Sugestões

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Números dos 5 anos de pontificado de Bento XVI


bento-xvi-1O papa Bento XVI, que nesta segunda-feira, 19, completa 5 anos de pontificado, já realizou 14 viagens pelo mundo. Uma delas foi ao Brasil, em 2007. Até o momento, único país latino-americano que recebeu Joseph Ratzinger desde que ele se tornou papa.
A primeira viagem internacional de Bento XVI foi ao seu país de origem. Ele visitou a Alemanha em agosto de 2005 para presidir o 20º Dia Mundial da Juventude, em Colônia.
Menos de um ano depois, o pontífice viajou à Polônia, país de origem de seu antecessor, o então papa João Paulo II. Em julho do mesmo ano ele foi à Espanha. Ali ele presidiu em Valença o 5º Encontro Mundial da Família; e em setembro voltou à região alemã da Baviera, onde nasceu, visitando Munique, Ratisbona e as pequenas localidades de Altötting e Marktl am Inn.
Ainda em 2006, viajou à Turquia, passando por Ancara, Éfeso e Istambul, onde orou e meditou na Mesquita Azul da antiga Constantinopla.
Em maio de 2007, fez sua primeira viagem à América Latina, ao Brasil, onde visitou São Paulo, Aparecida e Guaratinguetá, e inaugurou a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Celam), no santuário de Aparecida.
Bento XVI foi à Áustria, em setembro do mesmo ano, onde passou por Viena e pelo santuário mariano de Mariazell. Em abril de 2008, voltou a atravessar o Atlântico, para visitar Washington e Nova Iorque e pronunciar um discurso na Organização das Nações Unidas (ONU). Três meses mais tarde, foi à Austrália, onde presidiu em Sidney o 23ª Dia Mundial da Juventude.
Em setembro de 2008, viajou para Paris, primeira etapa de sua visita à França, onde esteve também no santuário mariano de Lourdes para participar do 150º aniversário das aparições marianas.
No mês de março de 2009, ele fez a sua primeira viagem à África, visitando Camarões e Angola. Dois meses depois, chegou à Terra Santa: Jordânia, Israel e os territórios palestinos, com parada no Monte Nebo, Amã, Jerusalém, Nazaré e Belém. Em setembro, ele foi à República Tcheca. Esteve na capital Praga e nas cidades de Brno e Stara Boleslav.
Já em 2010, entre 17 e 18 de abril, ele foi a Malta, na primeira viagem fora da Itália no ano. Para o ano de 2010, sua agenda prevê viagens a Portugal (maio), Chipre (junho), Reino Unido (setembro) e Espanha (novembro).

Nesses cinco anos de pontificado, Bento XVI publicou três encíclicas: "Deus caritas est" (Deus é amor), de 2006; "Spe salvi" (Salvos na esperança), de 2007, e "Caritas in veritate" (Caridade na verdade), de 2009, de caráter social.

Também nos últimos cinco anos, escreveu "Jesus de Nazaré", seu primeiro livro como papa. Bento XVI já proclamou 573 beatos e 28 santos.
Até agora, o papa Ratzinger realizou sete cerimônias de canonizações, uma delas no Brasil, em maio de 2007, quando Frei Galvão foi elevado às honras dos altares.

O Departamento Filatélico do Vaticano lançará nesta segunda-feira, 19, um selo especial, em comemoração ao quinto aniversário do Pontificado de Bento XVI. O selo trará a imagem do papa, com a inscrição: "5º aniversário da eleição de Bento XVI". Além deste, o Departamento Filatélico se prepara para o lançamento de selos que recordem a visita do Pontífice a Malta, realizada neste fim de semana, e a que ele fará a Turim, no próximo dia 2 de maio.

Para recordar a data, hoje o papa almoçou com cerca de 60 cardeais, no Vaticano.
CNBB com Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...