Sugestões

terça-feira, 6 de março de 2012

Papa: 'Jesus é a luz que jamais se apaga'


Papa- Angelus

“O mistério da transfiguração não deve ser separado do contexto do caminho que Jesus está percorrendo”.


O papa Bento XVI explicou às centenas de fiéis, sobretudo jovens, o episódio da transfiguração de Cristo, ontem (4), durante a oração mariana do Angelus, na praça São Pedro, no Vaticano.


A transfiguração de Cristo é comprovada de maneira concorde pelos Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.


Os elementos essenciais são dois: antes de tudo, Jesus sobe com os discípulos Pedro, Tiago e João numa alta montanha e ali foi transfigurado diante deles, o seu rosto e suas vestes tornam-se resplandecentes, enquanto do seu lado aparecem Moises e Elias; em segundo lugar, uma nuvem cobre a montanha e dela sai uma voz que dizia: "Este é meu Filho amado, ouvi-o!”.


“Ele se dirigiu decididamente rumo à realização da sua missão, bem sabendo que, para alcançar a ressurreição, deveria passar através da paixão e da morte na cruz. Disso falou abertamente aos discípulos, os quais, porém, não entenderam, ou melhor, rejeitaram esta perspectiva", afirmou o Pontífice.


Por isso, Jesus levou consigo três deles para a montanha e revelou a sua glória divina. Jesus queria que esta luz iluminasse seus corações no momento de atravessar a escuridão da sua paixão e morte, quando o escândalo da cruz fosse para eles insuportável.


Deus é luz, e Jesus quis doar aos seus amigos mais íntimos a experiência desta luz que habita Nele. Assim, depois deste acontecimento, Ele se transformou neles luz interior, capaz de protegê-los dos ataques das trevas. Também na noite mais escura, Jesus é a luz que jamais se apaga.


Bento XVI terminou sua reflexão pedindo à Virgem Maria que nos ajude a viver esta experiência no tempo da Quaresma, encontrando todos os dias alguns momentos para a oração silenciosa e para a escuta da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...