Sugestões

terça-feira, 6 de setembro de 2011

VEM AÍ A FESTA DE NOSSA SENHORA DA SALETTE EM SERRINHA DOS PINTOS


Programação Religiosa

10/09/2011 – Sábado
19h – Hasteamento da bandeira e em seguida Missa de Abertura presidida pelo Pe. Possidio.
Todas comunidades homenageiam Nossa Senhora.
Tema: Jesus Cristo, o Enviado do Pai

11/09/2011 – Domingo
As Amigas da Sagrada Face homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Libertador de todo mal
Pregador: Pe. Crisanto – Reitor do Seminário Santa Teresinha – Mossoró / RN
*      Todas as novenas serão às 19h.

12/09/2011 - Segunda-feira
Dizimistas e Idosos homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, Servidor compassivo dos humildes
Pregador: Pe. Possidio - Pároco

13/09/2011 – Terça-feira
Os casais homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, humilde Servo de Deus
Pregadores: Jorge e Lourdes de Patu / RN

14/09/2011 – Quarta-feira
O Terço dos Homens homenageia Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Profeta do Reino de Deus
Pregador: Pe. Robson – Natal /RN

15/09/2011 – Quinta-feira
Os filhos ausentes homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Caminho, Verdade e Vida
Pregador: Chiquinho Moura

16/09/2011 – Sexta-feira
As crianças homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Reconciliador crucificado
Pregador: Diácono Robério

17/09/2011 – Sábado
A Renovação Carismática Católica homenageia Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, o Ressuscitado na glória do Pai
Pregadora: Normanda – Fortaleza - CE

18/09/2011 – Domingo
Os jovens homenageiam Nossa Senhora
Tema: Jesus Cristo, Fonte da Luz no coração da Mãe da Reconciliação
Pregador: Pe. Possidio

19/09/2011 – Segunda-feira – DIA DE NOSSA SENHORA DA SALETE
5h- Alvorada Festiva
17h – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Salete pelas diversas ruas da cidade seguida de missa festiva presidida por Dom Mariano Manzana, bispo diocesano.

*      EVENTOS RELIGIOSOS
*      17/09/2011 – + JOVEM – Evento para toda juventude a partir das 14h no Salão Paroquial
*      18/09/2011 – Batizados às 9 horas.
*      19/09/2011 – SHOW RELIGIOSO – Após a missa de encerramento, Show com o Pe. Héliton de Caicó – RN
*      EVENTOS SOCIAIS
*        10/09 – Festival do bolo. Responsáveis: Odi e Equipe.
*        11/09 – Festival do sopão e da tapioca. Responsáveis: Mariinha, Sandra, Manoela e Diá.
*        12/09 – Festival do caldo de mandioca. Responsáveis: Odete e Fátima.
*        13/09 – Festival da Gelatina. Responsáveis: Margarida, Odi e Neci.
*        14/09 – Festival do bolo. Responsáveis: Capela de Serrinha do Canto.
*        15/09 – Festival do sopão. Responsáveis: Sandra, Mariinha e Miminha de João Gomes.
*        16/09 – Festival dos Salgados variados. Responsáveis: Me Chamaste e JUNAC.
*        17/09 – Festival da farofa recheada. Responsáveis: Grupo de Jovens de Lages.
*        18/09 – Jantar de Nossa Senhora da Salete. Responsáveis: Edson e Equipe.
*        19/09 – Festival do sopão. Responsáveis: Neci e Equipe.

domingo, 4 de setembro de 2011

Correção fraterna deve ser ato de amor, explica Papa


Bento XVI está convencido de que a “correção fraterna” constitui um dever, mas que não nasce de uma reação à ofensa sofrida, e sim do amor pelo irmão.
Esta foi sua explicação dada hoje, ao dirigir-se aos milhares de peregrinos reunidos na residência pontifícia de Castel Gandolfo, comentando a passagem evangélica da liturgia deste domingo, (Mt 18, 15-20), na qual o próprio Jesus explica como corrigir o irmão na comunidade cristã.
“Oamor fraterno comporta também um sentido de responsabilidade recíproca, razão pela qual, se meu irmão comete uma culpa contra mim, eu devo ser caridoso e, antes de mais nada, falar com ele pessoalmente, dando-lhe a conhecer que o que ele disse ou fez não é bom”, começou explicando o Pontífice.
“Essa maneira de agir se chama correção fraterna: não é uma reação à ofensa sofrida, mas surge do amor pelo irmão.”
De fato, citando Santo Agostinho, afirmou que “aquele que te ofendeu, ofendendo-te, inferiu a si mesmo uma grande ferida; e tu não te preocupas pela ferida de um irmão teu? (…) Tu deves esquecer a ofensa que recebeste, não a ferida do teu irmão”.
A seguir, o Papa pareceu responder à pergunta que aparecia no rosto dos peregrinos ao escutar suas palavras: “E se o irmão não me ouvir?”.
O Santo Padre ilustrou os passos que Jesus apresenta no Evangelho: “Primeiro, é preciso voltar a falar-lhe com outras duas ou três pessoas, para ajudá-lo a perceber o que fez; se, apesar disso, ele rejeitar ainda a observação, é necessário dizê-lo à comunidade; e se ele não escutar nem sequer a comunidade, é preciso fazer-lhe perceber a separação que ele mesmo provocou, separando-se da comunhão da Igreja”.
A correção fraterna, sublinhou Bento XVI, se explica porque “há uma corresponsabilidade no caminho da vida cristã: cada um, consciente dos seus próprios limites e defeitos, está chamado a receber a correção fraterna e a ajudar os outros com este serviço particular”.
Outro fruto da caridade na comunidade é a oração conjunta, continuou explicando, citando o Evangelho: “Eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”.
“A oração pessoal certamente é importante, e mais ainda, indispensável, mas o Senhor garante sua presença à comunidade que – ainda que seja muito pequena – está unida e unânime, porque reflete a realidade de Deus Uno e Trino, perfeita comunhão de amor”, disse.
Por este motivo, o Bispo de Roma concluiu com seu conselho aos peregrinos: “Devemos nos exercitar tanto na correção fraterna, que requer muita humildade e simplicidade de coração, como na oração, para que se eleve a Deus a partir de uma comunidade verdadeiramente unida a Cristo”.


sábado, 3 de setembro de 2011

FORMAÇÃO MISSIONÁRIA EM PREPARAÇÃO AO TRÍDUO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA DE ANTÔNIO MARTINS






















Hoje sábado (03 de setembro) desenvolveu se um lindo trabalho no salão paroquial da cidade de Antônio Martins um lindo trabalho desenvolvido pelos grupos da igreja católica.
Iniciando os trabalhos pela manhã 07:00hs e previsto para ter seu termino as 15:00hs, o evento contou com pregação, brincadeiras, palestras, apresentação de vídeos e slides, lanche, almoço e muito mais.São os grupos da igreja católica da cidade de Antônio desenvolvendo trabalhos para a nossa comunidade cristã. 

SOS África: coleta nacional será neste domingo





Os países do Continente Africano que pertencem ao chamado “Chifre da África” (Somália, Uganda, Etiópia, Quênia, Djibuti e Eritréia) pedem ajuda, e para isso, a Igreja no Brasil fará no próximo domingo, 4, uma coleta nacional destinada à esses países.
A data escolhida para a coleta, segundomensagem divulgada pela Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Presidente da Cáritas Brasileira, surge no contexto da Semana da Pátria, e faz parte da campanha intitulada SOS África, lançada pela CNBB e Cáritas.
Segundo o presidente da Cáritas, dom Luiz Demétrio Valentini, as doações não se encerram no dia 4, podendo ser feitas ao longo dos dias, de acordo com a realidade de cada região, paróquia ou diocese do país.
Para a CNBB, o povo brasileiro tem uma ligação muito próxima com os povos africanos, por conta da colonização e dos laços históricos. “Temos uma grande dívida histórica com o Continente Africano, com o qual mais da metade da população brasileira se sente ligada por laços de identidade racial”, destaca a nota.
“Por isso, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, através da Cáritas Brasileira, está agora lançando essa campanha urgente, para que organize antes uma coleta nacional, cujos recursos serão enviados de imediato para a Cáritas Internacional, para socorro de tantas pessoas que estão confinando em nossa solidariedade”, diz um trecho da mensagem.
A situação dos países do Chifre da África é urgente por conta da falta de chuvas, que há dois anos não cai na região, e por conta de tensão política entre Etiópia e Eritréia, que dificultam a ação humanitária em seus territórios.
Visite o site o da CNBB ou da Cáritas Brasileira e saiba como ajudar.
Doações
As doações, em qualquer valor, podem ser feitas nas seguintes contas:
Banco do Brasil: AG. 3475-4, C/C 26.116-5
Caixa Econômica Federal: AG. 1041, OP. 003, C/C 1751-6

Banco Bradesco: AG. 0606-8, C/C 187587-6
para DOC e TED o CNPJ é: 33.654.419/0001-16

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia 2011 com o estudo do Livro do Êxodo


Capa_Mes_da_biblia_2011_divulgacao
“Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”, com essa frase, de São Jerônimo, que a Igreja celebra, nesse mês de setembro, o Mês da Bíblia. Neste ano, o estudo proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será o Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”.
O Mês da Bíblia tem como tema “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”, e o lema “Aproximai-vos do Senhor”.
O presidente da Comissão para a Animação Bíblico-catequética e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, escreveu uma mensagem para toda a comunidade cristã que celebra o Mês da Bíblia.
Dom Jacinto pede que todos procurem viver intensamente o esse mês, em todas as comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. “Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira animação bíblica da pastoral, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo”, destacou.
O Subsídio
O Subsídio apresenta vários textos para estudo, reflexão, oração e prática para o Mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.
Mês da Bíblia
Mês de Setembro para a nossa Igreja no Brasil já é, por uma bonita tradição, sinônimo de MÊS DA BÍBLIA. O grande São Jerônimo, presbítero e doutor, cuja memória celebramos no final do mês de setembro, dia 30, nos motivou desde o início e motiva ainda hoje para a dedicação do mês de setembro inteiro para ser o da Bíblia. Sabemos da importância do trabalho bíblico de São Jerônimo realizando a tradução da Vulgata; e sua frase é emblemática: “Desconhecer as Escrituras é desconhecer o Cristo”.
Também já é uma bonita tradição, a CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, oferecer um tema para o Mês da Bíblia para o estudo, a reflexão, a oração e a vivência da Palavra de Deus. O tema pode girar ou em torno de trechos bíblicos, ou de um Livro bíblico, ou até de um conjunto de Livros bíblicos. A escolha do tema para o Mês da Bíblia deste ano de 2011, concentrou-se no trecho do Livro do Êxodo, capítulos 15,22 a 18,27, que é conhecido como o “Livro da Travessia”. É necessário olharmos as etapas da travessia desértica do Povo de Deus, saindo do Egito e buscando a Terra Prometida: as dificuldades enfrentadas pelo Povo de Deus, tanto os problemas da natureza, quanto os desafios oriundos pela convivência humana, criaram a necesidade de enraizar e vivenciar a fé, a esperança e o amor em Deus. Queremos aprender com o Povo de Deus a realizarmos a nossa travessia de discipulado e missão. Eis, pois, o tema tão propício para o Mês da Bíblia de 2011: “Travessia, passo a passo, o caminho se faz”. Mas, o fundamental em tudo isso, é estar próximo ao Senhor Deus. Assim, do capítulo 16, versículo 9, é tirado também o lema: “Aproximai-vos do Senhor”.
Vamos viver intensamente o Mês da Bíblia em todas as nossas comunidades cristãs espalhadas pelo território nacional. Que bom que temos um Subsídio elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, que, usado em nossos Grupos Bíblicos, nos ajudará a conhecer e interpretar, a comungar e orar, a evangelizar e proclamar a Palavra de Deus e assim caminharmos sempre mais para uma verdadeira ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL, formando entusiastas discípulos missionários de Jesus Cristo.
Dom Jacinto Bergmann,
Arcebispo de Pelotas e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...