Sugestões

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Celebração para visitas em ambientes diversos


Diocese de santa luzia de mossoró

Paróquia de Nsa. Imaculada conceição - Martins- RN
Peregrinação de Nossa Senhora Aparecida

Ritual de visita

1 –Sinal da Cruz/Acolhida (espontânea)
Dirigente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T.: Amém.
D.: Esta é Maria, a Mãe de Jesus e Mãe nossa!
Acolhemos-vos ò Maria em nossa casa, assim como fostes acolhida pelo Apóstolo que Jesus amava, ficai conosco ò Mãe e na humildade de nosso Lar, sede Rainha e Defensora nossa!
T.: Amém
2 – Intenção – Pode-se, em breves palavras, expor as intenções da visita dando graça ao Senhor por estar juntos, rezando e vivendo a unidade como cristãos.
3 – Oração Preparatória
Ó Deus, a quem glorificamos a uma só voz, nos concedei, pelo Espírito Santo, termos uns pelos outros um só sentimento conforme Jesus Cristo. Todos: Amém
Canto ( á escolha)
4 – Saudação Inicial

D.: Caríssimos irmãos, vamos dirigir uma fervorosa oração a Cristo, que se dignou nascer da Virgem Maria e habitou entre nós, para que também se digne a entrar sob este teto (instituição, colégio, etc) e abençoar com sua presença estas pessoas e este espaço. Que o Senhor Jesus esteja aqui no meio de vós, alimente em vós a caridade fraterna, participe da alegria e alivie as tristezas, E vós, guiados pelos preceitos de Cristo, cuideis antes de tudo que este espaço seja a morada da caridade, de onde se expanda, em todo sentido, a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Todos: Amém
5 -  Rito da Palavra

Refrão da palavra ou aclamação
D.: Irmãos e irmãs, vamos ouvir neste momento um trecho da Palavra de Deus. Escolher a leitura: Lc 19,1-10 (Zaqueu), Lc 8, 4-15 ou Mt 13, 1-9 (Semeador), Lc 15, 11- 32 (Filho Pródigo), Lc 15, 1-7 (Ovelha Perdida), Jo 15,12-17 (Amor Fraterno), Lc 6, 46- 49 (Casa sobre a Rocha), Lc 10,5-9 (Paz a esta casa), 1Cor13,1-8 (Exaltação do amor), 1Cor 12,12-14 (A importância da união), Mt 6, 7-15 (Oração do Pai Nosso); Após a leitura pode-se partilhar da Palavra de Deus.
Reza-se a oração do Pai Nosso e a uma Ave Maria.
6 –  Rito de Benção

D.: Favorecei, Senhor Jesus, os vossos filhos que pedem com humildade vossa benção, para esta residência (instituição, colégio, grupo); sede refúgio para os que aqui moram (trabalham, estudam, participam, são assistidos), sede companheiro para os que saem, hóspede com os que entram, até o dia em que terão todos, feliz acolhimento na caa do vosso Pai. Vós que viveis e reinais para sempre. Todos: Amém
Oração Jubilar: 300 Anos de Bênçãos

T.: Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores / no Rio Paraíba do Sul. / Como sinal vindo do céu, / em vossa cor, / vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, / apenas filhos muito amados. / Diante de vós, embaixadora de Deus, / rompem-se as correntes da escravidão! / Assim, daquelas redes, / passastes para o coração e a vida / de milhões de outros filhos e filhas vossos. / Para todos tendes sido bênção: / peixes em abundância, / famílias recuperadas, / saúde alcançada, / corações reconciliados, / vida cristã reassumida. / Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! / Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, / nós vos acolhemos como mãe, / e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: / o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. / Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! / Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! / Fazei de nós vossos filhos e filhas, / irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!

Consagração

T.: Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés — consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis. Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção.
Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas.
Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei - me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.


Oração Final

D.: Que a paz do Cristo reine em nossos corações, a Palavra de Cristo seja lâmpada para os nossos pés, que sobre este lugar venha a benção do Deus de Misericórdia e a proteção da Virgem Maria, Senhora Aparecida. Que tudo o que façamos em palavras e obras seja feito em nome do Senhor. Todos: Amém.

9 - despedida/agradecimento.
D.: O Senhor esteja conosco!
T.: Ele esta no meio de nós!
D.: Abençoai-nos Senhor, por intercessão da Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
T.: Amém.

Canto: Daí nos a bênção! Ò Mãe querida! Nossa Senhora Aparecida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...