Sugestões

sábado, 16 de março de 2013

AGENDA PAROQUIAL


16/03 - Sábado
16h—Missa das Crianças 
19h—Missa na Matriz 


17/03 - Domingo

06h – Missa na Matriz 
10h — Missa em Antônio Martins 
15h — Reunião dos Animadores em Frutuoso Gomes 
17h — Missa em Frutuoso Gomes 
19h30m — Missa em Serrinha dos Pintos 


18/03 - Segunda-feira

17h—Missa em Aurizete—Jocelyn Vilar 


19/03 - Terça-feira

10h—Missa no Pé de Serra 
18h—Missa no Santuário São José em Antônio Martins


20/03 - Quarta-feira

17h—Missa em Antonio Gonzaga 
19h — Missa no Jocelyn Vilar 



21/03 - Quinta-feira
19h—Missa no Logradouro 




22/03 - Sexta-feira
19h—Missa na Lagoa Nova 


23/03 - Sábado

9h30m—Batizados na Matriz
10h—Casamento na Matriz
16h—Missa das Crianças na Matriz
19h—Celebração Penitencial na Matriz


24/03 - Domingo de Ramos

07h – Procissão de Ramos saindo da Igreja do Rosário para Matriz, seguida de Missa.
10h — Missa de Ramos em Serrinha dos Pintos 
14h — Reunião dos Animadores em Martins 
17h — Missa de Ramos em Frutuoso Gomes  
19h — Missa de Ramos em Antônio Martins
 

25/03 - Segunda-feira

17h— Celebração Penitencial em Frutuoso Gomes. 
19h— Celebração Penitencial em Antônio Martins. 


26/03 - Terça-feira

7h—Missa de Emancipação Política de Antônio Martins
8h—Reunião do Zonal em Apodi 
19h— Espiritualidade do ECC na Matriz 


27/03 - Quarta-feira

17h—Procissão do Encontro - Matriz
19h— Celebração Penitencial em Serrinha dos Pintos


22/03 - Quinta-feira Santa

8h30m— Missa dos Santos Óleos em Mossoró
17h—Missa da Santa Ceia em Serrinha dos Pintos 
19h—Missa da Santa Ceia em Martins


29/03 - Sexta-feira Santa
16h—Ato Litúrgico da Paixão do Senhor em Martins. 
19h– Ato Litúrgico da Paixão do Senhor em Serrinha dos Pintos.

30/03 - Sábado de Aleluia
8h– Reuinão com os catequistas do catecumenato crismal na Casa Paroquial. 
19h—Vigília pascal em Serrinha dos Pintos.
22h—Vigília pascal em Martins. 

31/03 - Domingo de Páscoa
06h – Missa de Páscoa na Matriz.
10h — Missa de Páscoa Serrinha dos Pintos. 
17h — Missa de Páscoa Frutuoso Gomes.
19h — Missa de Páscoa Antônio Martins.

Papa diz que decidiu nome após frase de cardeal brasileiro


Papa Francisco acena ao chegar ao encontro com jornalistas no Vaticano, neste sábado (16) (Foto: Vincenzo Pinto/AFP)

O Papa Francisco disse, neste sábado (16), em um encontro com a imprensa na sala Paulo VI, no Vaticano, que escolheu seu nome de líder da Igreja Católica após falar com o cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que participou do conclave que o elegeu.

"Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco perigosa, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a 2/3, aconteceu o aplauso esperado, pois, afinal, havia sido eleito o Papa. [...] Ele me abraçou, me beijou e disse: 'Não se esqueça dos pobres'. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente lembrei de São Francisco de Assis."

O Papa também relembrou que Francisco de Assis era um homem da pobreza e da paz. “Como eu queria uma Igreja pobre, e para os pobres”, afirmou.

No encontro, ele ainda brincou com a escolha do novo nome, ao falar de "sugestões" recebidas. "Algumas pessoas fizeram brincadeiras, falando que deveria ser Adriano porque Adriano VI foi um homem das reformas, ou Clemente, Clemente XV, para 'se vingar' de Clemente XIV, que suprimiu a Companhia de Jesus. São brincadeiras, é claro."


Logo no início de seu discurso, o Papa Francisco retomou um ponto bastante falado desde que foi eleito: a humildade diante de Cristo. “Cristo é o centro de tudo, não o sucessor de Pedro.”

O novo Papa disse que a imprensa e a Igreja têm "pontos de proximidade por trabalharem com a comunicação" e que o "lugar da mídia cresceu muito, a ponto de se tornar indispensável para mostrar ao mundo os rumos da história". Enquanto falava do trabalho dos jornalistas nos últimos dias, o Papa, com um sorriso no rosto, falou: “e vocês trabalharam bastante, não?”

Francisco também disse que a Igreja "não tem característica política, mas essencialmente espiritual", e que "Cristo está presente e dirige sua Igreja. Em tudo o que aconteceu, o protagonista é, em última instância, o Espírto Santo. Ele inspirou a decisão de Bento XVI pelo bem da Igreja. Ele influenciou na decisão dos cardeais."

Após falar por cerca de 10 minutos, ele cumprimentou no palco alguns funcionários do Vaticano responsáveis pelo trabalho com a imprensa, assim como alguns poucos jornalistas. No fim, Papa Francisco lembrou que nem todos presentes do auditório eram católicos, mas afirmou que todos são filhos de Deus, e deu uma benção final.

Ele recebeu os cumprimentos de sacerdotes, que entregaram lembranças ao sumo pontífice, e de jornalistas. Um deles recebeu um carinho especial. Um deficiente visual foi abençoado junto com seu cão-guia na sala Paulo VI.


Encontro com Cristina
Segundo a agência de notícias EFE, Francisco receberá na próxima segunda-feira, às 12h50 (horário local, 8h50 de Brasília), a presidente da Argentina, Cristina Kirchne. A informação foi passada pela assessoria de imprensa do Vaticano. Essa será a primeira audiência de Francisco com um chefe de governo e acontecerá na Casa de Santa Marta, onde o pontífice está hospedado enquanto não toma posse de seus quartos no Palácio Apostólico.

A presidente argentina viajará para Roma para assistir à missa inaugural do religioso, prevista para a próxima terça-feira, na qual deverão estar presentes cerca de 150 chefes de Estado e de governo.

O papa também almoçará no próximo sábado com o pontífice emérito Bento XVI na residência apostólica de Castel Gandolfo, ainda segundo a assessoria de imprensa do Vaticano. O porta-voz Federico Lombardi já antecipara a intenção do papa de visitar o seu antecessor, que ficará em Castel Gandolfo até o fim das obras de reestruturação do mosteiro, no interior dos muros do Vaticano, onde viverá após sua renúncia.



sexta-feira, 15 de março de 2013

Brasão e lema episcopal do Papa Francisco: "Aquele que for humilde será salvo".


 


"Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado à mesa para a cobrança de impostos, e disse: Siga-me".
  
Jesus viu o publicano, e viu-o com misericórdia e escolheu-o, (miserando atque eligendo), e disse-lhe: "Siga-me", que significa "Espelho-me." Ele disse: "Siga-me". Quem está sempre em Cristo deve andar como ele andou continuamente" (São Beda, o sacerdote, o Venerável, Homilia 21).

O lema episcopal Jorge Mario Bergoglio é a frase em latim do Evangelho de Mateus "Miserando atque eligendo", que descreve a posição de Jesus para o publicano (considerado um pecador público), que "olhou com misericórdia e escolheu-o”.


Veja o trecho do Evangelho do chamado de Mateus:
"Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me”. Ele se levantou e seguiu Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?”. Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,9-13).

quinta-feira, 14 de março de 2013

A primeira homilia do Papa Francisco

Igreja corre risco de se tornar 'ONG piedosa', diz Papa Francisco (Osservatore Romano/AFP)

Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira (14), na mesma na Capela Sistina onde foi eleito, sua primeira missa como Pontífice. A língua usada foi o latim, língua oficial da Igreja.

Sua primeira homilia, entretanto, foi feita em italiano, contrariamente ao seu predecessor Bento XVI que na mesma ocasião leu-a em latim.

Seguindo a prática comum na Igreja da América Latina, o novo Papa fez uma homilia espontânea, ou seja, sem recorrer à leitura de um texto previamente escrito.

Nesta homilia que inaugura seu pontificado, Papa Bergoglio aponta três linhas principais: “Caminhar, edificar e confessar”.

Segundo suas palavras “sem confissão a Igreja se torna um ONG de caridade”, ou seja, sem conversão e espiritualidade, a Igreja se tornaria somente uma organização de assistência social.

Observa que nas leituras da liturgia, o fio condutor foi a palavra “movimento”. Assim a vida é comparada a uma caminhada e quando paramos o percurso é interrompido ou se torna mais distante.

Desta forma, é fundamental que caminhemos sempre iluminado pelo Senhor e em sua constante presença. “Se não caminhamos na luz de Cristo” a nossa realidade, corre o risco de se transformar na sociedade descrita por Leon Bloy, ensaísta francês, que detalhava uma sociedade conformista e a caminho da ruína.

Papa Francisco lançou também um grave alerta para a importância da oração e da fidelidade a Jesus Cristo. “Quem não anuncia o Senhor, anuncia o diabo, quando não se professa a Jesus, se professa a mundanidade do demônio”.

Em sua primeira mensagem de início de pontificado, Papa Francisco convoca todos a ter coragem e proclama a plenos pulmões que é necessário “reedificar a Igreja com o sangue versado na Cruz, pois somente assim a Igreja andará avante!

quarta-feira, 13 de março de 2013

Primeiro pedido de Francisco I: ". Peço um favor a vocês: antes que o bispo abençoe o povo, peço que rezem ao Senhor para que me abençoe".


papafrancisco

As primeiras palavras do Papa Francisco I na praça de São Pedro: “Vocês sabem que o dever do Conclave era de dar um bispo para Roma.; parece que meus irmãos foram buscá-lo no fim do mundo. Mas, estamos aqui. Obrigado pela acolhida. Rezemos todos juntos pelo bispo de Roma”.

O novo Papa fez uma referência afetuoso ao Papa emérito Bento XVI , depois recitou O Pai Nosso, a “Ave Maria” e o “Glória”. “Agora começamos este caminho, bispo e povo, um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, um pelo outro, por todo mundo, para que seja uma grande fraternidade. Desejo que esse caminho da Igreja que hoje começamos seja frutuoso para a evangelização... 

Peço um favor a vocês: antes que o bispo abençoe o povo, peço que rezem ao Senhor para que me abençoe. Em silêncio, façam esta oração sobre mim”. 

Depois da bênção “Urbi et Orbi” ainda voltou a pedir: “ Rezem por mim. Nós veremos logo. Amanhã, quero ir rezar para pedir à Nossa Senhora para que proteja toda a Igreja. Bom repouso”.

SAUDAÇÃO DA CNBB AO NOVO PAPA




Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, em entrevista coletiva concedida à imprensa, na tarde desta quarta-feira, 13 de março, apresentou a saudação oficial da CNBB ao papa Francisco I.
leiaa saudação na íntegra:
SAUDAÇÃO DA CNBB AO NOVO PAPA
“Bendito o que vem em nome do Senhor!”(Sl 118,26)

Tomada pela alegria e espírito de comunhão com a Igreja presente em todo o mundo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB eleva a Deus sua prece de louvor e gratidão pela eleição do novo Sucessor de Pedro, Sua Santidade Francisco I.
O tempo e as circunstâncias que antecederam a eleição de Francisco I ajudaram a Igreja a viver intensamente a espiritualidade quaresmal, rumo à vitória de Cristo celebrada na Páscoa que se aproxima. O momento é de agradecer a bondade de Deus pela bênção de um novo Papa que vem para guiar os fieis católicos na santidade, ensiná-los no amor e servi-los na humildade.
A eleição de Francisco I revigora a Igreja na sua missão de “fazer discípulos entre todas as nações”, conforme o mandato de Jesus (cf. Mt 28,16). Ao dizer “Sim” a este sublime e exigente serviço, Sua Santidade se coloca como Pedro diante de Cristo, confirmando-Lhe seu amor incondicional para, em resposta, ouvir: “Cuida das minhas ovelhas” (cf. Jo 21,17).
Nascido no Continente da Esperança, Sua Santidade traz para o Ministério Petrino a experiência evangelizadora da Igreja latino-americana e caribenha.
A expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do Sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as Nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade.
Ao novo Papa não faltará a assistência e a força do Espírito Santo para cumprir esta missão e aprofundar na Igreja o dom do diálogo, em uma sociedade marcada pela pluralidade e pela diversidade, e o compromisso com a vida de todos, a partir dos mais pobres, como nos ensina Jesus Cristo.
           Ao saudá-lo no amor de Cristo que nos une e na missão da Igreja que nos irmana, asseguramos-lhe a obediência, o respeito e as orações das comunidades da Igreja no Brasil, para que seja frutuoso o seu Ministério Petrino.
Com toda Igreja, confiamos sua vida e seu pontificado à proteção da Virgem Maria, mãe de Deus e mãe da Igreja.
Bem-vindo Francisco I! A Igreja no Brasil o abraça com amor!

Dom Belisário José da Silva                         Dom Leonardo Ulrich Steiner
Arcebispo de São Luis                                  Bispo Auxiliar de Brasília
Vice Presidente da CNBB                            Secretário Geral da CNBB
_______________________________________________________________


O cardeal argentino e arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 nos, foi eleito o novo pontífice da Igreja Católica Apostólica Roma. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, às 15h05, no Brasil (horário de Brasília), 19h05, em Roma. O novo Pontífice se apresentou ao mundo, às 16h22 e convidou todo o povo para rezar em intenção ao Papa Emérito, Bento XVI. O anúncio “Habemus Papam” foi pronunciado pelo cardeal diácono mais velho, 70 anos, Jean-Louis Tauran. 
Confira a biografia do Papa Francisco:
Data de nascimento. Nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936.
Educação. Estudou e se diplomou como técnico químico, mas ao decidir-se pelo sacerdócio ingressou no seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958 passou ao noviciado da Companhia de Jesus, estudou humanas no Chile, e em 1960, de retorno a Buenos Aires, obteve a licenciatura em Filosofia no Colégio Máximo São José, na localidade de San Miguel. Entre 1964 e 1965 foi professor de Literatura e Psicologia no Colégio da Imaculada da Santa Fé, e em 1966 ditou iguais matérias no Colégio do Salvador de Buenos Aires. Desde 1967 a 1970 cursou Teologia no Colégio Máximo de San Miguel, cuja licenciatura obteve.

Sacerdócio. Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote. Em 1971 fez a terceira aprovação em Alcalá de Henares (Espanha), e em 22 de abril de 1973, sua profissão perpétua. Foi professor de noviços na residência Villa Barilari, de San Miguel (anos 1972/73), professor na Faculdade de Teologia e Consultor da Província e reitor do Colégio Máximo. Em 31 de julho de 1973 foi eleito provincial da Argentina, cargo que exerceu durante seis anos. Esteve na Alemanha, e ao voltar, o superior o destinou ao Colégio de Salvador, de onde passou à igreja da Companhia, da cidade de Córdoba, como diretor espiritual e confessor. Entre 1980 e 1986 foi reitor do Colégio Máximo de San Miguel e das Faculdades de Filosofia e Teologia da mesma Casa.

Episcopado. Em 20 de maio de 1992, João Paulo II o designou bispo titular da Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho do mesmo ano recebeu na Catedral primaz a ordenação episcopal, e foi promovido a arcebispo auxiliar de Buenos Aires em 3 de junho de 1998. De tal sé arcebispal é titular desde em 28 de fevereiro de 1998, quando se converteu no primeiro jesuíta que chegou a ser primaz da Argentina.
É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina e que não contam com Ordinário de seu próprio rito. Na Conferência Episcopal Argentina é vice-presidente; e como membro da Comissão Executiva é membro da Comissão Permanente representando à Província Eclesiástica de Buenos Aires. Integra, além disso, as comissões episcopais de Educação Católica e da Universidade Católica Argentina, da que é Grande Chanceler. Na Santa Sé, forma parte da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos, e da Congregação para o Clero.

Cardinalato: Criado cardeal presbítero em 21 de fevereiro do 2001; recebeu a barrete vermelha e o título de São Roberto Belarmino.

Franciso I


Francisco I

Novo Papa é da Argentina; Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco (Reprodução)

Novo Papa, Jorge Mário Bergoglio - Francisco

HABEMUS PAPAM

terça-feira, 12 de março de 2013

Pe João Dele - Coordenador Nacional da Pastoral da Criança em Angola


O novo coordenador nacional da Pastoral da Criança em Angola, padre João Dele, retornou nesta sexta-feira, dia 8 de março, para seu país. Depois de passar vinte dias em Curitiba para estudos e nova capacitação, o coordenador confirmou estar muito motivado para dar novo impulso à missão. Incluída entre os dez países com maior taxa de mortalidade infantil no mundo, Angola é uma das frentes prioritárias das ações internacionais da Pastoral da Criança.

Padre da Diocese de Benguela, João Dele, 39 anos, tem um histórico de seis anos de trabalho na Pastoral da Criança em Angola, cujas ações foram levadas ao país pela Dra. Zilda Arns em 1996. Com a expansão das atividades em 2002, assumiu o cargo de primeiro coordenador nacional. Dois anos depois partiu para um período de formação na Itália e diplomou-se em psicologia clínica. Retornou ao país em 2010. No final do ano passado assumiu a coordenação nacional da Pastoral da Criança, indicado por Dom Eugênio Dal Corso, bispo de Benguela.

As ações de promoção da saúde e desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos seis anos de idade, estão implantadas no país africano em 18 dioceses. São acompanhadas 73 comunidades em 36 paróquias. Já foram capacitados perto de 7 mil líderes voluntários, mas hoje nem todos estão atuando. João Dele considera como seu primeiro desafio “reorganizar as coordenações e promover sua integração dentro dos objetivos da missão. Melhorar a preparação dos capacitadores que respondem pela formação dos novos líderes e buscar o envolvimento dos bispos nas ações da Pastoral da Criança estão, também, nos planos do novo coordenador.

Um país em reconstrução

Devastada por trinta anos de guerra civil, Angola é um país em reconstrução. Com grande potencial econômico, segundo maior produtor de petróleo da África subsaariana, “o crescimento econômico ainda não resultou em benefícios sociais”, diz João Dele. Crianças e jovens – com até 20 anos – somam 53% da população. É alto o índice de analfabetismo. Grande parte dos habitantes não tem acesso à água potável e energia elétrica. A taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos, anunciada este mês pelo representante do Unicef no país, caiu em três anos de 22% para 14%, ainda um peso muito alto.

Já está implantado em Angola o Sistema de Informação da Pastoral da Criança, que retrata a abrangência e resultado das ações realizadas pelos líderes voluntários nas comunidades. “Mas deve ser melhorado e adaptado às condições e realidade local”, defende João Dele. “A população é extremamente pobre. Metade das mortes de crianças no país tem como causa a malária”. Aumentaram os investimentos do governo em saúde e educação, mas ainda são insuficientes para reverter o quadro de mortes infantis por diarreia, infecções respiratórias e desnutrição.

Nesta realidade, a metodologia de acompanhar as famílias, ensinar a receita do soro caseiro, a prática do aleitamento materno e ampliar seus conhecimentos sobre saúde, higiene e nutrição pode mudar o destino de milhares de crianças angolanas que ainda morrem de doenças que podem ser evitadas. A missão de João Dele para os próximos quatro anos é ampliar e consolidar as ações da Pastoral da Criança em Angola para que mais crianças e gestantes tenham vida em abundância.

Assessoria de Comunicação

Coordenação Nacional da Pastoral da Criança

comunic@pastoraldacrianca.org.br

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...