Sugestões

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sepultamento de Dom José lota Catedral de Mossoró - Gazeta do Oeste



Despedida Cerimônia que contou com missa de corpo presente foi presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano, padres e fieis da Diocese de Santa Luzia


A Catedral de Santa Luzia em Mossoró ficou completamente lotada na manhã de ontem, 11, durante a cerimônia de sepultamento do bispo emérito de Mossoró Dom José Freire de Oliveira Neto. Passava das 9h, quando teve início a missa de corpo presente celebrada pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana. Um evento religioso que reuniu emoção, saudade, tristeza e muitas homenagens.

Seguindo as normas da igreja católica, todo bispo deve ser enterrado na catedral de cada cidade, e para cumprir todo o ritual uma missa especial foi presidida para milhares de fiéis que foram à igreja ontem para dar o último adeus a um dos religiosos mais admirados e respeitados da Diocese de Mossoró. Um homem que dedicou toda a sua vida à igreja. A morte de Dom José mobilizou toda a comunidade católica do Rio Grande do Norte e foi destaque nos principais noticiários do Estado.

Além dos fiéis de Mossoró, Apodi e Natal, a cerimônia contou ainda com a participação de mais de 30 padres que fazem parte da Diocese de Mossoró e Arquidiocese de Natal. Apesar de seguir o roteiro de uma missa tradicional, a despedida de Dom José contou com argumentos extras como a colocação de flores no caixão por cada um dos padres presentes, um dos momentos de muita emoção.



DISCURSOS — Ao final da cerimônia religiosa foi aberto um espaço para alguns depoimentos. O primeiro foi lido por uma religiosa em nome da família, em seguida foi a vez do reitor da Uern Milton Marques fazer a sua explanação. Com palavras firmes e cultas traçou um histórico pessoal de Dom José, a quem o reitor denominou de Dom Freire, um homem bom, justo e fiel. "Dom Freire foi um grande pastoreiro e guiou muito bem o seu rebanho", ressaltou Milton Marques.

Após Milton Marques foi a vez da prefeita Fafá Rosado fazer a sua homenagem pessoal ao bispo Dom José que o ressaltou como um exemplo para todos os fiéis. Para fechar os depoimentos, a governadora Rosalba Ciarlini se referiu a Dom José como o apodiense mais mossoroense que já conheceu. "Dom José é um exemplo a ser seguido".



DECLARAÇÃO — Entre todos os depoimentos dedicados a Dom José Freire, um em especial foi feito sob muita emoção pelo Padre Sátiro Cavalcante Dantas. Padre Sátiro, que participou de toda a cerimônia expressando muita comoção, ao final disse: "Para nós é uma alegria muito grande ter mais um anjo da guarda lá no céu para zelar pela Diocese de Mossoró, por outro lado, perdemos um extraordinário pai e amigo".

O sepultamento de Dom José Freire de Oliveira Neto foi acompanhado pelos olhares de centenas de pessoas que permaneceram na igreja até o fechamento do túmulo. O caixão do bispo emérito de Mossoró foi conduzido até o túmulo por seis padres, toda a cerimônia que incluiu a missa e o sepultamento foi encerrada às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...