Sugestões

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Papa Bento XVI pede orgulho das raízes cristãs ao povo de Malta


610x

 Bento XVI concluiu na tarde de ontem, 18, a sua viagem a alta, repetindo um apelo para que o povo deste país tenha orgulho nas suas raízes cristãs. Esta foi, aliás, uma das mensagens centrais da visita a uma das nações mais católicas da União Européia. O Papa pediu que os fiéis conservem a sua “herança religiosa e cultural”, não deixando que a mesma “seja comprometida pelo relativismo”.
Tendo presente a posição geográfica de Malta, Bento XVI deixou alertas para este país que servem também para todo o Velho Continente, recordando os muitos migrantes que chegam à sua costa “para fugir de situações de violência e perseguição” ou em “busca de melhores condições de vida”.
Numa visita que durou pouco mais de 24 horas, Bento XVI falou por diversas vezes da promoção dos valores cristãos, em especial nos países da União Européia. Por várias vezes foi recordado que a justificação para esta visita eram os 1950 anos do naufrágio que levou São Paulo à costa de Malta.
17_MHG_PAPA_MALTA3
Bento XVI disse acreditar que o episódio, relatado no livro bíblico dos Atos dos Apóstolos, não resultou de um incidente imprevisto, mas da “providência divina”. Bento XVI encontrou-se também com um grupo de pessoas que tinham sido vítimas de abuso sexual por parte de membros do clero, manifestando a sua “vergonha e pesar” perante estes fatos. Um dos participantes relatou à imprensa que o Papa se emocionou e chorou em alguns momentos.
Ao longo dos vários momentos da visita, Bento XVI foi constantemente acompanhado por uma multidão em festa, superando as expectativas da organização local. Tanto na Missa celebrada em Floriana como no encontro com os jovens, em La Valetta, o Papa pediu que os católicos coloquem Deus como sua prioridade, mesmo perante as “tentações” da tecnologia ou de correntes de pensamento contrárias à fé cristã.
Cerca de 100 mil pessoas saudaram o pontífice nas ruas, em suas deslocações com o papa-móvel – algo que superou inclusive as expectativas das autoridades locais. Em outro momento não programado, na saída do palácio presidencial, o Papa saudou seis crianças doentes terminais, abençoando-as pessoalmente.
Essa foi a 14ª viagem de Bento XVI fora da Itália: a próxima é a visita a Portugal, de 11 a 14 de Maio. No dia 2 de maio, em território italiano o Papa vai a Turim para a veneração do Santo Sudário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...