Hoje iniciamos a nossa caminhada quaresmal, o nosso retiro de 40 dias e 40 noites. Dias e noites que nos separam da grande festa da Páscoa, do momento mais sublime no qual se resume a nossa fé. Nesta caminhada quaresmal devemos empreender uma jornada de conversão em comunhão com a proposta da Campanha da Fraternidade que, na caminhada deste Ano C, nos exorta ao dizer que “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” e, ao mesmo tempo, nos convida a fazer opção fundamental por Deus com todo nosso ser, todo nosso coração e todo nosso espírito.
17/02/2010 QUARTA-FEIRA: DIA DAS CINZAS
Cor Litúrgica: Roxa
1ª Leitura: Joel 2, 12-18
Salmo: 50(51)
2ª Leitura: 2 Coríntios 5, 20-6,2
Evangelho: Mateus 6, 1-6. 16-18
Evangelho: A caridade, a oração e o jejum
- Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu.
- Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
- Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
- Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.
Comentário do Evangelho
A oração não é o exteriorizar de gestos e de palavras, mas é a união de vontade com o Pai.
Os poderosos sempre souberam ostentar piedade, justiça e bondade. Assim fazem para atrair as boas graças do povo e se consolidarem no seu poder e na sua exploração.
Jesus vem desmascarar as falsas aparências. "Os hipócritas [.] já receberam a recompensa." A esmola não se limita a um gesto externo, mas é a acolhida no seu coração do irmão pobre, percebendo sua dignidade e seu sofrimento.
A oração não é o exteriorizar de gestos e de palavras, mas é a união de vontade com o Pai. O jejum não é a prática de alguns sacrifícios alimentares rituais, mas sim o renunciar ao projeto de sucesso e status pessoal para encontrar sua vida na comunhão de bens e de vida com seu irmão e com Deus.
Oração
Espírito de piedade, ensina-me o modo de agir que realmente agrade ao Pai, e mereça a recompensa divina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário