaltecendo São José excelso padroeiro.
                           Venha! Participe! Você também é Igreja.

Padre Possidio Lopes – Pároco
Toda Comissão Ampliada e Coordenada da Festa
Animadores e Colaboradores de São José – ACSJ

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

PRÉ-FESTA – Peregrinação 2012.
De 04 á 09 de Março – 18h30min.
A Imagem peregrina de São José estará passando por todas as comunidades e ruas dos bairros Alto São José e Alto da Ema. Logo em seguida Celebração Devocional.

Dia 10/03/2012 (Sábado) – Abertura
18h30min – Procissão Imagem Peregrina, saindo da Rua Mariano José da Rosa, até o Santuário São José. A bandeira de São José será conduzida pelos guardiões 2012, A JUVENTUDE. Após o hasteamento da Bandeira.
DEDICATÓRIA DE TODAS AS COMUNIDADES E BAIRROS ANTONIOMARTINENSES
19h30min – Celebração Solene de Abertura da Festa 2012.
Benção das Comissões da Festa.

Dia 11/03/2012 (DOMINGO) 19h00min
TEMA – “Creio em Deus Pai todo poderoso criador do Céu e da terra”
3º DOMINGO TEMPO DA QUARESMA [III]
Missa Eucarística – Celebrante padre Possidio.
Dedicatória: Famílias Antôniomartinenses, Devotos e Peregrinos de São José.
Equipe Organizadora: Cânticos e Peregrinação.
Benção das Famílias.

Dia 12/03/2012 (SEGUNDA FEIRA) 19h00min
TEMA – “E em Jesus Cristo, seu Filho único, nosso Senhor”.
Dedicatória: Crianças e Adolescentes.
Equipe Organizadora: Infância e Adolescência Missionaria G. Sagrada Face Mirim.
Benção das Crianças.

Dia 13/03/2012 (TERÇA FEIRA) 19h00min
TEMA – “Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito Santo”
Dedicatória: Comerciantes, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, funcionários públicos, Motoqueiros e Desportistas.
Equipe Organizadora: Acolhimento.
Benção dos Objetos de Devoção.

Dia 14/03/2012 (QUARTA FEIRA) 19h00min
TEMA – “Nasceu da Virgem Maria padeceu sob Pôncio Pilatos, Foi crucificado, morto e sepultado”.
Dedicatória: Missionários, Movimentos, Pastorais, Dizimistas e grupos Religiosos.
Equipe Organizadora: Missionários (as) e equipe de Liturgia
Benção da Água.

Dia 15/03/2012 (QUINTA FEIRA) 19h00min
TEMA – “Jesus Cristo Desceu a mansão dos mortos, ressuscitou no terceiro dia”.
Dedicatória: Mulheres e Homens do campo.
Equipe Organizadora: ACSJ e Equipe de Comunicação e Cultura
Benção do Pão.

Dia 16/03/2012 (SEXTA FEIRA) 19h00min
TEMA – “Jesus Subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso”.
Dedicatória: Pastoral do Idoso, Saúde, Terço dos Homens.
Equipe Organizadora: Mãe Rainha e Equipe de Acolhimento.
Benção dos Idosos.

Dia 17/03/2012 (SABADO) 19h00min
TEMA – “Donde virá julgar os vivos e os mortos, creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica”.
Dedicatória: Juventude
Equipe Organizadora: JOMEC
Benção dos Jovens.

Dia 18/03/2012 (DOMINGO) 19h00min
4º DOMINGO TEMPO DA QUARESMA [IV]
Missa Eucarística – Celebrante Padre Possidio.
TEMA – “Creio na comunhão dos Santos na remissão dos pecados, Creio na ressurreição da carne, na vida eterna”. Amém.
Dedicatória. Equipe Organizadora: Josés, Josefas, filhos ausentes e Casais.
Benção dos Casais.

Dia 19/03/2012 (SEGUNDA FEIRA)
Solenidade do Padroeiro São José, Patrono Universal da Igreja, Pai Adotivo de Jesus Cristo e esposo da Virgem Maria.
06h00 – Alvorada Festiva com estouros de fogos e hino de São José.
08h00 – Terço de São José
15h00 – Consagração a São José.
18h00 – Solene Celebração da Santa Missa, Presidida por Padre Possidio Lopes. Logo após arreamento da Bandeira, e entrega da bandeira aos Guardiões de 2013.

Lembre-se
Dia  16 de Março Via Sacra as 06h00.
De 12 a 18 de Março Oficio da Manhã as 06h00.
De 11 a 18 de Março Terço de São José as 18h30.


Programação Festiva
De 10 á 19 de Março Lojinha de São José.
11/03 Festival de Bolo e Refrigerante;
13/03 Show de Talentos;
16/03 Festival de Salgados e Doces;
17/03 Festival de Comidas típicas;
18/03 Festival de Cachorro quente;
18/03 Sorteio da Caixa de São José;
19/03 Salgados, Picolés e Sorvetes.

Seja Um Padrinho/ Madrinha de São José Nesta Novena do Padroeiro.
Retire um envelope com as equipes responsáveis por cada dia da novena, participe e colabore com a nossa comunidade.

DOM MARIANO CONCEDE COLETIVA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

Dom Mariano Manzana, bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 02 de março para falar sobre a Campanha da Fraternidade 2012. Na oportunidade, o bispo Diocesano exaltou o valor da criatura humana e convidou a todos a viver de forma concreta a solidariedade para com o próximo.



O evento, coordenado pelo padre Carlinhos, ocorreu na sede do Centro de Radioterapia de Mossoró, no Abolição III e contou com a presença de várias autoridades ligadas à saúde em Mossoró: Benjamim Bento, Gerente da Saúde; Edy Moura e Dr. Cury, Presidente e Chanceler da Liga de Combate ao Câncer e o magnífico Reitor da UERN, professor Milton Marques.





O Pe. Flávio Augusto(Vigário Geral da Diocese), Pe. Crisanto(Reitor do Seminário Santa Teresinha) e membros da coordenação da Campanha da Fraternidade a nível de Diocese também participaram da organização  do evento.




Outra presença marcante foi a das voluntárias da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer(LMECC) que fazem um trabalho extraordinário junto aos que sofrem em Mossoró.





Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...