Sugestões

sábado, 6 de outubro de 2012

Dia 11 começa o Ano da Fé


Na próxima quinta-feira, dia 11 de outubro, o Santo Padre presidirá uma celebração eucarística no início do Ano da Fé e o 50° aniversário do Concílio Vaticano II. Foram convidados para concelebrar a Missa os líderes das Igrejas Orientais Católicas e os Presidentes das Conferências Episcopais do mundo todo, mas também os 69 prelados, que participaram do Concílio Vaticano II. Doze deles já confirmaram presença. 

Entre os Padres conciliares que estarão em São Pedro para a solene celebração, haverá três prelados da América Latina, dois brasileiros: o Cardeal Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo emérito de Belo Horizonte; Dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago, Bispo emérito de Iguatu, Ceará, e um mexicano, Dom José de Jesús Sahagún, de la Parra, Bispo emérito de Ciudad Lázaro Cárdenas, Michoacán. 

No dia seguinte, dia 12 de outubro, Bento XVI convida os Padres conciliares para celebrar uma Santa Missa juntos, no túmulo de São Pedro.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Criança na missa



Uma das exigências da formação cristã é a prática das virtudes, e uma delas é a oração. Podemos ler isso na carta de São Paulo aos Romanos (12,12), na qual ele convida para que sejamos alegres na esperança e perseverantes na oração. Assim também devem ser as crianças, desde bem pequeninas!

Elas precisam crescer num ambiente onde a oração faz parte dos hábitos da família, e aprender que elas têm um compromisso com Deus, todos os finais de semana, na Missa.

Segundo o Catecismo, a educação da consciência é uma tarefa de toda a vida, e as crianças, desde os seus primeiros anos precisam ser alertadas para uma educação prudente que ensina as virtudes... (Cf. CIC 1784).

Quando seus pais as levam na Missa, eles estão cumprindo com a responsabilidade de cristãos que são, e as crianças vão formando, no inconsciente, os conceitos de perseverança na oração, de louvor a Deus, e de respeito aos Mandamentos, em especial ao 3º que é 'guardar os domingos e dias de festas para dar graças a Deus'.

A Igreja é o lugar onde se realiza a educação da fé das crianças pela catequese, portanto, precisa estar preparada para recebê-las e acolhê-las, também nas Missas, desde bem pequeninas, para que sejam inseridas na vida cristã a partir dos hábitos cristãos, inicialmente acompanhando seus pais, onde aprendem a rezar 'em comunidade' e ouvir os ensinamentos de Jesus.

Conforme a Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (44), a catequese deve ser adaptada à idade, à cultura e à capacidade do catequizando, procurando sempre fazer com que ele grave na memória, na inteligência e no coração, as verdades essenciais que deverão permanecer durante toda a sua vida. E os catequistas devem ser bem preparados e demonstrar-se cuidadosos, procurando conhecer cada vez mais esta arte superior, indispensável e exigente da catequese.

Esta proposta de uma catequese-litúrgica para os pequeninos, que se dá no momento da Missa, requer também uma linguagem e um espaço adequados para que eles: vivenciem a comum união com os amiguinhos, 'onde a Palavra de Deus seja meditada na oração pessoal, atualizada na oração litúrgica e interiorizada em todo o tempo' (Cf. CIC 2688); partilhem o que aprendem e o que descobrem durante a semana; cresçam na fé ouvindo as histórias da vida de Jesus; e conheçam o Amor sentindo-se filhas de um Deus que também é Pai. E tudo isso de modo lúdico, apropriado e na linguagem delas, ou seja, brincando, caminhando passo a passo com Jesus, pelos evangelhos dominicais, enquanto são acolhidas nas missas.

A formação cristã das crianças menores está, primeiramente, nas mãos dos pais que devem perseverar com elas na oração, nos hábitos e nas virtudes cristãs; mas também sob os cuidados da Igreja que precisa apontar o Caminho que elas devem seguir, acolhendo-as assim como Jesus acolheu os pequeninos, os seus preferidos.

Cartaz da Campanha Missionária 2012


Campanha Missionária - Novena





















Dicas para juventude neste mês missionário


Querida juventude do Brasil, extasiados com a realização do Seminário Nacional de Juventude e Missão que vivemos aqui em Brasília neste final de semana, 28, 29 e 30/09, onde tivemos representação da juventude de todo nosso país, bem como de uma grande parte das expressões juvenis, iniciamos hoje o mês missionário com esta grande referência missionária para nossa juventude: Santa Terezinha do Menino Jesus, Patrona das missões universais. Gostaria de dar algumas dicas para um boa vivência deste mês missionário.
Como é vibrante ver a juventude entusiasmada em fazer da Igreja realmente a sua casa, casa de oração, casa de fraternidade, solidariedade e casa de missão, desinstalar-se, deixar nossas comodidades e sair ao encontro do outro. Este Seminário Nacional nos levou a interrogar-nos, já sou missionário?  Se sim, quais as dificuldades neste processo de discipulado - missionário? Nada melhor que começarmos este mês de outubro com estas duas questões. 

Nosso mês missionário está recheado de acontecimentos que só nos entusiasma na vivência de nossa fé. Dia 11, abrindo a Ano da Fé, celebraremos os cinquenta anos de abertura do Vaticano II e 20 anos de publicação do catecismo da Igreja Católica, como também teremos o sínodo dos bispos em Roma sobre a Nova Evangelização. Tudo isso nos leva a acreditar que a Igreja está confiante em uma reanimação missionária uma vez que esta sempre foi o fio de ouro na proposta de Jesus Cristo ao criar a Igreja. 

O jovem deve aproveitar este mês e fortalecer sua leitura na palavra de Deus. Como seria interessante no decorrer de outubro fazer a leitura orante do livro dos Atos dos Apóstolos, um verdadeiro itinerário da Igreja missionária nascente e também um itinerário àqueles batizados que são missionários. Cada dia um trecho e no fim do mês poderá ver o quanto será rico espiritualmente.

O estudo do YouCat – Catecismo Jovem, neste mês missionário, talvez uma vez por semana, também é uma proposta. Tirar um tempinho o ajudará a conscientizar a sua fé, e iniciar bem o Ano da Fé de fazer uma reanimação e um reencantamento por aquilo que cremos. Conhecer para crer, crer para amar e amar para viver.

É preciso aproveitar este forte tempo missionário e ir treinando para as diversas oportunidades que teremos para sair de porta em porta e anunciar. Que tal uma vez por semana este mês sairmos com a nossa galera e fazer uma visita missionária a uma família carente, a um lugar sofredor, cadeia, lixão, favelas, etc. Com certeza assim vamos fazendo do que era extraordinário se tornar ordinário em nossa vida cristã. “Ai de mim se não evangelizar”. 

A Virtudes são todos os hábitos constantes que levam o jovem para o bem, se assim nós o fizermos, visitas missionária semanais, estaremos sendo fiéis ao mandato de Cristo, porém não esqueçamos que não é só a nossa realidade que necessita, há um alto grito, um clamor incessante dos jovens que estão no globo terrestre, eles querem nossa ajuda.

Mas como ir até lá? A missão se faz com os joelhos de quem reza, com as mãos de quem trabalha e com os pés de quem parte além – fronteira. Se você se encaixa naqueles que rezam não esqueça neste mês de oferecer suas orações diárias para os jovens missionários brasileiros espalhados pelo mundo.

Se você oferece suas mãos para a missão contribua concretamente com a coleta mundial para as missões a ser feita no penúltimo domingo de outubro. Toda a coleta do mundo nas missas do dia 21/10 é para as missões, é para ajudar os países pobres. Jovens sejam generosos, sejam solidários.

Se tiver condições de pôr-se a caminho não hesite em responder sim ao chamado de Cristo que te envia: “Ide e fazei discípulos todos os povos”. Jesus quer que todos ouçam a sua palavra de vida, palavra que liberta e que salva. Como ouvirão se não há quem pregue? Como pregar se ninguém se dispõe a ir? Como crerão Naquele de quem não ouviram? Não tenhamos medo de dizer SIM, “Eis-me aqui envia-me”.

Portanto, jovens, sejam missionários, aí deixo algumas dicas para ajudar-lhes a viver com entusiasmo o seu batismo neste Mês Missionário. 

Não esqueçam: Ano que vem, Semana Missionária e JMJ Rio 2013 e em 2014 II Seminário Nacional de Juventude e Missão só que será na Amazônia, onde teremos uma grande Missão Jovem Nacional com os participantes deste primeiro seminário e outros jovens interessados. Preparem-se!

Pe. Marcelo Gualberto Monteiro
Secretário Nacional da Propagação da Fé e Juventude Missionária
POM – Brasil.

Postagem em destaque

ROTEIRO DO MÊS MAIO - 2016

ROTEIRO PARA O MÊS DE MAIO (Antes de iniciar o Terço, sugerimos uma procissão, conduzindo a imagem de Nossa Senhora, durante o traj...