"A Política tem jeito. Vote ficha limpa e acompanhe de perto seu candidato".
Atendendo ao convite do nosso companheiro Michel, estou socializando com os companheir@s de luta os saberes adquiridos ao longo dos 4 anos de vivencia da Escola de Fé e Política.
Impossível enumera cada lugar, experiência e vivencia nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e aqui no Rio grande do Norte, como também na Escola Nacional de Brasilia, onde socializamos experiências riquíssimas de lutas de tantas pessoas vindas de todas as regiões do Brasil.
Porque Fé e Política? O que será que essas duas particularidades tão antagônicas tem em comum? Costumamos dizer que questões de Fé não se discuti e muitos ate acrescentam que a política também não entra em discussão.
Chamo atenção aqui para algo importante nesta relação entre a Fé e a Política. Necessitamos de uma formação consciente da nossa Fé para termos atitudes políticas que sejam coerentes com a vida de Jesus. Precisamos entender que a Política com o "P" maiúsculo, assim como diz Leonardo Boff( Teólogo Católico), essa Política é associada ao bem comum, democrática e participativa e a política com o "p" minúsculo é a partidária, que de democrática e participativa não existe nada e que causa tantas divisões e opiniões.
Dentro das minhas limitações de tempo, desejo socializar com @s inter nautas uma reflexão crítica do que é a Política com o "P" maiúsculo e de como a nossa Fé deve ser adulta e fortalecida nas nossas atitudes políticas.
Wilma Mesquita de Almeida
Colaboradora Deste Blog
Aluna dos cursos:
CEFEP- Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara- Brasilia
Pontifícia Universidade Católica -PUC-Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário