Sugestões

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CONVITE PARA ASSEMBLEIA PAROQUIAL

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA PAROQUIAL 
Tema: “Missão e Liderança na Vida da Igreja”


“O sujeito eclesial se define pela consciência de ser, pela experiência de autonomia e corresponsabilidade na comunidade de fé e pela ação na Igreja e no mundo. A condição de sujeito eclesial se opõe ao individualismo e aos comunitarismos”. “A Igreja é chamada a ser: Escola de vivência cristã; organização comunitária; comunidade inserida; grupo de seguidores; povo de Deus; comunidade que se abre. A igreja em saída é uma igreja de portas abertas”.

A Assembleia Paróquia é uma reunião com os representantes de todas as pastorais envolvidas na vida da Igreja. Nesta reunião, comparecem não somente os coordenadores e vices coordenadores de comunidades, mas também agentes representantes de todas as pastorais grupos e movimentos.  Ao reunir todos estes representantes, a Assembleia, possui a grande missão de propiciar um momento de entrosamento entre as próprias pastorais para partilha das experiências, assim como o amadurecimento das relações pessoais entre os próprios participantes. Na assembleia, os agentes tem a oportunidade de tomar conhecimentos das pessoas e da situação das outras pastorais. Além da dimensão das relações humanas, a assembleia é um momento formativo. Procuramos sempre indicar temas pertinentes a atualidade, para abrir as mentes e conscientizar. Nas palestras e momentos de reflexão, os participantes tem a chance de repensar o próprio trabalho evangelizador e tomar conhecimento de muitas realidades de nossa paróquia (trabalhos, metas, desafios, problemas etc).
Para este ano, foi escolhido o seguinte tema: “Missão e Liderança na Vida da Igreja”. Durante o encontro, os participantes refletirão a respeito da urgência de uma pastoral voltada para a missão e a importância da liderança leiga, em comunhão com o padre. Os irmãos que desempenham trabalham nas pastorais, desempenham sempre papel de liderança em nosso trabalho evangelizador. Para liderar é preciso saber utilizar bem o poder que lhe foi confiado, dividir tarefas, respeitar o diferente, organizar a pastoral, ajuntar e congregar novos operários para a messe, ser criativo. O líder sempre desempenha a função de pastoreio, em nome da Igreja, e tem a missão de evangelizar. Para desempenhar o seu trabalho necessita de espiritualidade, mas também de conhecimento. A grande meta desta assembleia é reavaliar e renovar o nosso método de trabalho pastoral, parar avançarmos em nossos trabalhos e evangelização.
Esta questão da liderança da Igreja é muito cara a todos nós, pois precisamos reconhecer, que como líderes, precisamos nos renovar e melhorar sempre. Como Igreja, precisamos criar uma estrutura mais flexível, menos burocrática. É preciso acolher bem as pessoas e evangelizar com mais ousadia, sem medo, para sairmos do nosso “sistema de pastoral de conservação” (pastoral que faz sempre a mesma coisa....que não cresce, não aumenta, só espera as pessoas).
Aproxima-se o dia 13 de Fevereiro de 2016, dia de nossa Assembleia Paroquial de Pastoral. Considerando ser um momento forte de nossa Paróquia, momento onde as ações pastorais serão planejadas, é indispensável uma participação efetiva de coordenadores e lideranças de comunidades, pastorais e movimentos. 
A equipe de coordenação da Assembleia e o Administrador Paroquial convoca VOCÊ a se fazer presente e participar deste momento, contribuindo com suas opiniões e sugestões para possam concretizar as prioridades pastorais definidas.

Venha e traga muita disposição e alegria para partilhar neste momento de convivência salutar da nossa Paróquia.

ASSEMBLEIA DE PASTORAL PAROQUIAL
Local: Auditório Joaquim Inácio
Data: Sábado 13 de fevereiro de 2016
Horário: 07:30h às 17:00h


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Ø  Todas as Pastorais e Movimentos deverão enviar os seus coordenadores a nível Paroquial e Comunitário, na impossibilidade da presença do Coordenador a Pastoral deverá ser representada por um membro Delegado pelo Coordenador, que deverá preencher a Ficha de Inscrição até o prazo determinado.
Ø  Estamos enviando junto com a Carta, uma ficha de inscrição para ser feito copias para todas as pastorais, grupos e movimentos que devem ser preenchidos e entregues até o dia 10/02/16, e a Oração pela Assembleia Paroquial para ser rezada nas comunidades e pelos os participantes da Assembleia.
Ø  Café e Almoço por conta da Paroquia.
Ø  Transporte fica por conta das comunidades. 
                                                                              
Em Cristo,

Pe. Dian Carlos de Araújo Oliveira

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA ASSEMBLEIA PAROQUIAL 
NOME:
POLO PASTORAL:
COMUNIDADE:
ENDEREÇO:
TELEFONE:
E-MAIL:
PASTORAL, GRUPO OU MOVIMENTO A QUE PERTENCE:
É COORDENADOR: SIM (   ); NÃO (   )
QUANTO TEMPO COORDENA:
CASO NÃO SEJA COORDENADOR:
HÁ QUANTO TEMPO PARTICIPA DESSA PASTORAL, GRUPO OU MOVIMENTO:  
É COORDENADOR(a) DA COMUNIDADE:
 QUANTO TEMPO COORDENA A COMUNIDADE:                                   
OBSERVAÇÕES:


ORAÇÃO DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL

Deus nosso Pai, tu nos chamaste através do Batismo para sermos membros fiéis da Tua Palavra. Envia Teu espírito para guiar e conduzir os trabalhos da assembleia paroquial de nossa paróquia.
Inspira-nos a revitalizar a Missão da Tua Igreja. Que possamos agir com novo ardor missionário para ensinar, santificar e pastorear o teu povo santo, na Luz do Evangelho, como discípulos e missionários.
Senhor, que através deste trabalho paroquial possamos nos tornar instrumentos de esperança para a Tua Igreja e para o mundo, espalhando a Boa Nova a todas as pessoas, principalmente em nossas comunidades.

Ó Pai, que com o exemplo e ajuda de Maria, mãe do Vosso querido Filho e nossa, a intercessão dos santos padroeiros de nossas comunidades, possamos contemplar a face de Jesus o Bom Pastor e ver o crescimento de Teu Reino entre nós. Nós Te pedimos por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...