Sugestões

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projeto Lectionautas é implantado no Brasil








Lectionautas_turma
Alegria, leitura da Palavra de Deus, oração e compromisso marcaram o primeiro encontro de capacitação do Projeto Lectionautas, no Brasil, realizado neste último final de semana, 21 a 23, em Natal (RN). Cerca de 60 jovens das dioceses do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas aprenderam o método da Leitura Orante da Bíblia, orientados pelos assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Carlos Sávio Ribeiro, irmã Eugênia Aguado e Maria Cecília Rover.
Segundo Ricardo Gzrona, que reside em Miami, nos Estados Unidos, esse foi o primeiro encontro de formação para jovens lectionautas, realizado sem ser em língua espanhola. “Em língua espanhola, já foram realizados 158 encontros, em vários países, como Argentina, Nicarágua, México, Chile, Panamá e outros. Agora, é essa nossa primeira experiência em outro idioma”, disse o consultor das Sociedades Bíblicas, na abertura do encontro.

lectionautas_missa
Sobre a Lectio Divina, ou Leitura Orante da Bíblia, a assessora da Comissão Bíblico-catequética da CNBB, Cecília Rover, lembrou que esse método não é uma novidade na Igreja. “Os judeus e as primeiras comunidades cristãs já usavam, seguindo o exemplo de Jesus Cristo. Agora, o Documento de Aparecida reforçou a importância do encontro com Jesus Cristo, através da Palavra”, explicou Cecília.
O Projeto Lectionautas nasceu no Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), através do Centro Bíblico para a América Latina (CEBIPAL). “Nós usamos a internet e adaptamos a palavra de Deus à linguagem simples, da internet. Trazemos, por meio da internet, a palavra de Deus para perto do jovem”, explicou Hugo Flores, responsável pela manutenção da página: www.lectionautas.com.
Atualmente, o conteúdo da página é apenas em espanhol.  A partir de julho, estará disponível também em língua portuguesa. No final do encontro, os assessores orientaram os participantes a repassarem o que aprenderam para outros jovens de suas dioceses e paróquias.
Para dar continuidade ao projeto, no Nordeste 2, foi escolhida uma equipe de articulação formada por quatro jovens, sendo um de cada estado que compõe o Regional. O próximo Regional da CNBB a implantar o Projeto será o Nordeste 4, formado pelas dioceses do estado do Piauí. Lá, o encontro acontecerá no período de 6 a 8 de agosto deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...