Sugestões

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Mossoroenses se despedem de dom José - Jornal De Fato

FOTO:  CARLOS COSTA


"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." Foi com esse texto bíblico que se encontra no segundo livro de Timóteo que o bispo diocesano dom Mariano Manzana encerrou a cerimônia fúnebre do bispo emérito dom José Freire. Dom Mariano disse que a maior herança deixada por dom José era a sua fidelidade aos ensinamentos de Jesus Cristo.

A missa de corpo presente teve início às 9h e contou com a presença de padres da Diocese de Mossoró e bispos de Dioceses do Rio Grande do Norte e de outros Estados do Nordeste, como Paraíba e Ceará.

Também estavam presentes autoridades estaduais, como a governadora Rosalba Ciarlini, o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques, o senador José Agripino e os deputados estaduais Leonardo Nogueira e Larissa Rosado. Entre as autoridades municipais estavam a prefeita Fafá Rosado, a vice-prefeita Ruth Ciarlini, o presidente da Câmara de Mossoró, Francisco José Júnior, e outros.

A celebração presidida por dom Mariano Manzana foi marcada por momentos de grande emoção, como o instante em que os padres da diocese colocaram rosas ao redor do caixão de dom José, simbolizando suas preces. O padre Sátiro Cavalcanti Dantas, muito emocionado desde o início da celebração, entregou suas rosas ao bispo dom Mariano e o abraçou, chorando.

Segundo o atual bispo diocesano, a doença de Dom José uniu toda a diocese em uma única oração. "Por muitos anos ele foi o guia, o pastor, o ponto de referência para toda a Diocese", enfatiza.

Seguindo um costume antigo mantido pela Igreja Católica, depois da missa, o corpo de dom José Freire foi sepultado na Catedral de Santa Luzia, à direita da imagem do Senhor Morto e ao lado do local em que também está sepultado o corpo de dom Gentil Diniz Barreto, antecessor de dom José Freire no comando da Diocese de Mossoró.

No momento do sepultamento, um grande número de fiéis disputava o pequeno espaço próximo à sepultura para acompanhar de perto os últimos instantes que antecediam o funeral de dom José Freire.

O bispo emérito foi sepultado por volta das 11h40, aplaudido pelos fiéis, que cantaram o hino de Santa Luzia, padroeira de Mossoró.

Fieis lotaram catedral para prestar homenagem

Uma multidão de fiéis acompanhou a celebração para dar o último adeus ao bispo que esteve 20 anos à frente da Diocese de Mossoró.

Muito emocionada, dona Lucinete de Melo Vieira, de 70 anos, conhecia dom José Freire desde a época do seminário. "Acompanhei toda a trajetória de dom José, ele era uma pessoa muito boa e foi muito importante para a Igreja Católica em Mossoró; foi uma grande perda", ressalta.

Já a dona de casa Ivonete Lima, de 70 anos, falou dos ensinamentos do bispo emérito. "Uma de suas homilias tem um significado muito grande em minha vida. Eu era muito jovem quando o ouvi dizer que os bons filhos dependiam dos joelhos da mãe. Guardei isso comigo e coloquei em prática quando casei e tive filhos. Até hoje sigo o seu exemplo", frisa.

Além das pessoas que assistiram à celebração desde o início, muitos curiosos que passavam pelo local entravam na Catedral de Santa Luzia para prestar suas homenagens. Como o vendedor Francisco de Assis, que no meio do expediente foi até a igreja para ver o movimento e acompanhar um pouco da celebração.

"Como estou trabalhando, não pude acompanhar a missa toda, mas vim aqui prestar essa última homenagem", comenta.

A governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita Fafá Rosado também homenagearam dom José Freire, enaltecendo o trabalho desenvolvido por ele ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...