Sugestões

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Arrumando as malas

“O rosto de Deus é jovem também 
E o sonho mais lindo é Ele quem tem.
Pe. Jorge Trevisol

Dizer que Deus sonha por nós é muito bom, assim desapega de nós o medo, a insegurança, as dúvidas e principalmente os desafios. É pensando assim que resolvi escrever ao padre Possidio fazendo uma espécie de “prestação de contas dos serviços pastorais” que com muito gosto desempenhei ao longo dos tempos. Não quero sair sem ter a certeza que, o que fiz não serviu pra nada, (digo isso afirmando que para eu serviu muito) nem tampouco sair sem dizer nada até porque saio com o desejo de ficar e poder trabalhar junto ao novo padre da paróquia. Mas como o sonho é de Deus, é D’ele também a escolha da hora e do modo como deve realizar isso em nós.
Entre as pastorais que participei deixo a “Pastoral da Juventude” – essa está precisando de articulações breves já que estivemos sem nos reunir desde quase todo o segundo semestre do ano passado. As pessoas que faziam parte e as que fazem respectivamente são o padre Walter, eu (Leonardo), a irmã Piedade e Marcela de Serrinha dos Pintos. Essa deverá ser reunida para apontar novos caminhos e novas pessoas à completarem a equipe da PJ na paróquia.
Deixo uma turma de crismando em Lagoa Nova onde durante todo ano de 2009 nos reunirmos na capela de N. S. do Rosário aos sábados de sete da manhã. Pedi a Toinho Freire e ele ficará com a turma.
Deixo o programa do Rádio, Desafio Jovem. Esse que já conta com novas pessoas na apresentação. Luiz, Maciel e Augusto.
Deixo a equipe de Cantos da Matriz, o programa “Deus é nossa Vida” quando tinha o padre ausente, enfim, foram trabalhos que com esforço tentando conciliar com estudo e trabalho, pude fazê-lo com amor.
Li numa fábula que cada um tem um jeito de fazer suas malas para viajar. Tem gente exagerada que enche a mala até estourar, com medo de ficar sem alternativa. Tem gente que é mais prático: coloca o mínimo e corre até o risco de esquecer coisas necessárias.
Mesmo sem saber, a gente faz a mala todos os dias quando sai de casa?
É a mala do nosso espírito, que deve ser arrumada com muito cuidado.
No decorrer do dia, a gente precisa de coisas fundamentais, pra que a viagem fique confortável. Tem coisa que não vale à pena carregar. Rancor, impaciência, culpa e má vontade, por exemplo, pesam muito e ocupam espaço demais. Não tem rodinha que ajude a carregar essa mala.
Mala boa de carregar deve ser feita assim: encha o fundo com bom humor, sempre. Nos cantinhos, vá espalhando tolerância, otimismo e delicadeza... Atenção e humildade também são itens indispensáveis. Pode abusar de tudo isso, que a mala aguenta...
Procure levar também as lições boas que você aprende com as viagens diárias. Alguém pode precisar disso...
E é sempre bom ter à mão histórias felizes pra contar. Ah, tem mais uma coisa: sorriso, beijo e abraço funcionam como um excelente kit de primeiros socorros. Ele pode salvar o seu dia.

Assim como na fábula, eu encho minha mala com muitas coisas boas e leves, pois nunca foi um peso nas costas. O aprendizado, os momentos partilhados, as experiências acumuladas, a esperança, as alegrias, os encontros, os deveres. Levo somente o que posso carregar e posso garantir que nada de mais pesado do que eu mesmo estou levando. Eu é que preciso aprender cada vez mais ao longo dos tempos que precisamos ser pessoas humildes, verdadeiras, comprometidas, hospitaleiras, cúmplices, honestas, decididas, valentes, obedientes, confiantes, fraternas e com coragem para ir mais longe quando nossa viagem for o encontro definitivo com Deus.

Um abraço a todos que pude trabalhar junto e mesmo estando um pouquinho distante, nunca estarei longe. Posso ainda continuar perto de vocês e sempre que puder escreverei ao Animador para dar notícias dos trabalhos pastorais na nova paróquia.

Com estima,
Alfredo Leonardo Fernandes
Martins, 30 de Janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...