Sugestões

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Os profetas de ontem e de hoje



Em toda a história da Igreja sempre existiram pessoas que doaram suas vidas no anúncio da palavra de Deus. Com certeza não foi fácil para aqueles que O anunciavam; muitas vezes não eram compreendidos nem aceitos por parte de alguns. Conhecemos grandes exemplos de pessoas que foram escolhidas por Deus desde os tempos mais remotos para anunciarem a Boa Nova àqueles que não conheciam o verdadeiro caminho da justiça e da salvação. No Antigo Testamento vemos o testemunho de grandiosos profetas que mediante a ação de Deus, agiam conforme a Sua vontade no meio do seu povo. Depois surgiram muitos outros que conseguiram testemunhar e anunciar o Deus verdadeiro com muita dedicação, denunciando as injustiças humanas e realizando a vontade de Deus na vida dos homens e mulheres.
Sabemos que sempre existiram em toda a história humana, mudanças, dificuldades, sofrimentos, injustiças; tudo isso eram desafios para aqueles que profetizavam e testemunhavam a Deus. Mas, não obstante esses desafios, Deus sempre agiu e continua escolhendo pessoas para ser profetas neste mundo. Ele sempre quis que todos O conhecessem, pois Ele é a verdadeira esperança e salvação do mundo. A sua palavra se encarnou no meio de nós por meio de seu filho Jesus Cristo, o maior profeta da história, o maior profeta de todos os tempos, pois ele veio realizar a vontade do Pai, tornou agora a palavra viva no meio do povo. Por isso, o profeta deve mostrar para todas as pessoas a verdadeira esperança e salvação que é o próprio Deus; onde quer ele esteja e em qualquer época ou situação, não deve temer nem jamais desistir dessa missão que Deus o confiou. “Deus não deu um espírito de timidez, mas de fortaleza amor e sabedoria” (2 Tg 1, 7), para que assim ele possa com afinco anunciar Jesus Cristo e enfrentar esses desafios que muitas vezes o impedem de evangelizar e que não quer ouvir a voz profética.
O verdadeiro profeta, portanto, não se cala diante dos problemas da sua época, pois seu compromisso é defender as pessoas das injustiças sociais, é convertê-las e conduzi-las ao caminho de Deus, para que assim todos O conheçam e seu reino possa acontecer entre os homens. O profeta, pois, é o sinal do amor de Deus que o chamou e o enviou para amar os irmãos em todas as suas dificuldades e circunstâncias, os quais no mundo de hoje correm o risco de sucumbir sem antes conhecerem realmente Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. 
Diác. José Robério de Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...