Sugestões

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mensagem do Papa para JMJ 2011

logojmj2011completa


Foi publicada esta manhã pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a mensagem de Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se realizará, em Madri, de 6 a 21 de agosto de 2011. O tema da jornada mundial é "Arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé".


O Papa convida os jovens a este importante evento para a Igreja na Europa e para toda a Igreja universal. "Gostaria que todos os jovens tanto os que partilham a nossa fé em Jesus Cristo quanto os que hesitam, estão em dúvidas ou não acreditam Nele, a viverem esta experiência que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e de seu amor por cada um de nós" – frisa o Papa na mensagem.

Bento XVI recorda que em todas as épocas, inclusive a nossa, os jovens sentem o profundo desejo de que as relações entre as pessoas sejam vividas na verdade e na solidariedade. "Muitos manifestam o desejo de construir relações autênticas de amizade, de conhecer o verdadeiro amor, fundar uma família unida, atingir uma estabilidade pessoal e uma real segurança que possa garantir um futuro sereno e feliz" – frisou o Santo Padre, que recordou seus tempos de juventude.

O Papa ressalta na mensagem que a cultura atual, em algumas áreas do mundo, sobretudo no Ocidente, tem a tendência de excluir Deus ou considerar a fé um fato particular, sem alguma relevância na vida social. O Santo Padre convida os jovens a intensificarem o caminho de fé em Jesus Cristo.

"Vocês são o futuro da sociedade e da Igreja. É fundamental ter raízes, bases sólidas. Isto é particularmente verdadeiro hoje quando muitos não possuem pontos de referência para construir a sua vida, tornando-se profundamente inseguros" – sublinha Bento XVI.

O pontífice encerra a mensagem aos jovens ressaltando que eles jovens têm o direito de receber das gerações passadas pontos firmes de referência a fim de que possam fazer escolhas e construir a própria vida, como uma planta jovem que precisa de uma sólida base para que cresçam suas raízes, e se tornar no futuro, uma árvore robusta, capaz de dar fruto. (MJ)

Congresso Vocacional começa hoje em Itaici e deve reunir 400 pessoas


3congvocacionalcartaz2Uma celebração às 20h, desta sexta-feira, 3, presidida pelo bispo da prelazia de São Felix (MT), dom Leonardo Ulrich Steiner, marca a abertura do 3º Congresso Vocacional do Brasil, em Itaici, município de Indaiatuba (SP). Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Congresso é organizado pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, e deve reunir 400 pessoas até o feriado de 7 de setembro.
O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário geral, dom Dimas Lara Barbosa, confirmaram presença no evento. Além deles, são esperados também os bispos responsáveis pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) nos 17 Regionais da CNBB e convidados internacionais.
O Congresso tem a finalidade de celebrar a caminhada vocacional da Igreja no Brasil. Ele se inspira no Sínodo sobre a Palavra de Deus, realizado em Roma, em 2008, e também no documento da Conferência dos Bispos da América Latina e Caribe, que aconteceu em Aparecida (SP), em 2007. Traz como tema: “Discípulos missionários a serviço das vocações” e como lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”.
A primeira conferência do Congresso será proferida na manhã de sábado, 4, pelo teólogo padre Agenor Brighenti, e tem como tema: “Vocações no atual contexto socio-cultural e eclesial. Durante todo o dia, os participantes discutirão este tema em grupos.
Já o teólogo, padre João Batista Libânio, apresenta, na manhã de domingo, 5, a conferência “Teologia do discipulado e da missão”. Este tema também será aprofundado ao longo do dia nos grupos. Na segunda-feira, 6, padre Gilson Maia, que é membro equipe executiva do Congresso, encerra o ciclo das conferências falando sobre “Questões práticas”.
As atividades do Congresso, a partir de amanhã, começam sempre com a missa às 7h, na capela da Casa de Retiro Vila Kostka, em Itaici. O Congresso deve aprovar, na terça-feira, 7, um documento final a ser construído ao longo da reunião.

Histórico

O 1º Congresso Vocacional do Brasil foi realizado em 1999, também em Itaici. Teve como tema: “Vocações e Ministérios para o Novo Milênio” e contou com a participação de 400 pessoas. Já o segundo Congresso se realizou em 2005, no mesmo local do primeiro. Desta vez, os participantes discutiram o tema “Igreja, povo de Deus a serviço da vida”.

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...