Sugestões

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Papa recebe bispos do Regional Centro Oeste e fala sobre Conferência Episcopal

papabentolendomensagem


O papa Bento XVI recebeu, nesta segunda-feira, 15, os bispos do Regional Centro Oeste da CNBB (Goiás, Tocantins e Distrito Federal), que estão em visita ad limina desde sábado, 13. O papa foi saudado pelo presidente do Regional e arcebispo de Brasília (DF), dom João Braz de Aviz. 
Em seu discurso aos 21 bispos brasileiros, Bento XVI salientou a ‘importância da ação evangelizadora da Igreja na construção da identidade brasileira” e recordou que a CNBB, há quase 60 anos, “é um ponto de referência da sociedade brasileira, propondo-se sempre mais e acima de tudo como um lugar onde se vive a caridade”.

O papa destacou o papel da Conferência Episcopal como uma das formas encontradas para exercitar “conjunta e harmoniosamente” algumas funções pastorais “para o bem dos fiéis e de todos os cidadãos dum determinado território”.

“A Conferência Episcopal promove a união de esforços e de intenções dos bispos, tornando-se um instrumento para que possam compartilhar as suas fatigas; deve, porém, evitar de colocar-se como uma realidade paralela ou substitutiva do ministério de cada um dos bispos, ou seja, não mudando a sua relação com a respectiva Igreja particular e com o Colégio Episcopal, nem constituindo um intermediário entre o bispo e a Sé de Pedro”.

O Regional Centro Oeste é o último grupo de bispos brasileiros a fazer a visita ad limina, que começou no ano passado. A visita termina no dia 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...