Sugestões

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA LEIGOS ACONTECE NO CCM, EM BRASÍLIA


destaque_sim_cefepAcontece no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília, entre os dias 16 e 29 de janeiro, a segunda etapa presencial do curso de formação política para cristãos leigos (2010-2011). O curso, promovido pelo Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara (Cefep), reúne 50 pessoas de todas as regiões do país. Segundo o secretário executivo do Cefep, padre José Ernanne Pinheiro, o curso tem por objetivo formar pessoas que já atuam no campo da política a partir da ótica da fé cristã.
“Nosso objetivo é formar cristãos para atuar no campo da política, seja nos movimentos sociais, ou na transformação da sociedade via cargos eletivos. Para isso, a rede de assessores do Cefep tem se especializado em fazer publicações voltadas para essa formação, entre elas: ‘Democracia, Igreja e Cidadania e os desafios atuais’, ‘A opção pelos pobres no século XXI’”, explicou padre Ernanne. Os livros citados são publicações imbuídas de conteúdo teológico, bíblico, histórico, culturais, pastorais e de educação popular.
Além da parte teórica do curso, os participantes também recebem aulas práticas sobre orçamento participativo, cultura da paz, economia solidária, agricultura familiar, influência da ecologia na agricultura, política econômica e cultural do Brasil, doutrina social da Igreja, relação fé e política na Bíblia, relação fé e política nos documentos do Vaticano II, da América Latina e do Brasil, Bioética, espiritualidade e política, e outros.
Para o coordenador do Cefep, Geraldo Aguiar, uma das principais preocupações do curso é atingir militantes e lideranças atuantes nas pastorais e movimentos sociais, como também militantes da política partidária. “O curso de ‘fé e política’ nasceu com a preocupação de reunir lideranças dos movimentos e pastorais sociais, conselhos de leigos, dos conselhos municipais, pessoas que militam na política partidária, como deputados, assessores, vereadores; o curso contribui para capacitar novas lideranças para que essas pessoas possam continuar fazendo o que fazem, ampliando sua contribuição para a construção de uma sociedade democrática, participativa, igualitária”, sublinhou Aguiar.
Ainda segundo o coordenador do Cefep, o curso contribui de forma fundamental para o exercício sadio no campo da política. “O curso fortalece a caminhada e ajuda a articular melhor as relações entre fé e política. É fundamental também para que a gente contribua a partir da nossa fé, do nosso compromisso, na construção da sociedade democrática junto com outros que fazem parte dessa mesma sociedade”, discorreu Aguiar.
adelino_bessaAtuante no Instituto de Pastoral do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá), Adelino Bessa, do município de Marituba (PA), disse que o curso ajuda os militantes na política a ampliar seu horizonte de fé a partir do seu ambiente de trabalho. “O curso tem me ajudado na perspectiva de sair de uma fé ingênua para outro estágio de uma fé mais crítica, embasada, alicerçada; e é interessante porque nos traz muitos elementos da atualidade que estão sendo colocados como desafios para a Igreja hoje e, principalmente, para nós cristãos leigos, para nossa atuação dentro da sociedade. Está sendo muito rico porque estamos entrando em contato com uma reflexão mais atual e que nos subsidia nas nossas ações lá dentro do nosso local de trabalho nas atividades que nós participamos”.
liduina_tavaresA vereadora do município de Bacabal (MA) e professora da rede pública estadual de ensino, Liduína Tavares, afirmou que o curso será fundamental para sua atuação prática, na Câmara de Vereadores, à luz da fé. “O curso me trouxe a certeza de que é possível associar fé e política na perspectiva de construir para uma sociedade onde as ações do político pautadas pela fé possam ser ações de justiça que promovam a dignidade da pessoa e que possa trazer à sociedade um instrumento de mudança e transformação”, disse a parlamentar.
evan_schranVereadora no município de Guarapuava (PR) e atuante no Movimento de Mulheres de um bairro do município, Eva Schran de Lima, acredita que a principal contribuição do curso é para a “necessária” formação de políticos comprometidos com a fé e a população. “O curso de fé e política proporciona formação cristã, necessária para a realidade que atuamos. Outro ponto positivo, sublinha Eva, “é a possibilidade do encontro com diversas pessoas de vários estados, que nos acrescenta pluralidade de conhecimento indispensável para a atuação política no dia a dia. A fé no Deus da vida é importante para a atuação do político que deve pensar em primeiro lugar no povo”, frisou a parlamentar.
Como participar do Curso de fé e política do Cefep
O curso é voltado para pessoas atuantes nos movimentos sociais ou que assumem cargos eletivos. Para participar da formação, a entidade deve apresentar a pessoa ao Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara. Um dos pré-requisitos é a certeza de que o participante irá colocar em prática o aprendizado do curso. A formação tem duração de 360 horas, dividida em etapas presenciais e à distância. No fim do curso a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) entrega um certificado de especialização ou extensão aos participantes.
Mais informações: www.cefep.org.br
  Fonte: CNBB


Nota do blog: Wilma de Antônio Martins está participando desse encontro...
Bom proveito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...